True Beauty é uma série sul coreano de comédia romântica, baseada em um webtoon do mesmo nome, estrelada por Moon Ga-young, Cha Eun woon e Hawang In-yeop.

Moon Ga-young uma atriz germânica-coreana e seus principais dramas são: Heartstrings, Exo Next Door, Tempted, e True Beauty; Cha Eun-woo, é um cantor, dançarino, ator e modelo sul-coreano, ele é mais conhecido por ser integrante de um grupo k-pop chamado ASTRO. Hwang In-yeop é um ator, modelo e cantor conhecido por seus papéis em dramas como WHY, Freshman, The Tale of Nokdu, 18 Again e True Beauty.

A série conta a história de uma garota que tem uma aparência fora dos padrões da sociedade coreana. Im Jungyeong torna-se bastante popular depois de dominar a arte da maquiagem através do YouTube. Por isso, passa a não mostrar o seu rosto sem maquiagem para ninguém, devido ao seu medo e insegurança, por se achar feia. A única pessoa que a viu sem maquiagem é Lee Suho, um jovem bonito e frio, com um passado sombrio. Com isso, os dois tornam-se amigos por terem gostos em comum.

True Beauty um dorama sobre a ditadura da beleza

Lee Su-ho é um estudante bonito que parece ter de tudo, aparência, boas notas, dinheiro e excelentes habilidades no basquete, além de todas as jovens estarem querendo ele, mas o que ele quer é que as pessoas realmente gostem dele e não de sua aparência e dinheiro.

Han Seo jun um estudante bonito, misterioso e com um jeito meio bad boy, que apesar de ser um cara durão e ter uma rivalidade misteriosa com Lee Su-ho, ele é na verdade uma pessoa legal.

True beauty é aquele dorama que já te prende no primeiro episódio e te faz pensar “a onde essa sociedade coreana vai chegar com esses padrões de beleza fora da realidade”. Nos primeiros episódios sofri muito com o que a protagonista passa por não se encaixar nos padrões de beleza e de como pessoas “bonitas” tem um melhor tratamento perante a sociedade do que pessoas consideradas “feias”, e esses tipos de comportamentos podem ser gerados no ambiente familiar, na rua e até mesmo nas escolas.

 True-Beauty-familia

Da para perceber durante a maioria dos episódios, como é problemática a relação dos coreanos em prol a um padrão surreal de beleza, um exemplo que foi trago no primeiro episódio foi o tratamento diferenciado pela família das crianças simplesmente pelo fato de uma ser bonita e a outra criança feia. Com isso desde cedo a protagonista sofre com questões da aparência antes mesmo de saber o que é ser bonita, e através do seu crescimento (mostrado no primeiro episódio), observamos alguns traumas que foram gerados ao longo da vida dela por causa da aparência e como isso afeta a vida dela, escolar, familiar e pessoal na adolescência.

Depois de sofrer vários tipos de bullying, como: físico (Inclui beliscões, socos, chutes, empurrões), verbal (apelidos, xingamentos e provocações), social (ignorar, fazer pouco caso, excluir ou incentivar a exclusão) , psicológico e moral (difamar, intimidar ou caluniar) na escola e ser humilhada pelo cara que ela gostava. A mocinha determina que vai mudar sua vida e descobre o poder da maquiagem e tutoriais no Youtube. Depois de muito dinheiro gasto e tempo, a protagonista passa por uma transição muito significativa na aparência, em sua nova escola, acaba se tornando a garota mais bonita e popular, porém essa beleza é só uma máscara que ela não quer tirar.

True Beauty

Mas ao longo do dorama percebemos que ela não está sendo genuinamente feliz com essa mascara, popularidade. A protagonista passa a lidar com situações inimagináveis, como um triângulo amoroso (contra sua vontade), o medo de perder os amigos por causa de sua verdadeira aparência e o que acaba lhe trazendo muita angustia já que ela vive com medo de ser descoberta e perder tudo que conquistou.

Essa angustia só não aumenta, porque ao longo de sua trajetória ela começa a perceber o que realmente importa, começa a criar vínculos reais e fortes de amizade, finalmente ela consegue viver um amor que tanto queria, com um mocinho que aceita ela do jeito que ela é independente da aparência.
Lim Jung yeong vai crescendo muito durante a trama, superando seus traumas, criando confiança, indo atrás de seu objetivo profissional e escolar; ela se encontra na profissão de maquiadora e se percebe realmente boa naquilo que faz.

É um drama teen muito bom, que te faz rir, suspirar com os personagens, além de personagens coadjuvantes que são tão bons quanto os protagonista, igual o casal que é formado pela irmã da protagonista e seu professor, a família da protagonista que traz um alivio cômico muito bom, junto com os colegas de classe da protagonista (da nova escola).

True Beauty

Um dorama leve, romântico, gostoso de assistir, com personagens lindos, cativantes e com muita comédia, mas que traz questões muito problemáticas que se encontra na sociedade coreana e que as vezes não é nem citada em outros k-drama, como o buliyng, a violência doméstica, negligenciamento do pai ao protagonista, deixando o filho morando sozinho e sem nenhuma estrutura.

A pressão que o adolescente sofre, não só por causa do vestibular e da escola, mas também a responsabilidade que o Han Seo Jun em ajudar sua mãe doente e ainda cuidar da irmã, como o adolescente tem problemas com as aparências, problemas alimentares por causa de uma pressão social que pode levar o jovem a fazer cirurgias plásticas, serem incentivadas a pedir cirurgias plásticas de presente no aniversário.

São problemas reais e muito presentes não só na Coreia, e isso só ressalta a importância da mensagem que o dorama traz, que a vida está além das aparências e que só o amor e amizade importa no final.

________________________________________________________________________________________________________________________

Beleza VerdadeiraFicha Técnica:
Título: Beleza Verdadeira
Episódios: 16
Ano: 2020
Gênero: Romance, Comédia, Slice of life, Amadurecimento
Emissora: TVN
Onde assistir: Viki
País: Coréia do Sul
Nota: 4,5/5