“Quando Ela Desaparecer” é o terceiro livro do autor e jornalista Victor Bonini, através da Faro Editorial. Lançado no começo de 2019, o livro traz uma história investigativa e chocante tão bem escrita e desenvolvida que por muitos momentos você vai questionar se realmente trata-se de uma ficção. Méritos de Victor, de quem já li todas as publicações e nunca me decepcionei.

Conhecemos Kika, uma jovem de 16 anos que vai para uma excursão escolar e desaparece, deixando para trás apenas um colar. Simples assim, no meio de todo mundo, de todos os colegas, a jovem desapareceu. No entanto, o caso se torna ainda mais preocupante pois, dois anos antes, Kika já havia sofrido um grave atentado que a deixou entre a vida e a morte.

“Geralmente, num caso assim, a gente mergulha nos arredores e consegue pelo menos alguma coisa: um indício de pra onde a pessoa foi, câmera mostrando onde ela passou, testemunha que viu. No caso da Kika, não tinha nada, nada. Ficávamos olhando um pro outro, tentando entender, “gente, o que aconteceu aqui?”. É que, claro, não sabíamos ainda o tamanho da coisa.”

Kika sempre se destacou pela beleza. Havia participado com destaque em concursos juvenis e conseguia facilmente a atenção dos garotos, consequentemente sendo alvo de ciúmes e inveja de muitas garotas. Mas com o início das investigações, um outro lado da garota começa a surgir, uma personalidade forte e alguns envolvimentos que ninguém imaginava. O que torna essa trama ainda mais cheia de possibilidades e culpados. Cadê a Kika?

Vamos acompanhar então a história da busca pela verdade sobre o desaparecimento da Kika através de três abordagens: a investigação policial, uma conversa pós investigação entre o investigador Conrado Bardelli e a mãe da jovem, e por último a visão de Sara, uma jornalista que estudou com Kika na época do colégio e anos depois está escrevendo um livro-reportagem sobre o caso. Note que são três faixas temporais diferentes, o que faz com que o leitor possa ir montando o quebra-cabeças pouco a pouco, a cada nova informação.

“— Você tem que acreditar que aquilo que aconteceu há dois anos foi porque todas as meninas odeiam a Kika por um motivo maior, que nem elas sabem explicar. Elas nem olham pra cara da Kika. Nunca olharam. Ou se olham é pra tirar um puta sarro ou xingar ela de, sei lá, biscate.”

Essa estrutura de “Quando Ela Desaparecer” é muito especial. São inseridas tantas provas, que a cada capítulo você tem um novo suspeito. Na verdade, em alguns momentos você tem a certeza que finalizou a história e descobriu tudo, mas… duvido muito. No entanto, tenha a tranquilidade em saber que não vai encontrar pontas soltas.

O detetive Conrado Bardelli já é uma figura frequente e conhecida entre os leitores do Bonini. Ele faz tudo! Além dele, outros vários personagens recebem grande destaque e tem uma ótima construção durante a história, como principalmente Maria João, a mãe de Kika.

Este livro em específico parece claramente uma obra de não-ficção, apesar de ser uma ficção. O autor inseriu matérias de jornais, fotos, imagens, e-mails, mapas, explicações detalhadas sobre a região de Guarulhos em que se passa a história. É difícil acreditar que não é real. Eu já disse que o Bonini é jornalista, né?!

“Lembrar esses dias me traz um sentimento de medo e depressão. Experimente entrar na sua escola, no seu trabalho, na sua casa e olhar para os outros como possíveis sequestradores. Talvez assassinos. Estupradores. Você tem vontade de se esconder no quarto e não sair nunca mais. Sua rotina perde o sentido.”

Além disso, “Quando Ela Desaparecer” aborda temas fortes e importantes como o bullying, violência, sexualidade, pedofilia, transtornos psicológicos… e vários outros em suas reviravoltas, que eu não vou ser a “estraga-prazeres” de dizer.

Sobre a edição da Faro Editorial, como sempre, impecável. Desde a arte da capa, gramatura das folhas e diferença de coloração das páginas em determinados momentos da história. Sendo assim, se você é alguém que ainda não conhece o autor, não perca tempo. Recomendo todos os seus livros, sendo meu preferido “O Casamento”, que é sensacional. E “Quando Ela Desaparecer” já segue bem de perto, na segunda colocação.

________________________________________________________________________________________________________________

Título: Quando Ela Desaparecer
Autor: Victor Bonini
Ano: 2019
Editora: Faro Editorial
Gênero: Suspense e Mistério
Onde comprar: AMAZON