A convite da editora Harper Collins, após a minha crítica de estreia do filme “Dunkirk” (se você não leu, é só clicar AQUI), estou aqui hoje para falar sobre o livro homônimo do premiado escritor e apresentador da BBC Radio, Joshua Levine. Joshua trabalhou como consultor histórico das filmagens do longa e seu livro, como o próprio nome já diz, vem contar “A História Real Por Trás do Filme“.

Então relembrando, Dunkirk aborda o período de Maio de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial. Utilizando a sinopse do livro: O exército alemão estrategicamente avança pela Floresta das Ardenas, uma região francesa de colinas montanhosas, em direção ao norte, e também conquista os Países Baixos, ao Leste. Os exércitos aliados da Grã-Bretanha e França estão cercados.

A única alternativa possível para evitar uma verdadeira catástrofe é evacuar as forças aliadas imediatamente. Soldados, marinheiros, políticos e generais são convocados para a Operação Dínamo, na tentativa de resgatar o maior número possível de homens. Navios contratorpedeiros, aviões e bombas voam sobre a praia de Dunkirk. Cinco nações resolveram se unir. Ninguém quer ser deixado para trás. Outras operações são criadas, mas o tempo é muito curto quando se trata de tantas vidas.

DUNKIRK BOOK

O livro é muito interessante. Um complemento especial e necessário para todos aqueles que viram o filme. Enquanto o longa tem foco na sobrevivência dos soldados, em especial 4 ou 5 que tem uma abordagem mais aprofundada, o livro retrata tudo que estava acontecendo na região europeia envolvida (inclusive com o auxílio de um mapa apontando as cidades e seus limites). Ao abordar como os alemães conseguiram pegar de surpresa os Aliados, seu avanço e as consequências do cerco em Dunkirk, histórias reais e casos de vida são inseridos, ao ponto de você ficar impressionado com tantas situações acontecendo e se completando ao mesmo tempo.

Outro ponto alto do livro é a entrevista inicial com o diretor Christopher Nolan, onde este tem a oportunidade de esclarecer suas motivações e interesses na Operação Dínamo, e como foi o processo de produção do longa. Nolan tem a oportunidade de contar até mesmo seu envolvimento pessoal com a Grande Guerra e explicar o porquê de realizar um filme de sobrevivência (com traços de suspense e ação) ao contrário de um filme de guerra como era de se esperar deste enredo.

DUNKIRK LIVRO

DUNKIRK BOOK

Quando recebi o exemplar da editora fiz uma breve pesquisa sobre como estava a aceitação do livro por parte dos leitores e me deparei com algumas críticas sobre a organização da história e da edição, então sinto-me na obrigação de dizer que para mim não houve nenhum empecilho. O texto é apresentado como uma revisão bibliográfica do fato histórico, contando inclusive com imagens reais e do filme. A escrita do autor é bem fluida, e em se tratando de uma situação tão complexa me surpreendi pela facilidade de compreensão. A capa está bem bonita, com o título em alto relevo, e tem a mesma imagem do pôster do filme que é belíssima onde um soldado, em meio a milhares de outros na orla da praia de Dunkirk, observa todo o caos do local em que se encontra.

DUNKIRK LIVRO

Sendo assim, vocês amantes de história, de guerras, que gostaram do filme e até mesmo se interessam por adaptações cinematográficas do gênero, não podem deixar de conferir este livro!

________________________________________________________________________________________________________________

Título: Dunkirk A História Real Por Trás do Filme
Autor: Joshua Levine
Ano: 2017
Páginas: 319
Editora: Harper Collins
Onde comprar: AMAZON