Sandman e a guerra dos sonhos é o quarto livro da série Os guardiões, do autor William Joyce, publicado pelo selo Rocco Jovem, e que traz as aventuras dos Guardiões da infância, tendo como primeiro livro o foco no Papai Noel (Nicolau São Norte), o segundo trouxe o Coelho da Páscoa (Coelhoberto Pascoal), e no terceiro a Fada do dente (Dentiana). Se você se encantou pela adaptação A Origem dos Guardiões, pode ter certeza de que vai se encantar pelos livros.

Tudo começou quando Breu, o Rei dos Pesadelos e seu exército de Medonhos e Homens pesadelo surgiram com a intenção de perturbar os sonhos das crianças ao redor do mundo, deixando em seu lugar terríveis pesadelos. Para detê-lo, vão surgindo os guardiões, que se juntam nessa batalha épica. Agora é a vez de Sandman acordar…

Já no início, temos o Czar Lunar, ou Homem da Lua, despertando Sandman Soneca, ou João Pestana, como também é conhecido esse serzinbo que parece feito de areia dourada. Devido ao longo tempo que passou dormindo, agora ele tem poderes sobre o mundo dos sonhos, e recebeu a missão para salvar Katherine.

“O tempo passa de maneira estranha quando você está dormindo. Você pode fechar os olhos quando está de noite, depois voltar a abri-los e já ser de manhã. Mas as horas que se passaram não parecem ter demorado mais do que o flutuar de uma folha em uma brisa suave.”

SANDMAN E A GUERRA DOS SONHOS – WILLIAM JOYCE

Katherine é uma jovem órfã que foi levada pelo malvado Breu, após mais uma tentativa de trazer pesadelos às crianças, que foi frustrada pelos guardiões. Ela está presa em um mundo de pesadelos, mas acalenta a esperança de ser salva, mesmo percebendo que seus pensamentos não chegam até os amigos.

E vai ser com Sandman que conheceremos mais sobre o passado de Breu e os motivos que o tornaram o Rei dos Pesadelos, bem como a história da filha dele, conhecida como Mãe Natureza, trazendo o passado de Lorde e Lady Breuner, Emily Jane, os Piratas dos Sonhos.

Katherine sonha com uma cidade dos sonhos, que parece ser a única forma de deter Breu, e essa cidade deveria ser construída no Polo Norte – sim, Nicolau São Norte será o responsável por esse lugar.

“Estranhas, fantásticas e terríveis aventuras são normas gerais dos sonhos. Terras desconhecidas vêm e vão. Sonhos épicos se desenrolam. Guerras são travadas e vencidas. Pessoas queridas são perdidas ou encontradas. Vidas completamente diferentes são vividas enquanto dormimos. E, então, acordamos.”

Sandman e a Guerra dos Sonhos é um livro cheio de mistérios e bem gostoso de ler. Vamos sendo apresentados ao passado do Breu, e quase nos sentimos conectados com ele – é um vilão com um passado trágico, e é fácil entender que ele se torne amargurado.

As descrições dos sonhos são bem líricas, ao mesmo tempo que assustadoras. Sandman é uma graça, e traz muita leveza em meio aos pesadelos que Katherine enfrenta. Mas não é só Sandman que brilha – literalmente… Noiteluz é um personagem querido, e tem uma participação importante na tentativa de resgate da jovem. Ele faz conexões que deixa até mesmo Sandman maravilhado!

Enfim, além do primor da história, o livro segue o mesmo acabamento dos anteriores, a capa tem um acabamento aveludado, várias ilustrações do próprio autor, e ainda traz páginas pretas quando o passado de Breu é contado. A diagramação é perfeita para crianças e jovens, bem espaçada e confortável para ler. Já dá um gostinho de saudade, porque só tem mais um livro da série para encerrar as aventuras dos Guardiões…

“O camaradinha parecia muito simpático, tinha um sorriso radiante. Era um sorriso tranquilizador, que dava a todos que o viam uma sensação de intenso bem-estar. Não exatamente alegria, mas algo parecido com a paz de quem está dormindo.”

SANDMAN E A GUERRA DOS SONHOS – WILLIAM JOYCE

Vale lembrar que os livros são anteriores à história do filme, e por isso ajudam a compreender melhor os personagens, entendendo como surgiram e como se tornaram quem são, justamente o que aparece no filme.

Para finalizar, William Joyce, além de escritor e ilustrador, já trabalhou em grandes produções da Disney/Pixar, entre elas Vida de Inseto e Toy Story, além de levar o Oscar pelo curta de animação ‘Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo’.

___________________________________________________________________________________________________________

Sandman e a guerra dos sonhosTítulo:  Sandman e a guerra dos sonhos
Autor:  William Joyce
Tradução: Viviane Diniz
Ano: 2018
Páginas: 240
Editora:  Rocco Jovens Leitores
Gênero:  Fantasia/Infanto-juvenil
Onde comprar: AMAZON