Navillera é um drama sul coreano que estreou no dia 22 de março de 2021 pela emissora tvN e está disponível na plataforma de streaming Netflix, Baseado no popular webtoon Like a Butterfly, o Kdrama é estrelada por Park In-hwan (Brilliant Heritage, Brilliant Heritage), Song Kang (Love Alarm; Sweet Home), Na Moon-hee (Miss Granny, Dear my Friends) e Hong Seung-hee (Just Dance, Move to Heaven).

Deok Chul (Park In-hwan), durante sua infância e até a vida adulta teve um sonho de fazer ballet. Tem 70 anos de idade e aposentou do seu trabalho como funcionário dos correios. Devido a situações da vida, pôs de lado o seu sonho de se tornar bailarino e trabalhou a vida inteira nos Correios para sustentar a sua família e ele acreditava que era esse o percurso normal da vida. Agora, depois de aposentado, Deak Chul toma a decisão de perseguir novamente o seu sonho. A sua família, incluindo a sua esposa (Na Moon-hee) e seus filhos já adultos, não estão satisfeitos com a sua decisão, mas Deok Chul não desiste em perseguir o seu sonho. Ele se junta a uma companhia de ballet, lá, conhece Chae Rok que passa a ensina ló balé.

NAVILLERA

Chae Rok (Song Kang) é um garoto de 23 anos. Enquanto criança e adolescência, praticava diferentes esportes como beisebol, natação e futebol, mas não era talentoso em nenhuma dessas atividades. Ele passou a se interessar pelo balé e acabou se descobrindo muito talentoso graças ao seu treinador. A sua mãe era dançarina de ballet, mas morreu de uma doença quando Chae Rok era jovem, mas ao perseguir o seu sonho de ser bailarino, Chae Rok passa por várias dificuldade para alcançar os seus objetivos, mal tem contato com o seu pai (que estava preso) e tem dificuldade em sustentar-se financeiramente. Passando por tempos difíceis e quase desistindo do balé. Neste momento, Deok Chul aparece à sua frente e muda toda a sua vida.

O que dizer desse dorama? Não sei nem por onde começar, Navillera foi aquele drama que no começo não chamou muita atenção da comunidade dorameira e por consequência, não chamou a minha também, custei a tomar uma iniciativa para ver esse k-drama e digo com a maior sinceridade, me arrependo muito desse fato.

NAVILLERA

Assisti os primeiros episódios e veio tanta coisa na minha cabeça, várias questões sociais e individuais também e vou falar sobre cada uma, o protagonista desde o primeiro episódio se mostra uma pessoa bastante calada, séria e parece bastante conformado com a sua situação, mas está lutando para alcançar o seu sonho de ser bailarino, e em contraponto temos o nosso antagonista, um idoso de 70 anos, que também possui a personalidade parecida com a do protagonista, apesar da vida e idade distintas, ele é muito sério mas gentil e também aparenta está conformado com a sua realidade, a velhice.

Navillera vem para nos tirar da nossa zona de conforto e mostra uma realidade vivida pelos idosos na maioria das sociedades que as pessoas normalmente tende a ignorar, isso acaba deixando esses idosos sozinhos, sem ambições, sem interesses próprios, presos em casa ou em asilos, como no caso do amigo do antagonista, que a própria família o negligencia. Mas devemos lembrar que mesmo eles sendo “velhos” e até considerados “inúteis” pela sociedade, temos que ressaltar que esses idosos também são seres humanos com a sua autonomia e potencialidades, e que alguns deles têm a capacidade física e mental de fazer balé, como retratado no dorama.

NAVILLERA: UM K-DRAMA PARA QUEBRAR PADRÕES

Indo para uma análise mais cinematográfica, esse k-drama também não peca, a fotografia é linda, a direção brilhou muito em momentos do primeiro episódio por exemplo que em um momento mostra o Chae Rok em lugares do seu cotidiano e depois mostra o Deok chul em um lugar fazendo quase o mesmo que o protagonista, mostrando a semelhança que os dois tem mesmo em contextos diferentes.

Um drama sensível, bonito do começo ao fim, que traz uma amizade maravilhosa que vai sendo construída ao longo da trama, que esquenta seu coração e te faz chorar, uma história de sonhos, superações, amadurecimento e quebra de padrões.

___________________________________________________________________________________________________________________________

Ficha Técnica:
Título: Navillera
Episódios: 12
Onde assistir: Netflix
Ano: 2021
Gênero: Drama
Nota: 5/5