Só Escute, escrito por Sarah Dessen, retrata a história de uma família aparentemente perfeita, tipo aquelas famílias de comerciais de margarina, sabe! A história traz assuntos como violência, distúrbio alimentar, aceitação, isolamento e timidez. Na trama conhecemos a jovem Annabel, a caçula de três irmãs;
Devido à insistência da mãe, todas as filhas se tornaram modelos. Annabel é uma jovem que não consegue expressar o que sente, guardando seus sentimentos e emoções para si. Ela ficou conhecida por todos como a garota que tinha tudo, devido a um comercial que a retratava dessa forma…
… Porém o que ninguém imaginava e que ela perdeu tudo. Sua família perfeita e a amizade com Shophie e Clarke. Clarke era sua amiga desde a infância e Shophie, com seu gênio difícil, era sua amiga a um bom tempo. Houve um desentendimento entre elas e Annabel não teve coragem de dizer a verdade resultando na separação entre elas.

“Eu omitia as coisas ou simplesmente
mentia para evitar conflitos.”
Em meio a tantas questões Whitney, irmã do meio, sempre calada e centrada, deixa a família em pedaços por apresentar um distúrbio alimentar… Já Kirsten, a mais velha que é falante e cheia de atitude, começa a ver um mundo diferente, desistindo da carreira de modelo. Desistir da carreira e algo que Annabel também queria, mas não tinha coragem de dizer a sua mãe.
Assim vamos acompanhando os dilemas da personagem, que às vezes acaba se omitindo por medo de ser incompreendida e se esconde atrás da máscara da perfeição. Terá Annabel força e coragem o bastante para enfrentar de vez os próprios problemas ao invés de simplesmente tentar fugir ou ignorá-los? Observando a personagem podemos pensar se estamos tendo a coragem que gostaríamos que ela tivesse.
“Se fizer a
escolha errada, você só pode culpar a si mesma pelas consequências.”
A personagem não tem ninguém para conversar e não consegue se abrir com sua família, ficando cada vez mais retraída e isolada. Ate que conhece Owen, um rapaz alto, estranho, obcecado por música e que tem como lema sempre dizer a verdade. Com ajuda desse amigo inesperado, Annabel irá começar a encarar a verdade e enfrentar barreiras até então difíceis de destruir.
A escrita de Sarah é agradável e fluida. Gostei da capa, apesar de simples. A trama tem uma cara jovem. As letras grandes e as folhas amareladas tornaram a leitura mais confortável e rápida. O texto e narrado em primeira pessoa por Annabel e ler sobre os acontecimentos de sua vida despertou minha curiosidade. Acredito que a obra irá agradar a leitores que se identificam com o gênero YA.
“Invejava
a franqueza fácil dele a capacidade de se abrir para o mundo em vez de se
fechar cada vez mais.”

Como eu disse em minha
última resenha, estou grávida, e com isso minha rotina mudou e não tenho mais
lido como antes… Mas convidei uma amiga chamada Fernanda Alves para trazer
este texto para vocês. Ela leu e resenhou Só Escute com muito carinho. Espero
que vocês gostem da dica de leitura! Beijos da Nat.

 

Essa matéria foi escrita por  Nathalia enquanto ainda era colunista do Coisas de Mineira 
________________________________________________________________________________________________________________
Titulo: Só Escute
Autor: Sarah Dessen
Ano: 2017
Páginas: 352
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção, Jovem adulto,  Literatura Estrangeira, Romance