“A Garota que Lia as Estrelas” é um perigo para os amantes de capas lindas. Assim sendo, se você é um desses: CUIDADO! Publicado este ano pela Editora Jangada, é um conto de fantasia que acompanha a doce e corajosa Isabella, na descoberta do seu mundo.
Isabella é uma garota de 13 anos, moradora da Ilha de Joya. Vivendo só com o pai desde a morte de sua mãe e seu irmão gêmeo, possui uma relação de muito carinho e amor por ele. Seu pai é o cartógrafo da ilha e desde cedo a garota se acostumou com os vários mapas espalhados pela casa e nutre muito interesse pela atividade. Mantém o sonho de viajar para os Territórios Esquecidos com o propósito de mapear o que ainda não foi feito.
Seu vilarejo, Grimora, vive subjugado desde a chegada do governador Adori, que cercou a saída do local e exige que suas duras regras sejam cumpridas. Porém, ao contrário dos demais em sua escola, Isabella virou a melhor amiga de Lupe, a filha do governador.
Mas uma morte brutal e inesperada irá mexer com a vida de todos os moradores, agravada pelo desaparecimento de Lupe. Isso fará com que a garota tenha que colocar em prática todas as histórias e ensinamentos que recebeu. E essa busca guiada pelas estrelas lhe colocará de frente à lendas e mistérios há muito esquecidos…
O livro é de uma leitura bem rápida e leve. Não fugindo do seu gênero, infantojuvenil, apresenta uma história sem muitas reviravoltas ou fatos impactantes . Porém, toda jornada de Isabella é muito interessante e bonita. Assim sendo, a escrita da autora compõe o estilo por ser bem fluida. São 264 páginas de lendas, curiosidades, mistérios e aventuras.
Os personagens principais de “A Garota que Lia as Estrelas” tem sua personalidade bem trabalhada, o que facilita a identificação do leitor. Isabella com toda certeza é uma garota muito fofa e fiel aos seus ideais. Uma pequena Mulan (ou Moana) bastante corajosa e especial. Semelhantemente, Lupe nos mostra o caráter independente do meio ou da criação. E como resultado, a amizade das duas é a coisa mais linda. É o gostar sincero, sem barreiras, sejam elas de classe social, costumes ou conhecimentos.
O ponto alto da leitura para mim foi a inclusão da cartografia com tanta importância na história. Aliás, ela é abordada a todo momento como algo decisivo, único e até mágico. Em tempos de tecnologia exagerada, essa valorização do simples, do manual e do talento é admirável. Do conhecimento através do esforço.
Em contrapartida ao fácil apego aos personagens, temos a falha em desfechos e conclusões de suas histórias mal explicadas e um pouco frustrantes. Então essa questão para mim deixou a desejar. Embora seja um infantojuvenil e muita coisa não seja abordada, “A Garota que Lia as Estrelas” peca em soluções sem explicação e cenas difíceis de saber como aconteceram. Inclusive, existe a expectativa da leitura de uma carta que é feita por um personagem e a gente nunca chega saber o que tinha nela.
Enfim, deixo aqui para vocês a indicação dessa leitura bem lindinha, com uma edição impressionante. O livro é ideal para aquela leitura relaxante de férias, feriados, ou até fins de semana. Bem rápida e divertida, repleta de aventuras.
______________________________________________________________________________________________________________
Titulo: A Garota que Lia as Estrelas
Subtitutlo: Uma história de fantasia e coragem
Autora: Kiran Millwood Hargrave
Ano: 2019
Páginas: 264
Editora: Jangada
Gênero: Aventura, Fantasia, Infantojuvenil
Adicione a sua lista do Skoob
Compre usando nosso link da a AMAZON e ajude o blog
Alexandre
Nossa história interessante e parece de leitura fácil. Vou colocar na minha lista de livros para ler.
Hanna Carolina Lins de Paiva
Quando a história é mais para o público inanto-juvenil, já nem tenho muitas expectativas com relação a desefechos bem fechadinhos. Isso porque nesse tipo de literatura o foco fica mais na aventura em si e nos ensinamentos que tem no decorrer da história. Esse livro eu amei pela capa (bem que você avisou sobre o risco de me apaixonar por ela), rsrsrs.
Bjks e valeu pela indicação de leitura! ^^
Mundinho da Hanna | Instagram
Joyce
Esse livro é lindo, já está na minha listinha faz tempo. Essa capa é maravilhosa mesmo. Parabéns pela resenha, ficou show de bola.
Debora Sapphire
Preciso ler urgentemente esse livro, então: A Garota que Lia as Estrelas, porque sou uma amante de capas lindas, assumida e com orgulho! Haha Adorei poder conhecer um pouco mais desse conto de fantasia que acompanha a doce e corajosa Isabella, na descoberta do mundo dela. Com certeza, vou querer ler! Despertou muito o meu interesse.
Aruom Fênix
Gostei da dica de uma leitura rápida e leve, a capa do livro é realmente linda e a edição para ser mesmo incrívelll. A premissa da história parece ser muito boa também!
Parabéns pelo trabalho
Bjs Aruom Fênix
Blog Leituras de Aruom
Leonardo Santos da Silva
Eu adorei sua indicação, amo livros que tem essa pegada mais pra fantasia e esse parece ser excelente, e ah, suas fotos ficaram incríveis!