LIVROS

ACORDA PRA VIDA, CHLOE BROWN – TALITA HIBBERT | RESENHA

11 julho, 2021 por

Acorda Pra Vida, Chloe Brown“, da autora negra Talita Hibbert, é o primeiro livro da trilogia “As Irmãs Brown”, publicado pela editora Paralela, que mistura romance, família, cenas hots e um casal cheio de química.

Chloe Brown é uma jovem, na casa dos trinta, que vê sua vida passar diante dos seus olhos, depois de quase ser atropelada. O problema, é que essa vida que ela vê não tem nada de interessante, além do fato de que ela cria várias listas para controlar cada momento do seu dia e assim, lidar com a fibromialgia, uma doença crônica onde a pessoa sente muitas dores e fraqueza o todo momento..

Porém, depois desse susto Chloe decide criar uma nova lista que ela chama de “Acorda para vida”, que tem o objetivo de tirá-la de sua zona de conforto para viver aventuras que ela sempre sonhou. Um dos itens dessa lista é sair da mansão dos pais, então ela vai viver sozinha em um conjunto de apartamentos. Lá, ela conhece o lindo zelador Redford Morgan, um homem que é gentil com todo mundo menos com ela e, o qual, ela tem certeza que a odeia, por causa de alguns mal-entendidos que ela teve com outros moradores do condomínio.

Acorda Pra Vida, Chloe Brown

Tudo entre eles está indo de mal a pior, até o dia que Chloe vê um gatinho preso em uma árvore e decide que, mesmo que isso a cause dores horríveis, ela vai salvar aquele gato. O problema foi que Chloe esqueceu que ela ia subir, mas que também tinha que descer. É nessa hora que Red vê aquela cena mais fofa e decide que vai ajudar os dois, o gato e a moça, a saírem daquela árvore. É então, que ele descobre que quem está na árvore, é a moça que ele acha muito sexy, mas bastante irritante, e que na verdade, usa aquela expressão fechada como uma forma de escudo e que, por baixo daquela língua afiada, existe uma mulher divertida e ousada.

“Acorda para vida, Chloe Brown” foi minha melhor leituras de junho, com um enredo de um romance simples mas, que vai te mostrando ao longo de sua história que não é bem assim. O livro nos apresenta dois personagens que precisam se curar e de coragem, para começar de novo e deixar que outras pessoas entrem em suas vidas.

A forma como a autora descreve o relacionamento abusivo e a dificuldade da vítima em notar que faz parte dele, foi muito cuidadoso e sem julgamentos. O diálogo que nos conta o que aconteceu e a forma como o personagem tenta diminuir o acontecimento, nos lembra muito como as vítimas sentem que são os culpados dos fatos.

Acorda Pra Vida, Chloe Brown

Outro ótimo ponto da autora Talita Hibbert em Acorda Pra Vida, Chloe Brown, foi o fato de colocar uma personagem negra, que não tem sua vida girando em torno do racismo. Aqui temos uma vida de dias comuns para ela, onde o romance e a angústia causada pela doença são o que dita a história. Sim, nós pretos queremos que os livros falem sobre todo o racismo que sofremos, mas também que mostre que temos como ter vidas boas, vidas com problemas do cotidiano e famílias muitoooooo unidas.

Esse livro tem várias partes maravilhosas, mas eu amo o fato da personagem ser preta, rica e com uma família super sólida, que se amam muito a ponto de ser intrometida. Isso para mim, já fez o livro todo, como preta que raramente vê representatividade fora dos clichês ruins que a mídia adora nos colocar. Só uma autora negra teria sensibilidade de fazer um livro, tipo sessão da tarde, cheio de coisas maravilhosas e uma personagem preta e gorda.

Chloe com suas saias rodadas e blusas de botões conquistou meu coração, o fato dela ter uma cara fechada e contar piadas, onde dá a impressão que ela está brigando, não diminuiu em nada o charme da personagem. Sua história de superação é linda, já que ela enfrenta uma doença de difícil diagnóstico e os amigos, que foram embora depois que os sintomas apareceram, fizeram ela criar uma capa protetora.

O que posso dizer sobre o Redford Morgan é que ele é um ursinho bonzinho de quase dois metros de altura, uma cabeleira ruiva maravilhosa e um corpo de deixar qualquer um babando, mas que nunca consegue dizer não, quando alguém precisa de ajuda. Ele tem uma personalidade muito ativa, que foi queimada pela sua última namorada. Isso mexeu com tudo em sua vida, fazendo com que ele se esconda do mundo e não consiga mais trabalhar naquilo que ele ama.

Ele vê Chloe e acha ela linda e sexy, mas seu medo de ser queimado de novo por uma mulher rica, e as lembranças do relacionamento abusivo que viveu, acaba fazendo dele, no início, um homem irritado com a nossa protagonista. A forma como a autora trabalha isso, nos apresentando o lado dos pensamentos dele na história, faz com que tenhamos momentos que vamos ver os seus pensamentos bem sexuais e outros conflitantes, com tudo que ele viveu.

E se você está achando que “Acorda para vida Chloe Brown” é um livro fofinho por causa da capa, não se engane. Estamos falando aqui de um livro para maiores de dezoito anos, com vários palavrões e excelentes cenas de sexo, muito bem descritas. Nesse romance clichê, onde menino vê menina e os dois se odeiam, pessoas pretas e gordas também cabem.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Título: Acorda Pra Vida, Chloe Brown
Autor: Talia Hibbert
Tradução: Lígia Azevedo
Ano: 2021
Páginas: 256
Editora: Paralela
Gênero: Chick lit
Compre usando nosso link da AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário