Minari Filme Sul Coreanos lançado em 2020 no festival de cinema Sundance, e está sendo indicado ao Oscar em 6 categorias, vale ressaltar que o ator Steven Yeun (Jacob) junto com a atriz Yoon Yeo jeong (Soonja) estão sendo indicados na categoria de melhor ator e melhor atriz coadjuvante, uma indicação totalmente inédita já que nenhum ator ou atriz coreano já foi indicado ao Oscar, com o filme coreano Parasita ter sido indicado e ganhando como melhor filme na premiação do Oscar, isso acabou abrindo portas para outras obras internacionais terem seu espaço na premiação e com as 6 indicações de Minari podemos perceber isso.

O filme conta a história de uma família coreana que se muda para os EUA na expectativa de ter mais oportunidade de crescimento e conseguir sua autonomia financeira. Em primeiro momento o filme nos apresenta uma família coreana que é composta por: Steven Yeun (Jacob), conhecido pelo seu papel como Glenn Rhee na série The Walking Dead, além de estar concorrendo o Oscar de melhor ator, Han Ye ri (Monica), a atriz atuo em doramas como Age of Youth, Yoon Yeo jeong (Soonja) ,Alan S Kim (David) e Noel Cho (Anne).

Minari - em busca da Felicidade

Essa família que antes morava na Califórnia se muda para uma cidade no interior dos EUA, e tentam recomeçar suas vidas nesse novo ambiente, Jacob tem o sonho de conseguir ter sua fazenda e sustentar a família. Em contra ponto sua mulher (Monica) não aceita muito bem essa nova realidade, se preocupando bastante com o conforto e bem estar dos filhos, além de ficar um pouco com o pé atrás em relação ao sonho do marido.

Como todo o começo, a família passa por muitas dificuldades, em relação ao dinheiro, o filho mais novo que tem problema cardíaco e que pode morrer a qualquer momento, a adaptação da própria família na nova vizinhança e emprego. Cada membro da família tem sua personalidade e particularidade, que podemos perceber durante o filme, o filho mais novo do casal como toda criança da sua idade, adora brincar e praticar suas peripécias apesar da sua condição ser delicada, porém não impedindo a criança viver o que é mais importante na sua formação que é a infância. Sua irmã mais velha se mostra mais quieta e retraída e tem um papel de apoio muito importante ao irmão, mas ela tem seus momentos e suas particularidades sem deixar de também viver sua fase.

Minari - em busca da Felicidade

O casal tem seus objetivos e sonhos muito claros no início e no decorrer do Minari, a mãe com o sonho de viver bem e trazer o bem estar dos seus filhos e o pai com o sonho de ter sua fazenda e promover sua família, como uma forma de ajudar a sua esposa a se adaptar melhor na nova casa e realidade, a mãe de Monica acaba se mudando. A avó é aquela idosa que tá bem fora do convencional, trazendo uma avó que tem suas particularidades, pensamentos, personalidade e modo de viver totalmente autêntico e cativante.

É um longa-metragem que no começo você parece a família do próprio filme começando a se adaptar ao ambiente, foi essa a primeira sensação que me passou, comecei a “conviver” com o cotidiano dos personagens e criando empatia e apego muito grande por eles. É uma obra que tem seus altos e baixos, porém não são altos e baixos muito mirabolantes ou extravagantes, e isso que deixa a história bem mais gostosa e leve. Você desde o primeiro momento  torce pela felicidade daquela família e que eles consigam atingir seus objetivos, mas o que Minari mostra durante todo o enredo, é que a felicidade ela já tá sendo atingida, com momentos de diversão e brincadeiras, momentos que Jacob começa a relaxar mais com os filhos apesar do trabalho árduo que ele tem diariamente.

Momentos felizes que cada membro da família consegue ter na trama, nos apaixonamos pelo personagem do David e de sua avó, como a relação dos dois vai evoluindo. É um filme leve e cativante, que nos prende do início ao fim, que nos traz uma mistura de sentimentos que todo o ser humano passa no seu dia a dia. Minari traz uma sensibilidade enorme, personagens cativantes e humanos, com seus defeitos e qualidade, e com seus acertos e erros.

_____________________________________________________________________________________________________________________________
Título: Minari
10 de Dezembro de 2020
Direção: Lee Isaac Chung
22 de abril de 2021
Duração: 1h 56m
Ano: 2020
Gênero: Drama
Nota: 5/5