Mailing do blog

Assine e receba novidades

Depois Daquele Verão é uma história sobre começos e recomeços

Depois Daquele Verão é uma história sobre começos e recomeços

“Depois daquele verão” é um romance impressionante sobre amor, amizade e segundas chances.

Vamos falar de “Depois daquele verão”? O romance, escrito por Carley Fortune, foi lançado pela editora Buzz em 2022. Então vamos para a história?

Em “Depois daquele verão” conhecemos Percy e Sam, duas pessoas que se conhecem em um lago, na adolescência, passam vários verões juntos, como melhores amigos e, depois de uma decisão errada, acabam passando doze anos separados. Agora, depois de um telefonema, Percy se vê de volta a Barry’s Bay. Será possível, que mesmo depois de doze anos, ela e Sam podem voltar ao que eram antes?

Essa é uma sinopse reduzida de “Depois daquele verão”, um livro que eu peguei despretensiosamente, mas que acabou ganhando um lugar no meu coração.

Depois daquele verão

 

Título original:
Every Summer After

Autoria:
Carley Fortune

Ano de lançamento:
2022

Páginas (nº):
313

Editora:
Buzz

Gênero:
Romance, Jovem adulto
Aviso de conteúdo: Ataques de pânico, ansiedade, perda de um dos pais

Então, vamos para as minhas impressões?

“Mas eu sei. Sei exatamente quanto tempo faz. Eu nunca parei de contar.
Faz doze anos que não vejo Charlie. Doze anos desde aquele fim de semana catastrófico de Ação de Graças, quando tudo desmoronou entre mim e Sam. Quando arrasei com tudo.”

Está gostando de “Depois daquele verão”? Leia também

depois daquele verão - carley fortune - resenha do livro

A resenha de “Depois daquele verão” de Carley Fortune

A história tem capítulos intercalados por “Antes” e “Agora”, é assim que vamos vendo como foi que Sam e Percy se conheceram, e como a amizade deles foi crescendo e amadurecendo. Ao mesmo tempo, podemos ver os dois adultos, doze anos depois da última conversa que tiveram, e como está sendo esse confronto.

É interessante essa visão dos dois tempos, um após o outro, porque a autora vai deixando a gente curiosa, tanto para saber o que aconteceu, para a amizade deles desandar e como os dois estão lidando um com o outro naquele momento. Eu me vi ansiando tanto para os capítulos de “Antes” como os de “Agora” em uma velocidade bem grande!

Como disse, eu peguei o livro sem muitas expectativas, a capa não me atraia tanto assim, muito menos o título. Mas foram só alguns capítulos passarem que me vi presa na trama que Carley criou. É bem bonito ver como a amizade dos dois nasceu tão do nada, um pedido do irmão de Sam, para que ele fosse até a casa da garota e depois disso, já eram inseparáveis.

E é bonito também, ver, que mesmo com tanta coisa acontecendo na vida de Sam, ele continua aberto para Percy, anos depois da última conversa com os dois. Acho que um dos grandes plots da história é o motivo pelo qual os dois pararam de conversar, por isso, não direi isso na resenha. Mas, achei bem interessante a forma como a autora escreveu o reencontro dos dois.

“- Vocês estão de brincadeira comigo – guincho. Não sei se foi Sam ou o álcool que acabou tão completamente com meu filtro. – Uma advogada e um médico? Isso devia ser ilegal. Vocês dois estão tirando toda a riqueza e beleza do resto de nós.”

resenha do livro depois daquele verão - carley fortune

Muito além de amor, a história fala de amizade

É um romance? É sim, mas muito além do amor, a história fala sobre amizade. A amizade de Sam, Percy e até mesmo Charlie, irmão de Sam. Percy chega no lago com a família, para fugir da cidade grande, por causa dos problemas que ela teve nos últimos tempos. Os pais da garota, são até receosos com a aproximação dos dois, até que percebem a amizade bonita que eles formam.

Sam, mora no lago, mas não parece ter tantos amigos. Charlie vê em Percy a chance de se livrar do irmão por algum tempo para receber alguns amigos, coisas de irmão mais velho que quer aprontar sem o mais novo. Mas acaba que os três acabam criando laços bem fortes

A amizade entre eles, faz com que até mesmo as famílias se aproximem mais. É diferente ver a relação que Percy tem com os pais, que são mais velhos e centrados, da relação que os irmãos têm com a mãe, que é uma mulher mais jovem e tem conversas mais abertas com os filhos.

É dessa amizade que vemos como nasce o romance, e não espere grandes coisas de início, porque o romance demora muito para acontecer, apesar da autora ir soltando faíscas com o casal ao decorrer das páginas. A história também fala sobre perdão e segundas chances. É possível reconhecer um erro e perdoá-lo? É possível reconhecer o amor, e agarrá-lo, dando uma segunda chance?

“- Eu estava errado – começou. – Errado demais. – Meus olhos se chocaram com os dele. – E você também estava errada. Ontem, quando disse que eu não te queria – Sam falou baixinho, os olhos azuis fixos nos meus. – Eu queria, sim, você. Eu quero você. Eu sempre quis você.”

depois daquele verão - carley fortune - resenha

Sobre a autora

“Depois daquele verão” é o romance de estreia de Carley Fortune e foi eleito pelo Buzzfeed um dos melhores livros de 2022. Seu segundo livro, “Me encontre no lago”, será lançado ainda esse ano pela editora Buzz e eu já quero muito ler! A autora, que é bacharel em jornalismo pela Toronto Metropolitan University, é uma jornalista premiada e já trabalhou como editora em algumas das principais publicações do Canadá. 

Na edição, temos um capítulo chamado “Por trás do livro”, nele Carley conta a sua história com Barry’s Bay, uma cidadezinha a leste de Ontário. Ela conta também como foi escrever o livro, como ela estava na época e o que a fez escrever. Era 2020, estávamos em plena pandemia e ela diz que só queria voltar àqueles dias de verão da infância, em que era tão feliz no lago.

“Depois daquele verão” é um livro que me trouxe um quentinho no coração. Sabe uma daquelas surpresas boas? Um livro para ler, se emocionar e se apaixonar.

E aí, já ouviu falar sobre “Depois daquele verão”?

“ – (…) Eu te amei tanto que a palavra “amor” não parecia grande o bastante para o que eu sentia. Mas agora estou me dando conta de que você não sabia disso. (…) É por isso que eu sinto muito.”

Comente este post!