A temporada 2022 apresenta o maior evento do cinema nacional, a Mostra de Cinema de Tiradentes, chega a sua 25ª edição em formato híbrido e mostra a diversidade da produção cinematográfica brasileira.
Com a exibição de filmes brasileiros, o evento inclui debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e a série Encontro com os Filmes que reúne críticos, pesquisadores, imprensa e público.
A diretora Ariadine Zampaulo, traz pequenas narrativas em linguagem poética de personagens da cidade de Maputo.
De Fábio Leal, é uma resposta pessoal aos desafios trazidos pela pandemia. “Tem performance, tem dramaturgia e tem autorretrato”.
De As Talavistas e ela.ltda, mistura performance e depoimentos de artistas. “Esse documentário está mais próximo de Andy Warhol e Paul Morrisey do que de documentários tradicionais”.
Dirigido por Virgínio Pinho e Mozart Freire, tem histórias paralelas envolvendo uma colônia de portadores de hanseníase prestes a fechar em Maracanaú (CE).
O estreante Lucas Andrade, mostra um filme de São João del-Rei que acompanha a dinâmica de uma prisão alternativa. Sua linguagem desafia as barreiras entre documentário e ficção.
Dirigido por Alexandre Wahrhaftig, veterano vencedor da Mostra Foco em Tiradentes, aborda especulação imobiliária, espaço urbano, memória e rap por meio da comunidade paulista Jardim Panorama.