Querido Evan Hansen, hoje vai ser um dia bom e vou dizer por quê…

Inspirado no musical da Broadway de mesmo nome, “Querido Evan Hansen” é um  livro que promete uma história emocionante e divertida, com lições grandiosas ainda que possua uma narrativa simples. Como grande fã do musical, estava super ansiosa pela leitura.

Evan Hansen é um garoto de 17 anos tímido e introvertido, que não possui nenhum amigo. Mora apenas com a mãe, pois ambos foram abandonados pelo pai há alguns anos. Mantém uma paixão secreta por Zoe, que estuda com ele, e está se preparando para início do último ano do ensino médio.

“Vai saber? Talvez este seja mesmo um dia incrível, afinal.”

QUERIDO EVAN HANSEN - VAL EMICH

Como tarefa de seu psicólogo, Evan escreve toda manhã uma carta motivacional para si mesmo, embora não esteja convencido da eficiência delas. Acontece que por um engano, uma de suas cartas vai parar no bolso de Connor, o “garoto-problema” da escola. Nessa carta, inclusive, ele fala de Zoe, que é irmã de Connor!

Porém, Connor comete suicídio. E seus pais encontram em seu bolso a carta endereçada a Evan e entendem que eles eram melhores amigos. Assim começa uma enorme confusão na vida do garoto. Tomados pela culpa, os pais de Connor querem se aproximar de Evan para saber mais sobre o filho. Evan, no entanto, não tem coragem de desmentir a história e magoá-los. E em meio a tudo isso ele passa a ser visto, tanto na escola quanto por Zoe. Mas não está tranquilo com sua consciência.

“Mas por que Zoe faz isso comigo? Ela não é exatamente uma menina maravilhosa e popular. É só normal. Não normal no sentido de ser sem graça. Normal no sentido de ser real.”

Foi uma surpresa muito agradável para mim saber que o lindo e premiado musical viraria livro. Dos mesmos criadores do musical, o livro segue uma linha bem fiel, sendo alguns diálogos a própria transcrição das músicas da peça. Isso foi muito emocionante, um encaixe perfeito.

Em contrapartida, o livro também trouxe a oportunidade de trabalhar melhor outros personagens. Ao entender suas motivações e sentimentos, inclusive de Connor, a história ficou bem mais sensível e tocante. Os núcleos familiares são mais explorados, o que promove identificação e sensibilização.

“Queria que tudo fosse diferente. Queria fazer parte de alguma coisa. Queria que alguma coisa que eu digo fosse importante, pra quem quer que seja. Sério: alguém perceberia se eu desaparecesse amanhã?”

QUERIDO EVAN HANSEN - VAL EMICH

Evan é um protagonista bondoso e real, cheio de inseguranças e medos. Ele é inserido em uma situação contra a sua vontade e não consegue sair, embora sua situação social tenha melhorado muito, por medo de magoar as pessoas. Seu bom coração é a peça chave de identificação dos leitores, pois é fácil torcer por ele, sentir com ele.

Zoe também é uma gracinha, sensível e honesta. Ela não é a popular da escola, é uma menina legal, toca na banda da escola, e vive por seus interesses. Se ressente de não ter alcançado Connor quando teve tempo. Jared é hilário, o alívio cômico de toda a história. Seus conselhos e comentários para o pobre Evan fazem a gente morrer de rir.

“Olho pra ela e depois para o Sr. Murphy e para Zoe, soltando todo o ar do peito, e digo exatamente o que estão querendo ouvir.”

Enfim, “Querido Evan Hansen” é uma história de vida. Apesar de lidar com temas tão fortes, faz isso com uma leveza de encantar o coração mais fechado. É uma leitura essencial e especial! Tendo a oportunidade, assistam e procurem também sobre o musical, que foi o grande vencedor de vários prêmios do Tony de 2017 (principal premiação do Teatro Musical). Inclusive, a cantora Katy Perry regravou a música de abertura da peça. Deixo traduzida aqui acima, pois ela resume muito bem o espírito de Evan Hansen!

____________________________________________________________________________________________________________________

Titulo: Querido Evan Hansen
Autor: Val Emmich
Ano: 2019
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção, Jovem adulto
Adicione a sua lista do Skoob
Onde comprar: Amazon