LIVROS

DESAPARECIDO PARA SEMPRE – HARLAN COBEN | RESENHA

12 julho, 2021 por

 

Desaparecido Para Sempre (Gone for Good) é um livro do autor Harlan Coben, que foi lançado nos Estados Unidos em 2002, e no Brasil em 2009 – mas já temos ele nessa nova identidade visual. Esse foi seu quarto livro publicado, porém, como os dois primeiros do autor não saíram aqui no país, ele foi o segundo a ser traduzido para os leitores tupiniquins. Eis aqui, para você, a resenha do meu livro PREFERIDO do autor. E você já deve ter percebido o quanto sou fã do cara…

Já li essa obra 2 vezes, e estou torcendo para que ele ganhe como uma das próximas Leituras Coletivas do Clube do Livro BH. Sem contar que agora em agosto, a adaptação francesa de Desaparecido Para Sempre  estará estreando na Netflix!!! Ou seja, se você ainda não conhece essa história, e gosta de ler antes de assistir uma série, aproveite porque dá tempo. Afinal de contas, quase nunca é possível ficar preso em um livro do Harlan por muitos dias. A curiosidade sempre fala mais alto.

Will Klein é nosso protagonista. Há alguns anos, sua namorada, Julie Miller, foi encontrada estuprada e morta. Eles eram vizinhos ali, do mesmo bairro. Ken, irmão de Will, foi considerado o principal suspeito do crime. Em conseguinte, Ken desaparece. Will crê que seu irmão está morto. E assim, o tempo passa. A família sobrevive os dias. Já os pais e a irmã da namorada de Will não conseguem levar a vida tão tranquilamente assim.

Passando se 10 anos desses acontecimentos, a mãe de Will e Ken está muito doente. Ela está “nas últimas”, literalmente. E em seu encontro derradeiro com Will, a mulher confessa que seu filho Ken está vivo. Será verdade? Ou fruto de uma mente que já está alucinando antes do fim? Com o andar da carruagem, Will tem uma nova namorada, Sheila, a quem ama muito. Os dois vasculham as coisas da mãe do rapaz, e descobrem uma foto de Ken. Uma foto recente de Ken.

Will vive um dilema. Ele está em choque. Está também com muita raiva, e muito confuso. E como dizem, uma desgraça nunca vem sozinha, a namorada de Will desaparece, do nada. Quando ele começa a questionar a respeito da mulher, descobre que ela não é bem quem dizia ser. E agora ele passa a se questionar a respeito de tudo. O que em sua vida é verdade? Quem não mentiu ou o enganou? Desaparecido Para Sempre tem sua narrativa voltada à reflexão, se assim quisermos encarar.

Square” é o melhor amigo de Will. Ele tem uma história peculiar a respeito de sua vida. E hoje trabalha ajudando pessoas. Os dois começam a “investigar” essa história em que Will se viu enredado. E eles descobrem que a namorada de Will está vivendo sob um nome falso, e que na conclusão dos fatos, tem alguma ligação com Ken. Nesse meio tempo, quando avisado que sua namorada foi encontrada morta, Will segue até o velório e descobre que a mulher que está lá não é aquela a quem ele amava.

Quem estava no caixão? Então… a pessoa morta, é aquela de quem a namorada de Will assumiu o nome e vivia com ele nos últimos anos. Como Square tem contato com umas pessoas que podem ajuda-los nessa investigação, eles se aprofundam cada vez mais em uma história que fica cada vez mais complicada, e sinistra. Entretanto, Will acaba por se defrontar com um conflito que esbarra tanto no FBI, quanto com o crime organizado. Que baita enrosco!

Desaparecido Para Sempre é um livro do tipo CHEIO DE CAMADAS. Você descobre uma coisa, teoriza outra, e no fim das contas tem muito mais para ser desvendado. Acredito que esse seja o livro com mais reviravoltas que já li de autoria de Coben. Sempre o indico como uma primeira leitura, àqueles que querem conhecer o Mestre das Noites em Claro. Outra máxima que sempre solto a respeito da obra, é que esse livro tem plot até aos 45 minutos do segundo tempo. Você está na última página, e dá-lhe tomar rasteira!

Realmente a vida é uma rede de fatos que se entrelaçam. Quase nunca temos certeza do que é verdadeiro. Em quem podemos confiar de olhos fechados… As escolhas dos outros nem sempre fazem sentido para a gente. E, qualquer deslize que possamos cometer, pode mudar além de toda nossa vida, a vida daqueles que nos cercam, e principalmente daqueles que nos amam. Como sempre, Harlan Coben foi pontual. Desaparecido Para Sempre é para mim uma obra máxima de mistério e de surpresas.

Espero que a série homônima que será lançada no próximo mês, no dia 18, pelo streaming Netflix, faça jus ao nível dessa obra. Que mantenha o drama, os mistérios, e que igualmente às páginas, os episódios nos faça prender o ar. Estou bastante ansiosa para maratonar esses episódios, e voltar aqui para contar tudo para vocês. Sem spoiler, claro!!! A série é dirigida por Juan Carlos Medina, e tem os atores Finnegan Oldfield, Nailia Harzoune, Guillaume Gouix, Nicolas Duvauchelle e Garance Marillier no elenco.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

Título: Desaparecido Para Sempre
Autor: Harlan Coben
Ano: 2020
ginas: 320
Nota: 5/5
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance policial, Thriller, Suspense, Mistério, Crime
Adicione a sua lista do SKOOB 
Onde comprar: AMAZON

 

 

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

12 Comentários

  • Erika Monteiro
    agosto 02, 2021

    Oi, tudo bem? Ah, assisti o trailer na sexta-feira e já salvei na minha listinha. Já estava ansiosa por mais adaptações francesas. A França foi um dos primeiros países que apostaram no talento do Harlan Coben. É até interessante pensar nisso, que antes mesmo dos EUA apostarem no seu talento outros países já sabiam o quanto ele iria longe. Hoje, algum tempo depois suas obras são sucesso em muitos países. A história desse é meio semelhante com a de outro que li. Alguém some e já criamos milhares de teorias. Um abraço, Érika =^.^=

    • Carol Nery
      setembro 06, 2021

      Acho interessante essa relação dele com a França. Eles amam ele, e ele ama o país e seu povo!
      Deve ser justamente por terem apostado nele desde semmpre.

  • Debora Sapphire
    agosto 02, 2021

    Ótimo como esse livro do autor Harlan Coben, que foi lançado aqui no Brasil só em 2009, já tenha essa nova identidade visual. Confesso que tenho gostado bastante de explorar o universo de crime, romance policial, thriller, suspense e mistério. Então, essa indicação veio em boa hora! Achei muito interessante e gostei de saber da série derivada desse livro que irá estrear também.

    • Carol Nery
      setembro 06, 2021

      Muitos livros do Coben estão ganhando a famosa adaptação pela Neflix. Tem sido muito interessante acompanhar e fazer parte disso.

  • Joyce
    agosto 02, 2021

    Ai que tudo. Sou muito fã desse homem apesar de ter só dois livros e lido apenas um. Já quero assistir essa série, contando os dias.

    • Carol Nery
      setembro 06, 2021

      Ah, que demais! Eu acho até esquisito quando alguém fala que não gostou, ou que não conseguiu terminar de ler… Fico pensando: Como será possível?! hahahhahaa

  • Leticia Rodrigues
    agosto 02, 2021

    Harlan é um autor incrível eu adoro como ele é bom em deixar o leitor curioso com o suspense com todo o envolvimento que ele cria do mistério. faz o tempo que não leio nada dele e sinto falta.

    • Carol Nery
      setembro 06, 2021

      Eu já leio ele, e releio, e leio de novo, todos os meses.
      Chego nem a sentir falta. Confesso que ele faz parte da minha rotina… AMO o carequinha. hehehehe

  • Lilian de Souza Farias
    agosto 01, 2021

    Oi. a resenha está ótima, mas infelizmente, o livro não é muito meu estilo, porém gostei da proposta de adaptação. A escrita de Harlan sempre funcionou bem para mim como leitura para curar ressaca literária.

    • Carol Nery
      setembro 06, 2021

      Obrigada!
      E quem sabe a dinâmica da minissérie não te interesse mais, né?
      Abraços

  • Vanessa
    julho 22, 2021

    Oi, Carol! Muito interessante essa premissa. Depois de ler 6 anos depois não duvido que este título também deva ser de tirar o fôlego. Nada como ler um livro que te pega e não larga da primeira a última página.

  • Regiane
    julho 13, 2021

    Nosso favorito do mestre, lido e relido com sucesso! Sendo feita de trouxa até a última página e amando! Ansiosa para ver a adaptação.