Chegou às livrarias ontem o lançamento da editora Galera Record Um de Nós Está Mentindo, um YA de suspense investigativo ambientado em uma escola de ensino médio. Com a proposta de uma leitura eletrizante e cheia de peças soltas para que o leitor encaixe, estou aqui para dizer como esta foi uma leitura viciante, que terminei em apenas um dia.

O Colégio Bayview, como todo colégio americano, possui seus grupos bem definidos: os nerds, os populares, os atletas… Mas acontece que Bayview tem um detalhe a mais, um aplicativo de fofocas chamado “Falando Nisso” (que sempre está certo) que não deixa passar nada e não perdoa nenhum deles, criado e gerenciado por Simon. O colégio tem também um rigoroso controle tecnológico e, mesmo sabendo da regra de não levar celular para a sala de aula, certa manhã um celular é encontrado “misteriosamente” na mochila de 5 alunos: o odiado Simon, a nerd e candidata às melhores universidades Bronwyn, o astro do beisebol Cooper, a bela e popular Addy e o desajustado e traficante de drogas Nate.

O distinto grupo é obrigado então a cumprir detenção, apesar das reivindicações de inocência, e a situação se agrava quando inesperadamente Simon morre dentro da sala onde estão apenas os cinco. A perícia aponta que sua morte não foi acidental, e para piorar existia um post com fofocas bombásticas sobre os outros quatro alunos programado para ir ao ar no dia seguinte. Agora eles são os principais suspeitos e a investigação corre para descobrir quem está mentindo, quem tinha mais a perder… Quem matou Simon?

“Não confiamos uns nos outros, isso é bastante óbvio.”

Quando a editora iniciou a divulgação deste livro no mês passado, houve um boom de compartilhamentos no facebook e confesso que já estava super ansiosa pela leitura antes de receber a prova da história. Tudo na sinopse me chamou a atenção, principalmente a possibilidade de iniciar sabendo quem são os quatro principais suspeitos, e ainda mais por avançar na história em primeira pessoa através da visão de cada um deles. A construção da história dessa forma a torna muito mais especial, um verdadeiro quebra-cabeças.

Os personagens principais são muito bem trabalhados (já os secundários nem tanto) e é muito fácil se pegar avaliando seus motivos de esconder determinados segredos ou se identificar com seus problemas. Além disso, através da ambientação escolar e a trama envolvendo adolescentes, “Um de nós esta mentido” trata de diversos temas extremamente importantes nos dias atuais (que não vou citar nenhum para não direcionar a leitura de vocês). Mas vamos a minha ressalva, pois teria sido um excelente livro se a autora tivesse conseguido trabalhar corretamente todos estes temas, não banalizar nenhum deles. Quando se insere tantos assuntos tabu/necessários é preciso tomar cuidado.

Apresentando uma leitura rápida, fácil e muito instigante, a história é uma boa pedida para os fãs de mistério e investigação com uma boa pitada de intrigas e segredos, principalmente para aqueles que gostam de séries como Pretty Little Liars e Gossip Girl.

_______________________________________________________________________________________________________________

Título: Um de Nós Está Mentindo
Autora: Karen M. McManus
Ano: 2018
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Adicione a sua lista do Skoob
Onde comprar: AMAZON