SÉRIES

SOMBRA E OSSOS (SHADOW AND BONE) | CRÍTICA DE ESTREIA

30 abril, 2021 por

Vamos falar um pouco da série “Shadow and Bone” (“Sombra e Ossos”), que estreou dia 23 na Netflix? Então, como falei em alguns posts anteriores, fiz uma pequena maratona dos livros do Grishaverse para poder assistir a série. Consegui ler até “Six of Crows”, então em breve teremos a resenha de “Ruína e Ascensão” e “Six of Crows” também.

Para quem não está familiarizado com o Grishaverse, vou deixar uma pequena sinopse da série aqui. Alina Starkov é uma cartógrafa que vive em Ravka. Órfã, a garota tem apenas o melhor amigo, Maly Oretsev, para contar. Quando eles fazem uma viagem para a dobra, uma escuridão onde monstros habitam e que divide o reino de Ravka em dois, algo terrível acontece. Com isso, Alina acaba descobrindo que é muito mais do que apenas uma simples órfã de Keramzin, ela possui um poder que foi muito esperado.

Fui breve na sinopse e pensei em pegar o enredo principal da trama, para que ninguém tomasse spoiler desnecessário. Vou dividir essa resenha em duas partes, na primeira, vou dizer a minha impressão sobre a série, tentando não envolver muito os livros. Na segunda parte, vou contar um pouco sobre como a série é, em comparação com os livros. Assim, caso alguém não tenha lido os livros e não queira saber das diferenças/semelhanças pode evitar. Então vamos lá?

Gente do céu, que série foi essa? Eu comecei a assistir e um episódio foi chamando o outro. Queria muito saber o que ia acontecer e como a trama ia se desenvolver. Temos 8 episódios e cada um tem cerca de 50 min, alguns um pouco mais, outros um pouco menos. Tenho que dizer que toda a caracterização dos personagens ficou maravilhosa. A fotografia também, o cenário e tudo mais. A série foi gravada na Hungria e as cenas do pequeno palácio foram feitas no Castelo Festetics, em Keszthely.

À medida que os minutos vão passando, ficamos ansiosos com o que vai acontecer. Devo dizer que temos um grande protagonismo de um personagem inusitado: Milo, a cabra. Não é spoiler, prometo! Na série, vemos uma garota que se achava comum, descobrindo que possui uma força que foi muito esperada. Vemos como ela é obrigada a deixar a pessoa que mais ama e encarar as intrigas dentro do reino. Além do peso de ser considerada uma santa viva.

Agora vamos falar um pouco da série em relação ao livro? A primeira coisa que eu vou dizer é que: a série é baseada nos livros, ou seja, não espere uma adaptação. Como leitora, eu sou uma das pessoas que geralmente fica decepcionada ao assistir uma adaptação, mas em “Sombra e Ossos” foi diferente. Muitas coisas foram mudadas, mas não ficou ruim, muito pelo contrário, deixou a série bem mais interessante. Então, se você ainda não leu os livros e tem vontade de ler, não se preocupe, é verdade que o enredo ainda continua o mesmo e o final, de um jeito ou de outro, também é semelhante. Mas os eventos são bem diferentes.

sombra e ossos

Vou falar algo que mais me chocou, durante a série: eu cheguei a gostar da Alina. Quem leu minhas resenhas anteriores, deve ter percebido que algo que eu sempre falava era que eu não gostava da Alina, mas na série foi um pouco diferente. Falei com algumas pessoas que acho que isso foi porque não era possível saber os pensamentos dela, e como no livro é ela que narra a história, acabei não gostando da personagem.

Mas enfim, a série junta duas sagas do Grishaverse, a Trilogia Grisha e a Duologia Six of Crows. Fiquei curiosa para saber como eles iriam fazer isso, porque o livro “Six of Crows” se passa há mais ou menos uns dois anos depois do último livro da Trilogia Grisha. Então assim, fiquei martelando para tentar entender como eles iriam fazer isso. Eis que no próprio trailer (que eu vi pouco antes de começar a série) me explicou um pouco sobre isso. Os personagens da duologia estão no mesmo tempo que os da Trilogia, ou seja, não espere ver os acontecimentos de Six of Crows nessa temporada (quem sabe lá pela 4º temporada, não é mesmo?).

sombra e ossos

Mas, você vai conhecer alguns dos personagens chaves da história, como:

  • Kaz, ele ainda pode pegar meu coração, apesar de que prefiro ele no livro;
  • Inej, maravilhosa como sempre, só que dessa vez nossa espectro conhece uma das suas santas, e ainda não está livre do The Menagerie (a casa das exóticas);
  • Jesper, gente eu já amava o Jesper no livro, mas a série só aumentou meu amor por ele. Toda essa confiança, esse poder, essa graça que ele faz, ele é um dos melhores personagens que a Leigh Bardugo fez, até a parte que eu li e assisti;
  • Nina, o que mudou é que ela faz parte do segundo exército do Darkling, ao invés de ter estado na escola durante os eventos da Trilogia Grisha;
  • Matthias, acho que a história dele, até então, é uma das que menos mudou, apesar de que durante a série, conseguimos acompanhar a jornada dele com Nina, coisa que no livro temos em flashbacks.

Sobre a Trilogia Grisha, a série muda muitos eventos que acontecem no livro. Como disse anteriormente, isso não atrapalha a história, afinal, os resultados serão basicamente os mesmos, mas deixou tudo mais interessante de assistir. Eles conseguiram fazer algo muito bom, que me deixou bem quietinha na frente da televisão. Conhecemos mais do passado do Darkling também, coisa que no livro não tem, essa oportunidade foi maravilhosa. Todas as mortes que acontecem no livro, continuam, apesar de que o momento delas pode mudar.

Sinceramente? Eu estou bem ansiosa para a segunda temporada. Acredito que se houver, será focado no segundo livro e eu quero muito ver alguns personagens que aparecem por lá. Como por exemplo uma certa raposa que está disputando meu coração.

sombra e ossos

No elenco de “Sombra e Ossos” temos alguns rostos novos, como: Jessie Mei Li, que interpreta Alina; Archie Renaux, como Maly; Kit Young, como Jesper (ele também estará na adaptação de “A escola do bem e do mal”). Mas também temos alguns rostos conhecidos, como: Freddy Carter (“Zoe e Raven”) como Kaz; Amita Suman (“The Outpost”) como Inej; Ben Barnes (“As crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian”) como Darkling ou General Kirigan.

Ao pesquisar algumas curiosidades das gravações, descobri que Kit, pesquisou profundamente sobre cowboys e pistoleiros, e que treinou muito com armas, para o papel de Jesper. Outro ator que treinou bastante para o seu papel, foi Freddy Carter, que aprendeu vários truques de prestidigitação. Outra coisa bacana que encontrei é que foi criado um site com conteúdo extra. Nele é possível encontrar o mapa do Grishaverse, com alguns pontos onde podemos ver o que aconteceu em alguns dos lugares, além de poder ver no detalhe o quarto de Alina no pequeno palácio. Temos também dois jogos, um para saber qual Corvo você seria e outro para o exército de Ravka. Por último, é possível criar seu avatar grisha. Para acessar o site, basta clicar aqui.

E aí, já assistiu a série? O que achou?

sombra e ossos

Título: Sombra e Ossos (Shadow and Bone)
Episódios: 8
Ano: 2021
Distribuidora: Netflix
Gênero: Fantasia, Ação, Drama
Idioma: Inglês
Elenco principal: Jessie Mei Li, Ben Barnes, Archie Renaux, Freddy Carter, Amita Suman, Kit Young, entre outros.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Angela Cunha
    maio 09, 2021

    Bem, a doida das séries atrasadas e livros também, está aqui, com o primeiro livro e a série completa para serem vista e lido rs
    Mas? Só Deus pra saber quando farei isso. Eu preciso urgente de dias com 34701 horas. Não dou conta de tanta coisa para ver e ler.
    Mas sei que vou amar tudo, ow enredo bonito né? rs
    Mas eu amo fantasia e sei que está tudo perfeito.
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor