LIVROS

TETO PARA DOIS – BETH O’LEARY | RESENHA

28 dezembro, 2020 por

A dica de hoje é de um romance contemporâneo que ficou meses na minha lista de desejados: “Teto para dois” de Beth O’leary. Na história, conhecemos Tiffy e Leon, duas pessoas que por motivos diferentes, precisam dividir o apartamento. Com horários inversos, os dois têm um arranjo de horários, para que um não encontre o outro no apartamento, porque afinal, muito mais do que dividir a casa, eles também dividem a cama.

Eu quero ser totalmente honesta nessa resenha, porque acho que a leitura e vocês merecem isso. Antes de mais nada, eu quero dizer que comecei esse livro de uma forma que há muito tempo não começava, com uma expectativa lá em cima, afinal, eu esperei muito tempo para conseguir lê-lo e vi muita gente falando bem da história. Mesmo sem querer, acabei colocando muita expectativa na leitura e eu me vejo na obrigação de dizer que ela não foi superada. Mas isso, eu acredito, que tenha sido porque eu coloquei uma expectativa quase impossível de ser alcançada. Não sei vocês, mas eu detesto isso, por esse motivo tenho tentado não ter tanta expectativa assim dos livros, mas com essa história foi impossível.

Quero deixar claro, que isso não quer dizer que não gostei do livro, minha avaliação com 5 estrelas não foi atoa. Vou explicar então o que aconteceu. Esperava um livro com muita comédia romântica, algo leve e divertido. E não encontrei tanta comédia romântica assim, e em seu lugar, uma carga emocional gigantesca. O livro, que antes pensava que seria divertido e trivial, aqueles clichês, trata de assuntos muito importantes na sociedade, como o abuso psicológico.

TETO PARA DOIS - BETH O’LEARY

Tiffy é uma pessoa ótima, engraçada, louca e divertida. É impossível não se apaixonar por ela e seus crochês (além do pedreiro que virou designer de interiores), mas ela é muito mais do que isso. Esconde muito mais do que isso. Ela é o exemplo perfeito para quando falamos que um sorriso muitas vezes esconde lágrimas. Não vou falar muito sobre o assunto, para não dar spoilers, mas durante a leitura, descobrimos com a própria Tiffy, muitas coisas sobre a vida dela, que nem ela mesmo sabia. (Afinal os abusos podem sim ser disfarçados até mesmo para quem está sendo a vítima, e acabou os spoilers).

“A arte de escrever cartas. Uma carta é uma coisa… profundamente íntima, não é?”

León, como explicar esse ser? Acho que eu seria a Holly na vida do Leon, afirmando que ele só guarda as melhores palavras para mim ❤️. Leon é um cara maravilhoso e com um coração enorme, mas preciso confessar que não me apaixonei por ele de primeira. Na verdade, fui gostando dele aos poucos, à medida que ele ia interagindo com Tiffy e os outros personagens. Holly, a menininha que o Leon cuida, por ela sim eu me apaixonei de primeira.

Como Tiffy e Leon tem um acordo para que não se encontrem no apartamento, muitas das conversas entre os dois acontece por meio de post-its colocados pelo apartamento. Essas conversas vão de coisas cotidianas até mais profundas. Acho que essa forma de comunicação entre os dois deu um toque especial para a história. É impossível, não ver um post-it e não lembrar dos dois. Outra coisa sobre a história, é que já fazia tempo que não lia nada contemporâneo, e ela é bem assim, inclusive com as temáticas que são tratadas e algumas outras coisas.

TETO PARA DOIS - BETH O’LEARY

 

Eu adoro livros que não são feitos apenas pelos personagens principais, e “Teto para Dois” é um desses livros. Já citei Holly, que é um amor e fez com que eu me apaixonasse por ela de primeira. Mas também temos alguns amigos de Tiffy, como Gerty e Mo, um casal de amigos que tem dividido apartamento e que são bem opostos: Gerty é uma advogada que gosta de tudo organizado, já Mo é um psicólogo que não é bom com a organização. Fiquem de olho nesses dois!

Richie é outro personagem que me encantou, ele é irmão de Leon e o motivo pelo qual Leon precisa alugar o apartamento. Mas o porquê disso, vocês vão ver no decorrer da história, o que eu queria falar sobre ele, que Richie faz com que Leon seja mais leve, em alguns momentos. Rachel, amiga de Tiffy é outra personagem que faz muita diferença no livro e que me fez amá-la e odiá-la várias vezes. Acho que todos os personagens que passaram pela história, deixaram algo, seja bom ou ruim, com momentos marcantes durante o livro.

“Um telefone fixo! Quem diria! Achei que telefones fixos eram relíquias pelas quais pagávamos para ter internet banda larga.”

Apesar de eu ter falado no início que eu esperava mais momentos engraçados, não quer dizer que não teve nenhum. Em vários momentos do livro pude rir com alguns acontecimentos entre Tiffy e Leon. Tiffy por si só, é uma garota muito divertida (apesar da carga emocional que ela carrega) e para mim, ela faz Leon se soltar em várias situações.

TETO PARA DOIS - BETH O’LEARY

Agora vamos para a capa? Antes de mais nada, eu acho a capa do livro linda, massssss, eu custei perceber que havia uma cama sendo representada nela. Sim, eu não olhei a capa e vi uma cama de uma vez, demorei um pouco para isso. Mas ela representa muito a história! Todas as cores que foram colocadas na edição combinaram muito, parabéns Intrínseca, vocês fizeram um trabalho excelente! Apesar de na capa original conseguirmos perceber uma cama bem mais rápido, para mim, a capa da edição brasileira é bem mais bonita (e se parece com outras edições como a da Espanha, a da Polônia, a da Finlândia e a Catalão).

“Teto para dois” foi o romance de estreia de Beth O’leary, no site da autora, ela diz que escreveu ele no trem, enquanto ia e voltava do trabalho, em uma editora infantil. Além de “Teto para dois”, Beth possui também o livro “A troca” que já foi publicado, também pela Intrínseca, no Brasil. Beth teve seus livros traduzidos em mais de 30 idiomas e em seu site, consta que um terceiro livro está por vir, chamado “The road trip”. Depois de ler “Teto para dois” estou ansiosa para ler “A troca” e todos os outros livros que a autora venha lançar.

“Quem iria imaginar? Quando repetimos uma verdade vezes o bastante, quando nos esforçamos o suficiente, um dia funciona.”

Título: Teto para dois
Autora: Beth O’leary
Ano: 2019
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance, Literatura Estrangeira
Nota: 5/5
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário