Em As Terras Mágicas de Midendhil – A Missão do Último Guardião conhecemos Leonardo Ghebo está no primeiro ano do ensino médio e é um garoto que tem uma vida normal: tem uma família que adora, sofre bullying do valentão da escola e tem um crush gigante pela melhor amiga, Maya. Há pouco tempo Leo, descobriu que foi adotado por seus pais quando criança, além da descoberta o garoto começou a ter também sonhos, ou melhor, pesadelos com monstros. O que ele não sabe e vai descobrir logo é que esses sonhos não são apenas fruto da sua imaginação e que tudo isso está ligado às suas origens.
“Seja claro e brilhante como o Sol, como a Lua, como a água. Reflita aquilo que você tem no seu coração. Lembre-se de que sempre há esperança.”
“As Terras Mágicas de Midendhil – a missão do último guardião,” é o primeiro livro lançado no Brasil do autor italiano Davide Simón. A história começa se passando em Toscana, na Itália, antes de sermos transportados com Leo para as terras mágicas de Midendhil: um lugar cheio de criaturas mágicas que o garoto nunca pensou ser real. A primeira impressão que tive ao ler a sinopse do livro, foi que tinha pegado um livro típico de fantasia, com um pouco de ação, o que não foi bem assim. Entre as descobertas do garoto e o caminho que ele percorreu para chegar ao seu destino, demorou para a ação chegar, e quando chegou o livro acabou.
Foi uma pequena decepção, porque alguns personagens que foram mencionados acabaram não aparecendo, me deixando com um gostinho de quero mais. Acredito que essa tenha sido a intenção do autor, fazer os leitores ansiarem por uma continuação que precisa ter. Apesar disso, o livro não foi ruim, a história acabou sendo instigante e bem amarrada com um final muito bom.

Um ponto positivo do livro é a linda Maya, descrita como uma menina morena com os cabelos cacheados – sou uma pessoa que custou assumir os cachos do próprio cabelo, então adoro quando nos livros vejo essa representação. O ponto fraco é que às vezes Leonardo fica confuso, o que me levou a confusão várias vezes no livro também, além disso, acredito que Maya merecia um papel mais forte, mais determinado, além da menina que acabou acompanhando o amigo na aventura

________________________________________________________________________________________________________________
Título: As Terras Mágicas de Midendhil – A Missão do Último Guardião
Autor: Davide Simon Mazzoli
Ano: 2016
Páginas: 432
Editora: Benvirá
Gênero: infanto-juvenil, fantasia, aventura
Herica Lima
Parece ser uma história boa com personagens bons, porém faltou o autor trabalhar mais na história.
Ainda não li e nem conhecia o livro, mas agora que li sua resenha vejo que gostou só que a trama deve ter ficado meio sem explicação e os personagens secundários merecem atenção também!
Beijoss
Ana Elisa Monteiro
Ei Herica, sempre fico um pouco chateada quando a história é boa, mas vejo que poderia ter sido trabalhada um pouco mais. Espero que tenha continuação e que traga um pouco mais de protagonismo de outros personagens.
Obrigada pelo comentário 🙂
RUDYNALVA
Elisa!
Apesar de ser um livro de fantasia com aventuras e tudo o mais, me parece que o autor se utilizou de uma jogada de marketing para vender mais livro, annciando que teriam mais personagens do que realmente apareceram no livro.
Desejo uma semana maravilhoso!!
“O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
Ana Elisa Monteiro
Ei Rudy, acho que talvez ele tenha acabado deixando para que os personagens aparecessem mesmo na continuação e deixar aquela vontade de querer saber mais em quem estava lendo.
Obrigada pelo comentário 🙂
Any
Não curto livro infanto-juvenil, acredito que é por isso que não me interessei pela trama de A Missão do último Guardião e nem fiquei curiosa para conhecer a história de Leonardo e acompanhar suas descobertas… Mas quem sabe eu mude de ideia após ler resenhas sobre o próximo volume dessa série?! Contudo, no momento esse livro não vai para a minha lista de leitura…
Abraços!
Ana Elisa Monteiro
Ei Any, entendo o porque de não ter adicionado para a sua lista, e vamos ver o que a continuação irá trazer, não é?
Obrigada pelo comentário 🙂
Jessica Borges
Olá! Não gosto muito desses livros bobinhos feitos para um publico mais jovem, apesar de amar fantasias. Acredito que um dos motivos que levam alguém a comprar um livro com essa premissa seja a promessa de aventura e é bem decepcionantemente quando isso não acontece. Não pretendo ler agora, mas não descarto a possibilidade de ler futuramente. Bjos!
Ana Elisa Monteiro
Ei Jessica, é realmente um pouco decepcionante quando você espera toda uma aventura e não vê muito disso. Se animar ler, depois me conta o que achou.
Obrigada pelo comentário 🙂
Cristiane Dornelas
Já gostei que no começo do livro tenha esse cenário na Itália. Ahh chamou atenção. Mas a fantasia da história parece um pouco…bem, tem que ler sem esperar muito pelo visto. Pelo menos parece que dá uma boa curiosidade ao ler, mesmo tendo umas coisas que possam deixar a gente decepcionado. Não fui com a cara de largar personagem de lado quando poderia ter um desenvolvimento maior pra eles, mas se tiver continuação isso até dá pra relevar, dependendo de como seja. Não sei se seria um livro que leria assim de cara, mas ele tem uns pontos que chamam minha atenção.
Ana Elisa Monteiro
Ei Cristiane,
Realmente ele tem uns pontos que chamam a atenção e outros que decepcionam até demais. Vamos esperar para ver se virá uma continuação da história.
Obrigada pelo comentário 🙂
Franciele Débora
Olá! Tudo bem?
Falou em fantasia meu coração já faz um tum tum forte kkkk
Amo esse gênero e posso dizer que amei a premissa do livro sobre os sonhos serem reais e gostaria de saber de onde ele veio, quem são seus pais verdadeiros. Sobre essa pequena falha aonde os personagens são citados e não aparece na historia acho que também ira me decepcionar um pouco. Mas acho que pode ser uma ótima leitura e já adicionei na minha listinha.
Ótima resenha, beijos.
Ana Elisa Monteiro
Ei Franciele,
Também sou uma fã de fantasia viu. A premissa do livro é muito boa, acho que se vier um segundo livro por ai vai nos ajudar a entender a história realmente. Se ler, depois me conta o que achou.
Obrigada pelo comentário 🙂
Marlene Conceição
Oi.
Eu gosto muito de livros de fantasia e achei uma pena que o livro não foi totalmente 100% para você, eu também gosto quando os livros falam sobre se assumir do jeito que é, os cachos são meu ponto fraco em tudo, achei muito triste o fato de que foram mencionados alguns personagens que depois não apareceram, enfim, gostei.
Mas não sei se leria.
Bjs.
Ana Elisa Monteiro
Ei Marlene,
Fico feliz que tenha gostado da resenha. Foi muito triste mesmo os personagens que ficaram de fora e a história que ficou no ar, criei várias teorias para eles.
Obrigada pelo comentário 🙂
Stephanny Manini
Então não sou muito fã de fantasia, mas ando me surpreendendo muito nesse gênero e de maneira positiva, pela sua resenha fiquei com vontade de ler o livro, e capa chama atenção e infelizmente já ouvir comentários ruins sobre o livro mas pretendo ler e ter o meu ponto de vista para saber se é bom. Obrigado pela dica =)
Ana Elisa Monteiro
Ei Stephanny,
Fico feliz que tenha gostado da dica. Fantasia é um gênero que gosto muito então. Também gostei muito da capa, o livro tem seus pontos negativos, mas a premissa da história é boa. Se ler, vem me contar o que achou depois.
Obrigada pelo comentário 🙂
Alison de Jesus
Olá, apesar das evidentes semelhanças com Percy Jackson, a obra possui traços singulares que chamam atenção, ainda que peque no quesito ação. Acredito que o autor fará, se não uma série, uma trilogia, dado o final abrupto do livro. Beijos.
Ana Elisa Monteiro
Ei Alison,
Espero mesmo que tenha continuação para não deixar tudo assim jogado. Eu não tinha visto muita semelhança com Percy, acho que porque eles tem mais ação do que nesse livro.
Obrigada pelo comentário 🙂
Bárbara Vitória
Tem cara de ser um livro não muito bom. A capa tá muito igual a da grande maioria de fantasia juvenil da atualidade. O fato dele ter colocado uma mulher negra como mera acompanhante do amigo confuso me deixa chateada. Talvez pra quem goste do gênero como está atualmente e dessa pegada de decepcionar o leitor seja interessante, mas para mim parece um livro do qual eu fugiria.
Ana Elisa Monteiro
Ei Bárbara, também fiquei chateada quando ele não deu um protagonismo maior para a Maya viu. Ela merecia mais voz e ação no livro.
Obrigada pelo comentário 🙂
Jois Duarte
Que capa linda! Eu gostei pq parece representar bem a Maya, como vc citou a descrição. Enfim, parece que agora é algo de praxe que todo herói, ou quem tem um grande poder, tenha de ter sofrido ou esteja sofrendo bullying. Não to reclamando, pelo contrário é ótima pra que se entenda de uma vez que bullying não brincadeira Outra coisa que adoro é o mote amigos que se apaixonam ou que um goste do outro e não seja recíproco
Ana Elisa Monteiro
Ei Jois,
A capa ficou linda mesmo, e a Maya é uma personagem que tem tudo para ser maravilhosa. Bullying é uma coisa muito séria, e é bom os livros abordando para que nossos jovens pensem bem antes de fazer ou de ficar calado sofrendo com isso.
Obrigada pelo comentário 🙂
Davide Simon Mazzoli
Hi there, this is Davide Simon, the author of the book of your review. I'd like to thank you to take the time to review my book and want to reassure you about some aspects. This is the first volume of a long saga, the second is already finished and the third is in writing stage. Of course all the unsolved mysteries will be revealed by the end of the saga, nothing you have read in the first book is there for nothing. I'm sure you will be surprised! Take care and thank you for reading! http://www.midendhil.com/
Ana Elisa Monteiro
Hey you, Davide. Thank you for reading and commenting on my review. I'll wait for the next book, to accompany Maya and Leonardo on this journey they will have. Take care too.
Thanks for the comment 🙂
Samanta Samy
Primeiro: adora literatura fantástica.
Segundo: sou apaixonada pela Itália.
Terceiro: que capa linda!
A representação da personagem feminina, o local onde a história se passa… Já quero ler!!!!
Ana Elisa Monteiro
Ei Samanta, esses três pontos realmente são muito bons. Quando ler, voltar aqui para me falar o que achou viu?
Obrigada pelo comentário 🙂
pamela mendes
Confesso que não fiquei com muita vontade de ler esse livro. Eu não sou muito fã de livros de aventura, e acho que eu ia me incomodar muito com isso do autor ter deixado muita coisa para o próximo livro, odeio livros que fazem isso =P
Bjss ^^
Ana Elisa Monteiro
Ei Pamela, é realmente chato quando eles deixam as coisas para os próximos livros, principalmente com essa incerteza se iremos tê-lo no nosso país ou não.
Obrigada pelo comentário 🙂
Aline Teixeira
Olá Ana Elisa! Lendo a resenha esse livro me lembrou muito de Percy Jackson e os olimpianos, mas a história tem sua originalidade também. Como uma amante ávida de aventura e fantasia fiquei com muita vontade de ler o livro, mas vou aguardar para que saiam as continuações (por que com certeza irá ter). O início da história ser na Itália já me fez ter um carinho todo especial pela trama pois morro de vontade de conhecer o país. Beijos
Ana Elisa Monteiro
Ei Aline, o autor comentou ali em cima dizendo que terá um segundo e que ele já esta escrevendo o terceiro. Vamos esperar para que saia aqui no Brasil também né. É a segunda pessoa que fala sobre Percy gente hahaha.
Obrigada pelo comentário 🙂
Gislaine Lopes
Oi Ana,
A história parece bem clichê e trás todos os elementos que estou acostumada a ver em livros juvenis deste gênero. Mas a ambientação diferente pode fazer com que a história tenhas seus destaques. Outro ponto que terei que ressaltar é a representatividade de Maya, pois é algo ainda pouco visto em livros. Leonardo ser confuso pode ter a ver com o fato do autor não ter desenvolvido bem o personagem ou é algo da característica e idade do mesmo. Para um primeiro livro de uma série todos os elementos para deixar o leitor curioso pela sequência estão presentes, mas talvez tenha faltado um pouco mais de aproveitamento por parte do autor para fazer uma história mais interessante.
Ana Elisa Monteiro
Ei Gislaine, a representatividade da Maya realmente foi muito boa. É difícil encontrar algo assim em um livro. Vamos ver como o autor irá desenvolver esses dois personagens no próximo livro.
Obrigada pelo comentário 🙂
Maria Alves
Gostei dessa capa, adoro ação pena que ela demora para chegar acho que deixa a leitura bem eletrizante. Pena Maya não ter tido tanto destaque gosto quando as personagens femininas mostram a que veio rs. Mas mesmo assim fiquei curiosa em ler, gosto muito de fantasia.
Ana Elisa Monteiro
Ei Maria, eu também adorei a capa desse livro. E fico feliz por ter te deixado curiosa para ler. Estou esperando que Maya tenha mais atitude e voz nos próximos livros. Vamos ver não é?
Obrigada pelo comentário 🙂
Carol Campos
A capa me chama atenção e gosto do gênero, faz com que um certo interesse apareça mas, ao terminar de ler a resenha o interesse sumiu (Ao menos um pouco). O fato do autor ter "deixado de lado" (Mesmo que proposital) os personagens me desanima. Vou esperar a continuação para ver como a história irá seguir, quem sabe até lá, mudo a forma como vejo o livro agora…
Ana Elisa Monteiro
Ei Carol,
O autor comentou ali em cima que não deixará de lado ninguém e que nos outros livros a história se encaixará. Acho que ele quis fazer uma introdução apenas desses personagens não é. Vamos ver como serão os próximos.
Obrigada pelo comentário 🙂
Marta Izabel
Oi, Ana!!
Gostei da resenha a premissa do livro parece ser um livro bem bacana, mas é uma pena que o autor não sob utilizar os personagens devidamente na estória!! Mas espero que nos próximos livros sejam melhores!!
Bjoss
Ana Elisa Monteiro
Ei Marta, vamos esperar que a continuação chegue aqui e que nos surpreenda com a história não é?
Obrigada pelo comentário 🙂
Amanda Barreiro
Olá! Apesar de amar fantasia, esse livro não me atraiu não. Achei bem legal o ponto da representatividade que você tocou e realmente é uma pena que muitas vezes em livros de aventura e fantasia a menina seja só a acompanhante do protagonista, a amiga, a namorada…
Ana Elisa Monteiro
Ei Amanda, estamos precisando de livros onde as personagens femininas sejam mais fortes, mais decididas.
Obrigada pelo comentário 🙂
Georgia @stupidlambgirl
Oi!
Tive sentimentos misturados sobre este livro. Adorei o perfil da protagonista e sua opinião a respeito dela. Também o cenário e enredo parecem ser interessantes, mas juntando tudo, acheio que ficou meio bagunçado.
Ana Elisa Monteiro
Ei Georgina,
Também achei meio confuso, por isso espero que a continuação tire essa confusão e me explique melhor a história.
Obrigada pelo comentário 🙂