No sábado, dia 08 de julho, aconteceu aqui em Belo Horizonte no centro de Referência da Juventude o 17º Encontro do #ClubedolivroBH em comemoração ao seu aniversário de 4 anos (Que lindo, meu baby não é mais tão baby!). O evento foi apresentado por mim e pela minha irmã Laila, e contou com a participação especial dos representantes de 4 editoras: Companhia das Letras, Grupo Autêntica, Grupo Sextante/Arqueiro e Zahar. Ao todo foram mais de 280 participantes e mais de 60 livros distribuídos *-*. Para que o evento fosse bem dinâmico e divertido fizemos uma divisão em blocos, sendo cada um encerrado com sorteios e brincadeiras. Durante as 4h30min de evento (sim, somos fortes!) falamos muito e ninguém ficou cansado.

No primeiro bloco falei sobre a história do blog Coisas de Mineira, suas redes sociais e como através delas divulgamos informações sobre nossos encontros, além dos nossos posts de literatura, cinema, tv, teatro e variedades. Logo em seguida a Laila contou a história do #ClubedolivroBH e de como ele já  começou sendo um sucesso desde o primeiro evento (só que não), pois foram quatro pessoas e três eram da família. Arrasamos, né? Para encerrar este bloco realizamos alguns sorteios de esquenta e chamamos os representante das editoras para pagar um pouco de mico, porque não da pra ser boazinha o tempo todo (Hahaha)! Então, para animar, lá foram eles correndo de um lado para o outro equilibrando uma batata na ponta da colher para vencer o desafio.

Fila que se formou antes de abrimos o auditório.  

No segundo bloco, a Bárbara e a Pauline da Editora Autêntica/Gutenberg nos apresentaram os 4 livros que elas trouxeram: “A Garota no Gelo”, “Uma Sombra na Escuridão”, “Não era Você que eu Esperava” e “Confissões”. Os temas dos livros foram bem diversificados, então deu para quem estava assistindo participar e dar sua opinião. Depois vieram os sorteios para animar a galera, e neste momento fizemos também um sorteio muito especial que é o Tambor Vip: os livros colocados no Tambor são sorteados apenas entre os participantes do #ClubedolivroBH que compraram a camisa do evento para aquela edição. Em comemoração ao aniversário do evento, os livros do tambor foram cedidos pela editora Darkside Books (os livros da editora estiveram presentes apenas neste sorteio).

Tambor Vip. 

No terceiro bloco a apresentação ficou por conta da Isabela que, representando a Zahar, nos brindou com seus bons lançamentos e clássicos lindos. A editora está completando 60 anos (muito tempo, né?) e tem se especializado em lançar clássicos da literatura mundial, mas preciso dizer que eles também estão se especializando em diagramação, porque os livros estão muito bonitos! Ela também nos contou que a Zahar tem outros tipos de publicações mais voltadas para escolas, e que também está valorizando a literatura nacional exemplificando com o lançamento “Hamlet ou Amleto?” do escritor Rodrigo Lacerda (uma versão de Shakespeare mais fácil para ” jovens curiosos e adultos preguiçosos”).  Os títulos apresentados foram: “Frankenstein”, “A Bela e a Fera” (o livro possui a história original e a história do filme), “A Volta ao Mundo em 80 Dias” e “O Morro dos Ventos Uivantes”, que na hora todo mundo lembrou de Crepúsculo, pois era o livro preferido da Bela

kit boas vindas + Camisa #ClubedolivroBH Foto retirada do Instagram da @mandycampanha 
Finalizamos esse bloco com nossa tradicional “Dança para Mexer o Esqueleto”, e em seguida começamos a entregar para cada um o nosso Kit Boas Vindas contendo vários brindes, uma lembrança que fazemos questão de dar a todos que vão aos eventos! Aproveitamos esse momento para explicar como funciona o nosso Booktour dos livros “Pax” e “Passarinha”.  
Mesa com os livros distribuídos no evento. 

No quarto bloco quem assumiu a apresentação foi o Washington, representante da editora Companhia das Letras, que divulgou os livros: “Fera”,  “Melodia Feroz”, “Crueldade” e “O Iluminado”. Antes de começar a apresentação, o Washington leu um texto em homenagem ao #ClubedoLivroBH e ao trabalho que eu e Laila fazemos, e ainda nos presentou com uma caixa de Ferrero Rocher (ganhou o coração de todo mundo nessa hora)! Depois da apresentação dos lançamentos, ele fez todo mundo ir à loucura quando contou que teríamos mais livros do Stephen King publicados pela editora e que antigos livros estava ganhando uma roupagem nova, com capa dura. Finalizamos o bloco com um brincadeira que fez muito sucesso, a Bola Quente, com direito a bola da Mulher-Maravilha (a bola é linda gente)!!!

No quinto bloco as apresentações ficaram por conta da Mari, que veio representando a Sextante/Arqueiro, e o pessoal encheu ela de perguntas, principalmente questionando porque os autores internacionais não vinham à BH, ao que ela respondeu e esclareceu as dúvidas. Em seguida ela nos apresentou seus livros queridinhos do momento: “A Casa do Lago”, “Biografia do Maurício de Souza”, “Nossa Música” e “O Duelo dos Imortais” ( Eu amo a série desse livro. Ele é um extra da Coleção Deuses do Egito).

A cada nova edição de aniversário do #ClubedolivroBH, amo criar uma surpresa para os participantes e neste ano não foi diferente. As surpresas foram primeiramente a presença dos nossos convidados representando as editoras que tem nos apoiados nesses últimos 4 anos (Queria trazer todas as editoras nos apoiam, mas íamos precisar de pelo menos uns 3 dias de eventos. Aí não teria como, né?!). Acredito que todos tenham gostado da surpresa e da oportunidade de ver todas elas reunidas em um encontro nosso, além de poder falar diretamente com seu representante. Já estou pensando em algo bem legal para ano que vem, juro!

Enfim, deixa eu parar por aqui porque o post já ficou muito grande. Mas antes, eu não posso deixar de agradecer às  editoras que ajudaram e compraram a ideia quando eu fiz o convite, muito obrigadaaaa mesmo! Obrigada galerinha do CRJ e Biblioteca, principalmente a Fabíola, por nos acolher e deixar que a casa de vocês seja nossa também. E claro, as pessoas dos bastidores que me ajudaram a criar e organizar nossos eventos: Laila, obrigada por apresentar o evento comigo e por toda ajuda que me dá, tanto nos eventos quanto nas redes sociais; Anjos Marlucy, Lídia, Michel, Paula, e Stephanny, vocês brilharam, obrigada!!! A galerinha que ajudou no Mutirão do Bolo, se não fosse por vocês não teríamos  esse bolo delícia, (e também a mãe da Kethy, pois o bolo estava bom demais!!!). E especialmente a todos vocês que compareceram, muito obrigada do fundo do coração! Não tenho palavras pra dizer o quanto a presença de vocês é importante para nós!

Até o próximo #ClubedolivroBH, que vai ser no dia 07/10!!!