Mailing do blog

Assine e receba novidades

SÉRIE | ANNE WITH AN E – NETFLIX

SÉRIE | ANNE WITH AN E – NETFLIX

 

Baseada no livro Anne de Green Gables, da autora Lucy Maud Montgomery, Anne with an E é uma série produzida pelo canal canadense CBC e mundialmente disponibilizado pela Netflix.

Inicialmente, a série não chama muito a atenção de quem passeia pelo catálogo, apesar do visual diferenciado. Confesso que eu mesma não me interessei muito, até passar pelo preview na página inicial. Aí… Foi amor à segunda vista.

Nos 44 minutos iniciais, podemos conhecer Anne, uma órfã ruiva, cheia de sorrisos e muito (muito!) falante. Os monólogos poéticos da menina são cativantes e carregados de imaginação e uma visão de mundo sem igual.

Anne é enérgica, dramática e passional, o que pode ser um pouco demais para os Cuthberts, irmãos que resolveram adotar um menino para ajudar na fazenda, o que obviamente não acontece.

Ambientada no Canadá, ao fim do século XIX, a série nos traz, de forma sensível e leve, temas atuais, como o bullying e o lugar da mulher na sociedade. A roteirista, inclusive, costuma dizer que a série é “acidentalmente feminista”, devido à energia de Amybeth McNulty, atriz que interpreta Anne.

Anne with an E é uma série distribuida pela Netflix

No começo, tive a sensação de que a série era um pouco lenta e dramática demais, mas ao fim do primeiro episódio eu já estava apaixonada. E a parte que muito me cativa é que Anne fala diretamente com todas as pessoas que passaram pela adolescência/infância conturbada.

Sempre fui uma criança quieta e que vivia no mundo da própria imaginação, desde cedo com o nariz enfiado nos livros e claro que super isolada porque as outras crianças me achavam esquisita. E é com essa nossa parte que a série dialoga. É essa parte que desperta e pensa que, afinal, tudo bem.

Tudo bem enxergar a mágica e querer um pouquinho dela na nossa vida, mesmo que através das páginas dos livros. Tudo bem não ser igual a todo mundo. Tudo bem ser uma órfã ruiva que fala bastante e, aos poucos, conquista sua própria família e seu lugar no mundo. Tudo bem querer estudar e desbravar o mundo e quebrar algumas regras.

Foi assim que Anne with an E se tornou uma das minhas séries de conforto. De sentir aquele quentinho no coração quando a abertura começa e somos transportados para o gélido Canadá.

E também pelo fato de ter uma fotografia maravilhosa e ser praticamente um documentário sobre a época e a região, tão reais são os detalhes, o vestuário e as ambientações. Vale a pena cada segundinho que passamos neste mundo, conhecendo a história não apenas de Anne, mas de todos a seu redor.

Pessoas reais, com problemas reais, tratados de forma muito leve e cuidadosa. Tão leve que fica fácil se encantar profundamente por suas desventuras e personalidades. Qualquer tempinho livre que tenho acaba sendo para ver um pouquinho mais da série, que já está em sua segunda temporada, com a estréia da terceira já prevista.

Melhor preservar os spoilers e deixar que vocês mesmos acompanhem a ruiva espevitada que conquista corações já desde 1908, nas páginas ou nas telas. Afinal, sendo poética como a própria Anne seria, os mais preciosos tesouros se encontram escondidos, mesmo que no catálogo da Netflix.

Comente este post!

  • Carol Nery

    Eu nunca li e nem assisti a série, mas tenho uma amiga em Brasília que é extremamente apaixonada. Estou até com uma coleção de marcadores pra encaminhar a ela.
    Meus gostos são sempre mais tensos e “pesados”. Acho que vou deixar essa dica reservada para quando eu estiver meio saturada. Será um bom alívio.
    Beijão e seja bem-vinda. Até a próxima.

    responder
  • Laryssa

    Já ouvi falar sobre essa série, mas não sabia do livro. Adoro postagens como essa que levam ainda mais conhecimento sobre esse universo incrível de adaptações. Abraços!

    responder
  • Mary Cândido

    Excepcional a série. Poder conhecer uma sociedade do séc. XIX ao olhos de uma garota, que procurava a felicidade e se separava com todas as dificuldades impostas a ela. Fiquei mais intrigada para a leitura, pois retrata a personagem principal como “uma ruiva”. Porque está conotação?? Saberei assim que ler.

    responder
  • Aline Tavares

    Assisti a série enquanto lia o livro e foi muito legal para traçar paralelos. Considero a adaptação bem feita, pois a essência da obra foi mantida e as mudanças realizadas foram importantes para atualizar o enredo, sem descaracterizar o contexto histórico. Assisto Anne com um sorriso no rosto.

    responder
  • Ana Clara de Souza Coelho

    Essa série está na minha lista tem pelo menos seis meses! Eu sempre arrumo alguma outra coisa pra ver. Umas 5 pessoas já me indicaram e peciso parar de me auto sabotar urgentemente!

    responder
  • Ingrid Barbosa

    Tbm não conhecia, mas me identifiquei, já quero ver! Parece ser bem interessante .

    responder
  • Amanda Campanha

    Confesso que essa série não me chama muita atenção, apesar de ver as pessoas falando bem dela… Assim como você disse, sempre pensei que seria uma série lenta e dramática demais, mas a resenha me pegou quando falou da magia dos livros, me identifiquei muito com esse ponto e agora estou curiosa!!

    responder
  • DEYBIANE KAMILA ALVES DE FREITAS

    Concordo com a resenha no ponto em que somente a uma olhada a serie não se mostre chamativa! Porém apesar de ainda ñ ter assisrido tenho visto muitas críticas positivas! Estou correndo o risco de quem sabe me apaixonar por mais uma obra incrível.

    responder
  • Thais silva

    Acho que e uma Daquelas séries Que você quer viver dentro dela e descobrir logo como o final acaba… Seria Normal dizer que a História Ainda se passa nos dias de hoje.

    responder
  • Ana Maria

    Essa série é linda e eu sempre fico emocionada com os dramas da Anne. Me identifico demais com os personagens

    responder
  • Alícia Corrêa

    A fotografia dessa série é maravilhosa mesmo!!! Tenho o livro que inspirou a série aqui em casa quero ter tempo de lê-lo antes de começar a assistir a série <3

    responder
  • Eva Lavezzo

    Adorei, Vick. Eu já passei várias vezes pelo mostruário e nunca fiquei com vontade de ver. Mas adorei seu relato vou ver depois te conto. Bj

    responder
  • Marstela Guedes

    Adooooro!

    responder