LISTALIVROS

AS PROVAÇÕES DE APOLO – RICK RIORDAN

26 janeiro, 2021 por

“As Provações de Apolo” é uma série que, segundo seu autor, está terminada no quinto livro que saiu aqui no Brasil, no ano passado, pela editora Intrínseca. Quem acompanha a gente lá no Instagram deve saber o quanto eu gosto da escrita do Riordan, essa mesma, voltada para o público infantojuvenil. Me julguem, ou não… Conheci Riordan e a turma de Percy Jackson depois de adulta, depois de ser mãe, e corri para comprar todos os livros desse universo. Quero que meus filhos leiam quando forem maiores.

Bom, porque estou falando sobre esse tema aqui hoje? É que eu gostaria de dar uma palhinha a respeito dos volumes 1 ao 4 de As Provações de Apolo. Está por vir a resenha do livro 5 (A Torre de Nero), e sendo assim, vamos relembrar por todas as aventuras e confusões que Apolo viveu aqui na Terra. Interessados? Então acompanhem comigo…

O Oráculo Oculto

O Oráculo Oculto (2016)

Apolo é filho de Zeus com Leto, e tem uma irmã gêmea, Ártemis. No início de O Oráculo Oculto descobrimos que Zeus resolveu punir Apolo da pior forma que poderia.  O fez se tornar humano. Ele aparece para gente como um adolescente mortal. Pensem como isso é degradante para o deus – essa é sua verdadeira provação.

Quando ele chega ao Acampamento Meio-Sangue como Lester Papadopoulos, o “ex-deus” Apolo percebe que por lá as coisas estão todas reviradas. Uma confusão só. E que adolescentes continuam desaparecendo. Ele também irá ter que lutar contra alguns inimigos que fez durante sua jornada como deus, sendo que agora ele não tem mais nenhuma divindade. Lutar sem poderes pode se mostrar algo muito desafiador.

Meg McCaffrey faz parte da turma dos semideuses, e será a companheira (e algo mais importunador para Apolo) de Lester durante essa saga de lutas, descobertas e aventuras. Ah, é preciso dizer que esse universo é o mesmo do de Percy Jackson, e assim, iremos revisitar situações e personagens já queridos para a gente. Vale muito a pena iniciar essa saga tanto por saudosismo, quanto por matar a vontade de ler mais criações do nosso querido tio Rick.

A Profecia das Sombras

A Profecia das Sombras (2017)

Lester, digo, Apolo já compreendeu que ele vai viver um tempo como um adolescente rechonchudo e com problemas de acne. Isso o incomoda demais, e creio que Zeus foi pontual em sua punição, mexendo com o brio do deus destituído. Então, quase que concomitantemente ao fim de O Oráculo Oculto, já daremos início à história de A Profecia das Sombras.

Apolo recebe uma profecia no primeiro livro da série, e agora ele precisa descobrir como não deixar que seus inimigos se levantem contra os deuses e semideuses, como também correr atrás de conseguir sua divindade de volta. Teremos ao lado de Lester e Meg um personagem muito querido para os fãs de Percy Jackson e os Heróis do Olimpo. Teremos muito crossover nessa série, e quanto mais melhor. Os fãs amam!

Assim como não poderia deixar de ser, esse também é um volume cheio de aventuras, confusões e muito humor. A escrita do Riordan tem sempre um pouco de sagacidade e ironias. Essa escrita já é bem peculiar para os fãs. Aqui, em A Profecia das Sombras, Apolo demonstra mais amadurecimento. Principalmente percebendo as pessoas a seu redor. Dando valor ao outro, e não só a seus próprios interesses. Ficamos com um ótimo final nesse livro, que nos faz querer logo ir para o próximo volume.

O Labirinto de Fogo
O Labirinto de Fogo (2018)

Em O Labirinto de Fogo o desafio de Apolo é ir em busca do terceiro dos cinco oráculos desaparecidos. O Labirinto de Dédalo está estranhamente “possuído” por uma espécie de fogo que não se consome. Agora, para novamente encher nossas vidas de esperança e amor, tio Rick traz novamente personagens conhecidos da série de Percy Jackson para aquecer nossos corações.

Contudo, dessa vez a batalha será travada contra o pior membro do Triunvirato. Tudo poderá acontecer… E esse é um dos livros que mais abala as emoções dos fiéis leitores do autor. Aquele tom mais descontraído e engraçadinho que vimos nos dois primeiros livros já perde um pouco seu espaço nesse dos mais dramáticos livros da até então trilogia de Apolo.

Lester, além de mais maduro a cada história, está fazendo um Apolo mais humanizado. Tem se revoltado um pouco a respeito dos deuses que só ficam assistindo os semideuses fazerem todo o serviço pesado. Para não fornecer spoilers que desestimulam muito dos leitores, eu preferi não falar a origem e identidade dos inimigos de Apolo e Meg, e nesse volume vocês irão se deparar com um dos mais perigosos. Preparem-se. É sério!

A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano (2019)

Já em A Tumba do Tirano fico com bastante dificuldade de descrever um resumo básico da obra, uma vez que ela vem com todo o impacto do fim do livro anterior (aquele bem dramático, lembra?). E longe de mim deixar escapar aqui qualquer coisa que atrapalhe sua experiência em começar a série.

Então, Meg e Lester (Apolo) estão a caminho do Acampamento Júpiter. A missão dos dois é complicada e desagradável. Eles irão ter que anunciar a invasão de um grande inimigo. Uma invasão muito eminente. E a outra tarefa é algo muito duro e complexo de fazer, porém vou ficar bem quietinha, porque é um baita spoiler.

Contudo, esses inimigos que irão atacar o Acampamento Júpiter são extremamente tiranos e cruéis. Estão atrás dos livros sibilinos, que fazem parte do intuito de descobrir mais um trecho da tal Profecia. Meg e Lester precisam descobrir onde é que está a Tumba descrita na profecia. E assim Apolo poderá retornar ao Olimpo. Uma das coisas interessantes desse livro é ver a evolução de Apolo, quando ele percebe como era e como agia no passado, quando ainda era um deus.

Enfim, esse é um resumo bem básico dos primeiros quatro livros da série As Provações de Apolo. Eu estou muito ansiosa para ler A Torre de Nero, e vir em breve trazer a resenha completa do desfecho de toda essa história. Estou muito curiosa com as conquistas de Apolo e Meg nessa última aventura. Estou torcendo para que ele consiga sua divindade de volta, e o perdão de Zeus.

________________________________________________________________________________________________________________

Titulo: As Provações de Apolo
Autor: Rick Riordan
Ano: 2016-2019
Editora: Intrínseca
Gêneros: Mitologia, Infantojuvenil, Jovem Adulto

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

16 Comentários

  • LUCIA ROLIM HABERLAND HECKLER
    setembro 03, 2021

    Não te julgo: não só conheci depois de adulta, mas também com minha filha já adulta- e ambas nos apaixonamos por todas as sagas. Agora ela vai ser mãe e eu avó, e torcemos para que nossa herdeira também herde esse amor pela leitura. Viva o tio Rick!

    • Carol Nery
      setembro 06, 2021

      Ah, que lindeza. Eu tenho três filhos. Um de 8 anos, um que fará 6 anos mês que vem e o mais novo, de 3 meses. Já tenho TODOS os livros do Tio Rick, para dar aquela sensação de conhecimento, enquanto eles crescem! Vai que ajuda, né? Seria muito amor se eles se apaixonassem também um dia.

  • Debora Sapphire
    fevereiro 01, 2021

    Gostei bastante dessa geral, essa palhinha, que você deu sobre a série As Provações de Apolo. Achei ótimo para introduzir o assunto a respeito dos volumes 1 ao 4. Porque, pra mim, que ainda não leu, pude entender e ficar por dentro do que se trata. Fiquei curiosa pela resenha do livro 5, A Torre de Nero, que está por vir também. Pretendo ler algo do autor ainda.

    • Carol Nery
      fevereiro 03, 2021

      Que bom que gostou! Super recomendo… Sou muito fangirl do tio Rick.
      Ah, a resenha de A Torre de Nero já está no blog. Beijão

  • Valéria
    fevereiro 01, 2021

    oi, Carol. nossa, deve ser uma Fantasia daquelas que a gente lê super rápido, e com empolgação. Cada resuminho dos livros deixa a gente com vontade de correr atrás da série toda. Eu só li os dois primeiros da série de Percy J. achei legalzinho mas não era o que eu buscana naquele momento. super indico pros meus alunos quando me pedem leituras do gênero…
    Espero que a quinta leitura te deixe extasiada ^^
    Tschuss.

    p.s: sacanagem com Apolo uashuahuahuah imaginando ele passar por essa fase sem poderes. xD

    • Carol Nery
      fevereiro 01, 2021

      Ah, Val… eu adoro esses professores que indicam Riordan. Muito amor por trazerem essa literatura tão descolada para os alunos. Existem diversos chamarizes na literatura, né? Eu lembro quando eu indicava e emprestava livro para uns alunos queridos quando era estagiária de psicologia. Bons tempos!!!
      Beijocas e sim… Coitadinho do Apolo. Se bem que ele aprendeu muitas lições e melhorou como humano, e como deus.. hahahaha

  • Estou bem atrasado com as leituras desse autor, ainda nem terminei a saga Percy Jackson. Tenho várias obras do autor aqui e preciso me organizar. E também começar a adquirir esses que citou na resenha. O autor é incrível!!!

    • Carol Nery
      fevereiro 01, 2021

      Gustavo, eu amo muito o Riordanverso. E cada saga me faz apaixonar mais ainda pela escrita, pelo humor, pelas tiradas, e pelas inclusões necessárias. Tio Rick é uma graça! Espero que você consiga ler em breve os demais livros. Eu tenho tudinho aqui também. Um dia quero que meus meninos leiam. Tomara!!!!

  • Leticia Rodrigues
    janeiro 30, 2021

    iniciei sua resenha achando que era só do primeiro e do nada vejo os outros logo embaixo e eu fiquei ‘genteeeee, preciso voltar essa série’, saudades ler as obras de tio Rick, melhores fantasias juvenis.

    • Carol Nery
      janeiro 31, 2021

      Concordo! Melhores fantasias infantojuvenis. Eu já passei dessa idade faz tempo e ele continua me enredando. É delicioso ter essa oportunidade! AMO demais. Leia tudinho… hehehehhee

  • Isa do Le Portraitdeisa
    janeiro 30, 2021

    Nossa que legal , não sabia que tinha um universo que se passada dentro do universo de Percy , eu ainda não tive a oportunidade nem de ler Percy mas sempre me interessei pelo o universo e pretendo em breve ler os livros, livros esses agora que acabaram de aumentar porque fiquei super interessada em ler esse universo de Apolo e ver os crossovers que tem hahaha

    • Carol Nery
      janeiro 31, 2021

      Isa, você vai amar. E agora tá tudo prontinho… É só pegar e ler. Não tem que ficar esperando, ou ficar naquela insegurança se a editora vai trazer todos e tal. Maravilhoso, né?
      E acho que os crossovers é o que me mais dão emoção. Como é gostoso rever e relembrar dos personagens de outras séries. Eu amo demais o Riordanverso.
      Beijão

  • Karina Rodrigues
    janeiro 30, 2021

    Ai, amiga! Vc eh sempre tão engajada e animada pra falar do Universo Riordan que não tem como não se interessar. Eu parei na série do Percy, mas estou doida pra dar continuidade. Ainda mais agora que está finalizada!

    • Carol Nery
      janeiro 31, 2021

      Sim, amiga. Para aqueles que gostam de pegar uma série fechada, está com a faca e o queijo na mão. Os 15 livros desse universo estão fechadinhos. E isso que ainda tem Magnus Chase com o universo nórdico, e os Kane com o universo egípcio. Tudo fechadinho!!!!

  • Paty Vahl
    janeiro 27, 2021

    Ahh eu estou louca para ler a serie completa, li o primeiro e estou esperando estar com todos em mãos para ler tudo de novo hahaha. Amei o post, me deixou cheia de expectativas!

    • Carol Nery
      janeiro 31, 2021

      Ah, que bom Paty
      Eu sou doidinha com o tio Rick. Tudo que é infantojuvenil dele que sai aqui eu leio logo, e compro. Porque quando meus filhos forem maiores, sonho com que eles se apaixonem também. Espero não me frustrar. hahahaha
      Beijocas e boas leituras

  • LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!