LIVROS

A VIDA INVISÍVEL DE DE ADDIE LARUE – V.E SCHWAB

06 dezembro, 2021 por

Eu amo V.E Schwab, e quem está aqui no blog lendo minhas resenhas já está mais que convencido dessa minha paixão pela autora, por isso não foi de estranhar que A vida Invisível de de Addie LaRue entrou para nossa leitura coletiva de outubro: eu vibrei muito quando indiquei e quem participou da Leitura Coletiva escolheu esse livro. Publicado em 2021 o livro já teve seus direitos comprados para o cinema e sua primeira tiragem esgotada no Brasil.

 A Vida Invisível de Addie LaRueTitulo Original: The Invisible Life of Addie LaRue. Editora: Tor Books.
Autora: Victoria Schwab ou V.E. Schwab
Ano: 2021 – Páginas: 504
Editora: Galera Record
Classificação indicativa: 16+
Aviso de conteúdo: Agressões, estupro, guerra. roubo
Nota: 5/5
Gêneros: Fantasia, Romance
Compre usando nosso link da Amazon

“Não quero pertencer a ninguém, senão a mim mesma. Eu quero ser livre. Livre para viver e encontrar meu próprio caminho, para amar ou para ficar sozinha, mas pelo menos é minha escolha, e estou tão cansada de não ter escolhas, com tanto medo dos anos que passam correndo sob meus pés. Não quero morrer como vivi, o que não é vida.”

A VIDA INVISÍVEL DE DE ADDIE LARUE - V.E SCHWAB

Sendo sincera eu não sabia o que esperar, na verdade eu nunca sei o que vou ler quando se trata da V.E Schwab e talvez isso faça dela uma de minhas autoras preferidas, sua capacidade de criar histórias totalmente diferentes a cada livro é o ponto positivo da autora. A vida Invisível de Addie LaRue não foi diferente; seu enredo é contínuo e sem grandes acontecimentos, mas com partes marcantes que podem até te levar a lágrimas.

Na história a personagem é Adeline LaRue, uma jovem que nasceu em um vilarejo francês em 1714 e está desesperada para ser livre; nada realmente acontece em sua cidadezinha e o destino de todos é casar e se tornar pai ou mãe de várias crianças que, quando crescerem, seguirão o mesmo caminho.

Mas desde pequena Addie sempre foi curiosa e aventureira e nunca viu esse destino como sendo seu, até o dia em que foi obrigada a se casar com um homem que nem a conhecia direito, e nesse momento de desespero – horas antes do casamento, Addie corre para a floresta e oferece qualquer coisa para qualquer Deus antigo a ajude a ser livre. Entretanto, uma amiga – uma senhora mais velha a aconselhou a nunca pedir a um deus à noite, porque você provavelmente será atendido por um Deus não tão bom.

“Os deuses antigos podem ser grandes, mas não são nem bondosos nem misericordiosos. Eles são inconstantes, instáveis ​​como o luar na água ou sombras em uma tempestade. Se você insiste em chamá-los, preste atenção: cuidado com o que pedir, esteja disposto a pagar o preço. E não importa o quão desesperado ou terrível, nunca ore aos deuses que respondam após o anoitecer. ”

The Invisible Life of Addie LaRue Quotes

Mas o desespero fala mais alto: é nessa hora que Adeline conhece o deus da escuridão, que aceita seu pedido e lhe dá a liberdade em troca de sua alma; ele fornece à moça a imortalidade, entretanto ninguém nunca vai se lembrar dela e ela nunca vai conseguir deixar uma marca no mundo.

300 anos depois Adelle é uma jovem livre, mas ainda não conseguiu que ninguém se lembrasse dela, apenas a Escuridão, o deus que ela chama de Luc, um ser misterioso que a visita a cada ano para lembrá-la que ele está aguardando o dia que ela irá desistir e entregar sua alma a ele; e nessas aparições ele coloca a vida de nossa protagonista em situações bem difíceis.

Já disse e repito: amooo você V.E Schwab e agora estou apaixonada por Addie e sua longa vida. O jeito que a autora escreve é bem poética e a narrativa é demorada, mas acompanhar o amadurecimento dos personagens e as situações que eles vivem através da perspectiva da Addie e, mais à frente, do Henri, vale cada página lida.

“Ideias são muito mais grandiosas que memórias, pois elas vivem mais e procuram maneiras de criar raízes.”

Autora V.E Schwab

Os personagens são tão bem construídos, que você se vê torcendo por suas vitórias e ficando triste por algo ruim que aconteça com eles e nossa protagonista é uma força a se acompanhar; a vida joga nela várias situações complicadas, doloridas, e até mesmo assustadoras,  que ela consegue usar para se tornar uma nova versão dela mesma, melhor, mais esperta e mais inteligente. Sua capacidade de adaptar e entender as situações é muito legal.  Principalmente quando ela descobre que dá para driblar de certo modo as regras de sua troca com a escuridão – que com seu jeito sarcástico e corajoso também é um ponto muito alto na construção da personagem.

Agora não dá para falar de A vida invisível de De Addie Larue e excluir Luc, ou o deus da escuridão. Sua participação no livro é de suma importância e tem momentos que você quer matar ele e outros que acha seu charme arrogante e desdenhoso maravilhoso; o fato é que mesmo sendo sarcástico e algumas vezes cruel não atrapalha em nada seu charme ou sua capacidade de cuidar da Addie sem ela notar ou, quando quer, deixando que ela perceba, o jeito dele não me lembrou nenhum outro personagem que já tenha lido.

“Se ninguém ouviu, aconteceu? Se uma pessoa não consegue deixar uma marca, ela existiu?”

frases autora V.E Schwab

E temos Henry, um personagem de desenvolvimento que para mim serviu só para isso: ajudar a Addie em mais uma etapa de sua vida e dar a ela o que ela mais queria. Então ele, a meu ver, não é um personagem muito marcante, mesmo que várias das leitoras da nossa LC tenham amado; ele não conquistou meu coração!

Diferente do final do livro, ah, que final maravilhoso! Torci tanto para ele que quando chegou fiquei radiante, sei que muita gente não curtiu, mas para mim, além de abrir um gancho para um novo livro, foi fiel a Addie do início da história.

“E lá no escuro, ele pergunta se valeu mesmo a pena.
Os instantes de alegria valeram a pena os trechos de tristeza?
Os momentos de beleza valeram o ano de dor?
E ela vira a cabeça, olha para ele e diz ‘Sempre. ”

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

4 Comentários

  • Raquel
    dezembro 12, 2021

    Minha filha participou dessa LC e não parou de falar sobre o livro, recebi vários spoiler está na pilha das próximas leitura.

  • João Victor Silva de Carvalho
    dezembro 12, 2021

    Que capa lindaaa (sim, eu julgo o livro pela capa, afinal a capa é justamente pra personificar o livro). E a resenha me tras uma vontade imensa de ler este livro. E romances históricos (diferentemente de romance de época) me instiga mais ainda

  • Ana Carolina
    dezembro 12, 2021

    Não consegui participar da LC de outubro, mas esse livro já estava na minha lista, com essa resenha, a vontade de colocar ele como um dos primeiros da lista de 2022 só aumentou. Fiquei aqui me perguntando, será que eu teria coragem de viver eternamente mas não ser lembrada por ninguém? Acho que só depois de ler eu vou saber responder kkk

  • Karyne
    dezembro 12, 2021

    Perdi essa LC com o clube pois não tinha dinheiro para comprar quero tanto ler esse livro, tenho certeza que irei gostar e que bom que a construção dos personagens são um ponto alto, amo isso

  • INDICAÇÕES DA 25ª MOSTRA TIRADENTES 10 LIVROS MARAVILHOSOS PARA VOCÊ LER NAS FÉRIAS REBELDE: UM REBOOT PARA UMA NOVA GERAÇÃO, MAS SEM DEIXAR QUE A ANTIGA SEJA ESQUECIDA! LIVROS QUE VÃO VIRAR SÉRIE/FILME EM 2022 LANÇAMENTOS LITERÁRIOS JANEIRO DE 2022