SÉRIES

“OUTLANDER” UMA ÓTIMA DICA PARA MARATONAR | CRÍTICA NETFLIX

15 julho, 2021 por

Sou uma pessoa viciada em séries de televisão, mas há alguns anos, não tenho conseguido assistir tanto quanto eu gostaria. Apesar disso (e dos episódios atrasados), resolvi seguir uma dica que minha mãe me deu de assistir “Outlander”. E é sobre essa adaptação que venho falar hoje. Então, para quem ainda não conhece, ou quer relembrar, vamos falar sobre a sinopse?

Em “Outlander”, conhecemos Claire Randall, uma enfermeira inglesa que serviu na Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, ela e seu marido Frank Randall, resolvem ir em uma viagem à Escócia, para uma segunda lua de mel. Além disso, Frank está construindo a árvore genealógica da sua família e na Escócia ele tem uma ajuda para descobrir parte dessa história.

Na viagem, Claire é atraída até Craigh na Dun, um círculo de pedras antigo e que tem muita história. Quando ela toca na pedra, o inimaginável acontece e ela se vê na Escócia de 1743 (200 anos no passado), no meio das guerras entres os clãs escoceses, além da guerra dos clãs com os britânicos. Sem entender, Claire se vê presa em um mundo que não conhece e tenta continuar viva para voltar para a sua época e seu marido, Frank.

Esse é basicamente o enredo da primeira temporada de “Outlander”, e que pelo que eu entendi, remete ao primeiro livro da saga. Vou começar então dizendo o seguinte, fui muito resistente em começar a assistir. A série está presente no Claro Vídeo e na Netflix, dois canais que tenho acesso. Nunca fui fã de viagem no tempo, acredito que já tenha falado isso algumas vezes em algumas resenhas, esse era um dos motivos que me fazia ficar receosa em assistir a série. O outro, era o fato de ter tido pouco contato com a cultura escocesa. Mas, minha mãe e seu mais novo vício em séries, continuava me falando todos os dias da tal “Outlander”. Cedi ao “pré-conceito” formado de que não iria gostar e fui assistir.

Resultado: teve um dia que fui dormir às 6h da manhã, porque não conseguia parar de ver episódios, e me peguei totalmente presa à trama e aos conflitos existentes. Virei mais uma fã da série, ainda não terminei todas as temporadas disponíveis, mas sei que logo, logo, finalizo e a vontade de ler os livros só aumenta, cada vez mais.

Vamos falar um pouco do que você vai encontrar na saga? Como disse no início, não conheço a cultura escocesa e acabei sendo jogada de cabeça nela. Isso não foi ruim, conhecer novas culturas é algo muito bom, e acredito que essa imersão acontece com muitos mais detalhes nos livros. Claire é inglesa, então ela também está conhecendo muito da cultura escocesa junto com o espectador, principalmente a cultura em uma época que não é a dela.

outlander

Como disse na sinopse, existem guerras entre os clãs, então espere uma trama política bem articulada, tanto para a guerra entre clãs, quanto para a entre os britânicos e os escoceses. É verdade sim, que há muita ficção na história, mas também existem fatos históricos: um deles é a batalha de Culloden, mas estou me adiantando para a segunda temporada, então calma lá.

A série é baseada em livros que são difíceis de catalogar em um gênero apenas: ficção científica, fantasia, romance histórico, são alguns dos gêneros que caracterizam a história. Já dissemos algumas coisas da história, então não podemos deixar de falar do romance, não é mesmo? Não vou dar muitos spoilers, mas temos um romance bem envolvente durante a trama. Nossa personagem acaba presa entre duas épocas, com pessoas importantes em cada uma, mas temos uma em especial, que rouba nossos corações. Na verdade, me encantou desde o primeiro episódio, acreditem.

Jamie é um escocês bem especial. Leal, determinado, justo, sincero, apaixonado e apaixonante. Impossível não se encantar com ele, apesar de cometer alguns erros. Ele é um dos personagens principais da trama e é um que eu pensei que não iria me identificar, nem gostar, mas foi totalmente o contrário. Como disse, desde o primeiro episódio, foi meio impossível não gostar dele.

Personagem feminina forte? Sim, temos! E não é só porque Claire é uma mulher que veio do futuro, não. A personalidade forte da personagem é dela, porque apesar da época que ela vem, também não é uma época muito fácil para mulheres e ela se impõe, tanto no seu século de origem, quanto no século para o qual foi transportada.

outlander

“Outlander” é uma daquelas séries que quando você começa a ver, um episódio vai chamando o outro e você vai querendo cada vez mais. Meu ritmo mais lento para assistir (apesar do dia que fiquei até às 6h da manhã vendo) é porque meu dia a dia, me impede de maratonar com rapidez, afinal, apesar de serem apenas 13 episódios, cada um tem cerca de 1 hora.

É importante dizer que a série tem muitas cenas de violência e de nudez, então, caso vá assistir, é recomendado tirar as crianças de perto. É também um aviso, para aqueles que não gostam de programas com esse tipo de cena.

Depois de assistir, estou bem entusiasmada de encarar os livros. No Brasil temos 8 livros lançados pela editora Arqueiro, livros com mais de 750 páginas, chegando a 1168 páginas (o 9º livro da série, ainda não foi publicado). Só calhamaços, mas estou bem curiosa para saber como é a escrita de Diana Gabaldon. No elenco de “Outlander” temos Caitriona Balfe (“Ford vs Ferrari”), Sam Heughan (“Bloodshot”), Tobias Menzies (“The Crown”) e Sophie Skelton (“Dia dos mortos”). Não podemos deixar de dizer que “Outlander” é uma série que já foi indicada 71 vezes para premiações e venceu 31, como o BAFTA da Escócia.

Outlander

Ao que tudo indica, ao menos pelo que percebi, pois ainda não li os livros, cada temporada é baseada em um livro da saga. E se há alguma dúvida de que a série é um sucesso que não pode deixar de ser assistido ou lido, a 7º temporada já está confirmada e olha que a 6º nem estreou ainda.

E aí, já se apaixonou por Outlander também? Ou ainda não?

_____________________________________________________________________________________________________________________

outlander

Título: Outlander
Temporadas: 5
Episódios por temporada: 13
Ano de estreia: 2014
Onde posso assistir: Netflix
Gênero: Drama, Fantasia, Romance
Idioma: Inglês
Elenco principal: Caitriona Balfe, Sam Heughan, Sophie Skelton, Richard Rankin, Duncan Lacroix, Tobias Menzies

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Angela Cunha
    julho 28, 2021

    Então rs eu sempre fugi dos livros por serem calhamaços daqueles. Aí tentei ver a série e vi a primeira temporada meio que na marra. Não sei, não consegui me conectar, mas todos elogiam tanto, mas tanto que vou acabar dando outra chance e rever a primeira temporada com os olhos e coração mais aberto!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor