Em Não é só uma história de amor , a autora e também youtuber Mariana Sampaio traz a história de duas garotas: uma se passa no passado e outra no presente. Na verdade, Cláudia é mãe de Laura, e a história do passado que é contada nos faz entender a reviravolta que ocorre logo no começo da história.

 “ – Poxa! Eu queria ter um terço do seu alto astral .
– Você tem. Taí dentro de você. A gente tem de tudo um pouco. Alegria, tristeza, esperança, medo, rancor, generosidade. Às vezes, é mais fácil cultivar nosso lado negativo. Mas eu insisto na alegria porque sou teimosa. A alegria é transgressora.”

Laura é uma garota que cresceu tendo o que queria. Mesmo morando em Santa Rita, uma cidade que ela classifica como “cafundós do Judas”, viveu cercada de muito amor e cuidado, até se mudar para São Paulo para cursar Comunicação Social. Ainda na faculdade, conheceu seu melhor amigo, Beto, e desde então se tornaram inseparáveis. Beto teve que dar duro para chegar à cidade grande, e essas diferenças que eles têm servem para manter a amizade ainda mais forte.

Eles trabalham juntos numa emissora de TV, e, logo no começo do livro, estão em êxtase devido a promoção de Beto à “moço do tempo”. Entretanto, as coisas não saem exatamente como esperavam e no meio do caminho entre a casa e o estúdio, Laura conversava no celular com a mãe que diz ter uma algo importante para contar. Distraída, ela atravessa o sinal vermelho e um carro bate na sua lateral. Beto tem que ir, e a deixa conversando com o tal de Júnior, que é um ignorante sem precedentes. Mas não é que ele é bonitinho? E essa não será a última vez que eles vão se encontrar.

Enquanto isso, Cláudia está super interessada pelo garoto recém chegado de Londres na pacata Santa Rita. Ele tem aquele ar blasé que está tão na moda, soprando a fumaça do seu cigarro de lado, com o cabelo caído no olho. Ela faz de tudo para se mostrar parte do mundo dele, mas depois acaba descobrindo que ele não está interessado nela.

Por causa dessa decepção, outro garoto consegue atrair a atenção dela. Mas enquanto ela não consegue parar de pensar no rebelde RenatoPedro está caidinho por ela. Por causa do humor do destino, os três acabam se tornando super amigos. Mas a vida dos dois traz certos planos que não se aplicam à Cláudia. O que acontecerá aos melhores amigos depois de idas e vindas?

Skoob

Não é só uma história de amor mostra como duas pessoas podem ser intimamente parecidas, mesmo vivendo em tempos diferentes. O que eu noto nesse livro é que ambas têm aquele espírito livre, sabe? São daquele tipo de pessoa que não consegue se contentar com pouco, nem ficar satisfeita a fazer parte de algo pequeno.

A questão é que isso, isoladamente, é um aspecto muito interessante. Porém, no livro, Laura acaba se mostrando meio mimada, e quando ela toma uma decisão radical, tudo acontece muito bruscamente. Tudo começa a se encaixar e as coisas dão super certo, o que deixa o livro com um teor meio “sonhador demais”, quando era para ser um romance completamente crível.

Outra coisa que me incomoda no livro é a escrita. Os capítulos são intercalados entre o presente e o passado, e os capítulos que se passam no passado são os meus favoritos. Eles têm uma suavidade na escrita que não é vista nos capítulos passados no presente. Nestes a autora fez uso de uma linguagem bastante casual com gírias e expressões frequentes, com o objetivo de deixar tudo mais atual e mais próximo do real, eu imagino.

Acredito que seja uma coisa muito particular minha, mas foi algo que me deixou totalmente decepcionada porque embora a história tenha um bom potencial, a linguagem “atual demais” pareceu forçada e não funcionou (bem, pelo menos não comigo).

“ – Taí uma frase que eu nunca tinha ouvido: ‘a alegria é transgressora’. Mas não é fácil ser transgressor no mundo que a gente vive.”

NÃO É SÓ UMA HISTÓRIA DE AMOR - MARIANA SAMPAIO

A edição é muito, muito bonita. A capa contém vários elementos que conversam perfeitamente com os fatos descritos no livro e o título em alto-relevo azul se destacou bastante no rosa, dando um ar bastante atual para o livro. As divisões entre passado e futuro ficaram lindas e a letra tem um ótimo tamanho, além das páginas serem amareladas, o que facilita bastante a leitura.

E vocês, ficaram interessadas para saber a história de Laura?

Esta resenha foi escrita pela Lorhayne quando ainda estava no Blog. 

_______________________________________________________________________________________________________________

Título: Não é só uma história de amor
Autora: Mariana Sampaio
Ano: 2016
Páginas: 208
Editora: Outro Planeta
Gênero: Romance
Adicione ao Skoob
Onde comprar: AMAZON