Distribuidora: BBC | Temporadas: 5 | Status: Finalizada | Gênero: Ficção Científica, Drama | Duração dos Episódios: 45 min | Disponível na Netflix

Os amantes de séries já perceberam que este ano ficará marcado como o das séries finalizadas. Se por um lado é triste ficar sem a história semanal, por outro é um alívio ter um final depois de tanto tempo. Seguindo a lista, que já conta por exemplo com The Vampire Diaries, Switched at Birth, Pretty Little Liars, Scandal e 2 Broke Girls, vem também Orphan Black com episódio final agendado para dia 12 de agosto.

A série canadense de ficção científica conta a história de Sarah Manning (Tatiana Maslany) que, após um período fugindo com seu namorado traficante, retorna à cidade onde se encontram seu irmão e sua mãe adotivos que ficaram tomando conta de sua filha Kira (Skyler Wexler), de 7 anos. Ao chegar na estação de trem, vazia por causa do horário, percebe a chegada de uma mulher que, de costas, tira os sapatos, coloca a bolsa no chão, olha pra ela e pula na frente do trem. O mais chocante de toda a situação deste suicídio é que Sarah percebe que a mulher é idêntica a ela, mas não tem nem tempo de reagir. Por impulso e seguindo seu lado golpista ela pega a bolsa da mulher e vai até sua casa, na esperança de se dar bem. Porém a situação não é tão simples e a jovem se verá envolvida em uma trama que nunca poderia imaginar. O que fazer quando você não conhece o seu passado e encontra seu rosto repetido na multidão?


Eu preciso confessar a vocês que não sei onde estava dormindo que não sabia da existência dessa série. Descobri há duas semanas atrás e com apenas uma coloquei ela toda em dia. Atualmente está sendo transmitida a 5° temporada, sendo que em cada uma delas são ao todo 10 episódios. As 5 temporadas estão disponíveis na Netflix, e os episódios da última são incluídos toda segunda-feira.

É impossível falar sobre a série sem acabar entregando algum spoiler, mas eu vou tentar. Com um misto de genética e alta tecnologia, ela chega propondo algo novo e bastante interessante. Sarah, como protagonista, se coloca em cada situação complicada enquanto deseja apenas a segurança de sua família, família esta que aumenta significativamente de uma forma inesperada com a inclusão de uma cientista, uma dona de casa, uma assassina ucraniana, uma hacker, uma administradora, uma alemã, uma esteticista, uma policial…

Agora um minuto de silêncio em homenagem a uma excelente atriz: TATIANA MASLANY!!! Sério gente, que atriz sensacional. É o primeiro trabalho dela que eu acompanho, mas ela conseguiu me deixar muito impressionada. Já é difícil sensibilizar o público representando apenas um papel, então imaginem representar 8, 9, 10… ao mesmo tempo. Cada um completamente diferente do outro em características físicas, personalidade e até sotaque. Maslany faz isso, e com total maestria que você nem se lembra que é a mesma atriz. Merecidamente ela levou o EMMY de Melhor Atriz em Série de Drama do ano passado (até demorou).

Apesar do meu quarteto preferido de protagonistas HELENA ( sestra ❤), Sarah, Alex e Cosima, a série também tem os divertidíssimos Félix  (irmão adotivo de Sarah – ator Jordan Gavaris) e Donnie (marido de Alex – ator Kristian Bruun), o fiel Art (amigo de Beth – ator Kevin Hanchard), a corajosa Siobhan (mãe adotiva de Sarah – atriz Maria Doyle Kennedy) e o enigmático Paul (marido de Beth – ator Dylan Bruce). Esse talentoso grupo é responsável  pelo imenso sucesso da série, que finaliza sua história com grande aprovação do público (pelo aplicativo TV ShowTime todos os episódios possuem nota maior que 9 – em 10!).

Então é isso, se você estava dormindo igual eu e não conhecia essa série bombástica está na hora de correr e colocar em dia, pois se você também for um amante de tecnologia, genética, drama, suspense e abordagens médicas, não pode ficar de fora desse sucesso.