Vim aqui hoje para falar da minha experiência lendo ‘A Vida Não Me Assusta’, publicação de 2018 da DarkSide Books pelo selo Caveirinha, e isso porque os nossos pequenos também gostam de livros, e de livros bonitos e com qualidade. Essa edição é perfeita seja para um primeiro contato da criança com o mundo literário, ou para aqueles que já são íntimos dos livros – e amam.

 

Como sempre, e já estamos acostumados, a DarkSide Books em matéria de excelência em suas edições não deixa a desejar. Essa edição é super caprichada, em capa dura, e com as ilustrações originais do artista Jean-Michel Basquiat, que partiu muito cedo, vítima de overdose, ainda com 27 anos de idade. Porém sua obra perdura, e ele é considerado um dos maiores artistas dos últimos anos do século XX, uma vez que suas pinturas estão sempre presentes na maioria das exposições ao redor do globo.

DICA DE LIVRO A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU

Jean-Michel nasceu em Nova Iorque no fim dos anos 60, foi um artista norte-americano que começou a rabiscar seus cadernos aos 4 anos de idade. Mais tarde, Jean-Michel começou a pintar rases enigmáticas (e até poéticas) pelos muros de Manhattan, usando o pseudônimo SAMO (same old shit ou na tradução livre ‘mesma merda’).

Agora voltando para minha experiência, eu sou mãe de dois meninos: o Filipe que tem 5 anos, e o Adam que fará 3 agora em outubro. Nós somos dois leitores incorrigíveis aqui em casa, e tanto meu marido quanto eu, sempre presenteamos os nossos filhos com os mais diversos tipos de livros desde os primeiros dias de vida. Logo que o Filipe nasceu, meu marido trouxe aqueles livrinhos com texturas para que a criança desenvolva a sensibilidade no tato.

Depois vieram os de tecido, os emborrachados, os encadernados, os livros com pop-up, aquarela… Enfim! Nunca deixamos os meninos sem o contato com livros, e eles estão crescendo admirando esse universo. Além de sempre ter um dos pais com livros na mão, o que é um estímulo a mais – o primeiro exemplo.

“Nada na vida me assusta.”

Meu filho mais velho é autista, e ele tem uma relação toda especial com os itens e brinquedos que pra ele se tornam especiais. Quando recebi ‘A Vida Não Me Assusta‘ para ler com meus filhos, eu logo fantasiei qual seria a relação de amizade que Filipe iria desenvolver com esse livro. E minhas expectativas foram superadas. Em primeiro lugar eu li o livro e fui passando as páginas com ele, para que ele pudesse visualizar as pinturas de Jean-Michel.

O contexto do poema de Angelou casadas com as imagens concede a criança uma chance de materializar o que estão ouvindo da boca da mamãe. Tornando-se um conceito concreto, é possível ter uma compreensão da mensagem que se quer ser transmitida, mesmo sendo uma criança de 5 anos e no espectro autista.

Maya Angelou nasceu no Missouri (USA) em 1928. Ela foi poetisa, cantora, dançarina, atriz, dramaturga, compositora e é um dos principais nomes da história do ativismo negro nos EUA, chegando a trabalhar com Martin Luther King e Malcolm X.

“Panteras atrás do muro
Estranhos no escuro
Não, eles não me assustam nada.”

DICA DE LIVRO: A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU

Os livros demandam uma compreensão lógica, psicológica e filosófica daquilo que o autor está interessado a nos passar. Como pais, temos o papel de através da fantasia e do lúdico, interpretar essas considerações que o autor quer informar para a criança, pois temos as formas mais individuais e pessoais de saber como nossos filhos compreendem o meio em que vivem, agora, quando ainda “dependem” da nossa interpretação de mundo.

 

Às vezes as histórias nos trazem metáforas e códigos, às vezes o autor é literal e descreve literalmente o que pensamos e sentimos. E no caso de Angelou podemos perceber que a autora busca uma forma de instigar a coragem no dia-a-dia do pequeno leitor. Ela descreve diversas situações que poderiam acarretar um medo profundo em uma criança – medos reais, e medos imaginários, fantasiosos.

Para a autora, que em vida foi uma resiliente, essas coisas todas não conseguem assustar esse leitorzinho. Ela sabia do que estava falando e acreditava realmente que se lutarmos, e se perseverarmos, nada na vida pode nos assustar. O livro trouxe esse poema que reforça para as crianças de diversas idades, que elas podem enfrentar seus medos! Incentivo não falta...

“Dragão soprando chama
Ao pé da minha cama
ISSO NÃO ME ASSUSTA NADA,
Eu grito SAI!
E correndo ele vai
E faço zoeira
Da sua carreira
Eu não vou chorar
Ele terá de voar
E eu me divirto
Com o seu faniquito
NADA NA VIDA ME ASSUSTA.”

LIVRO INFANTIL: A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU

Então, o que aconteceu aqui, foi algo pautado pela empolgação de um livro novo, pela alegria de ir reconhecendo alguns significados dos desenhos de Jean-Michel, e pela concentração – mesmo que eu precisasse chamar a atenção para o texto algumas vezes – pela mensagem do poema que fui recitando conforme analisávamos as páginas. Filipe ficou muito feliz em ter o livro, em folhear sozinho as páginas por diversas vezes (de trás pra frente e de frente pra trás), e posou para fotos abraçadinho em seu exemplar.

Nossa história não terminou aqui, ou no fim desse livro. Ele ainda será lido por diversas e diversas vezes, os desenhos serão imitados e o livro será o melhor amigo do Filipe por um longo tempo. É assim que as coisas funcionam aqui na nossa casa.

Eu acredito muito na literatura infantil, em fornecer condições para a criança ir desenvolvendo seu senso crítico, seu senso de interpretação. E que essas ferramentas um dia tornarão esse pequeno indivíduo – e leitor – em alguém capaz de interpretar o contexto em que vive, e buscar modifica-lo de acordo com a necessidade do momento. Incentivar a leitura para as crianças desde pequeninos é primordial para esse desenvolvimento emocional, social e cognitivo. É auxiliar na “construção” de um ser humano que saberá discernir melhor os caminhos da vida.

“Não me mostrem sapos e cobrasE esperem que eu grite.O medo, se aparecer,Só nos meus sonhos existe.”

LIVRO PARA CRIANÇAS: A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
~ Bamberger

_______________________________________________________________________________________________________________

Titulo: A Vida Não Me Assusta 
Autores: Maya Angelou, Sara Jane Boyers e Jean-Michel Basquiat
Ano: 2018
Páginas: 48
Editora: DarkSide Books
Adicione a sua lista do Skoob
Onde comprar:Amazon