Trata-se de um livro sobre comunicação e sei que falar em público representa um pesadelo para muita gente. Eu por exemplo até falo quando é necessário, mas não sou nenhum modelo de desenvoltura. Também sei que algumas pessoas apresentam mais facilidade que outras quando o assunto é dar uma palestra, mas penso que até os bons palestrantes podem sempre melhorar.

O livro “TED Talks” traz informações interessantes para quem precisa ou deseja falar em público. Mas o que é TED? Caso você esteja curioso o livro nos diz que o nome TED surgiu da realização de uma conferência anual com palestras sobre Tecnologia, Entretenimento e Design. Então TED se tornou um programa que reúne e compartilha ideias sobre um “estilo” de palestrar, visando os melhores meios de disseminar ideias.

O livro ressalta a importância da retórica e auxilia o leitor com informações úteis ao desenvolvimento da competência comunicativa, mas deixa claro que apesar das dicas, ser autêntico é fundamental. As páginas estão cheias de exemplos bons e ruins para que os leitores possam compreender em que devem ou não apostar.

TED Talks parece uma apostila de estudo, possui sumário, os assuntos estão bem divididos, dentro dos capítulos encontramos títulos e subtítulos, trechos em destaque, notas de rodapé… Tudo isso facilita bastante a organização das ideias e a localização dos assuntos. Palestrantes que utilizam o “estilo” TED são constantemente citados na obra e no fim do livro há um apêndice com o endereço eletrônico e título das conferências mencionadas para que o leitor interessado possa assistir e se inspirar.

Obviamente não existe uma fórmula mágica capaz de transformar da noite para o dia uma pessoa em um excelente palestrante. O que o autor oferece são ferramentas capazes de auxiliar o orador, mas caberá a ele reconhecer em meio às dicas o que melhor se adapta ao seu perfil e também ao seu público. Dentre essas ferramentas estão: Sintonia, narração, explicação, persuasão e revelação, todas detalhadas uma a uma.

Para ajudar aos palestrantes o livro apresenta dicas de como elaborar bons slides, como se preparar para uma palestra, a importância do ensaio, como começar e terminar uma palestra… Dicas de como envolver a plateia, provocar curiosidade, ser cativante… Como se comportar no palco, como se vestir, controlar o nervosismo, ter mais segurança, falar da melhor forma possível… O livro também aborda o papel da tecnologia, mencionando as mudanças e as facilidades que ela proporciona.

Em meio a essa infinidade de informações e dicas voltadas aos que desejam palestrar o livro toca em um ponto interessante: Dar uma palestra é doar uma ideia. Isso me fez pensar o quanto somos únicos. Nossas vivências nos tornam especiais e por isso temos relatos únicos a oferecer.

Existe uma infinidade de pessoas pelo mundo, com experiências originais, enriquecedoras, mas que em muitos casos não sabem como repassar as informações que carregam. São verdadeiros tesouros presos em cada íntimo. Por isso acho bem importante a função de livros assim… Quando eles colaboram para o aprimoramento da fala do outro, fazem com que informações relevantes possam ser repassadas da melhor forma possível. Já imaginou um mundo em que as melhores ideias sejam compartilhadas por bons palestrantes? E então, você leria um livro assim? Gostou da resenha? Que venham muitas outras resenhas, pois temos um ano inteirinho pela frente! Beijo da Nat. 

Esta resenha foi escrita pela Nathalia quando ainda estava no Blog.

_______________________________________________________________________________________________________________

Título: TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público
Autor: Chris Anderson
Ano: 2016
Páginas: 240
Editora: Intrínseca
Autoajuda
Negócios e Empreendedorismo  
Adicione ao Skoob 
Onde comprar: AMAZON