Oie! Você gosta de organização? O que acha de acabar com a bagunça a sua volta? Hoje vou falar sobre o livro A mágica da arrumação. A autora Marie Kondo ministra cursos e palestras sobre organização e trabalha como consultora auxiliando seus clientes em domicílio e em seu livro ela dá dicas valiosas para quem deseja colocar a casa – e a vida – em ordem. Segundo ela, quem utiliza o método Kon Mari não volta a ser desorganizado. Bateu uma curiosidade?! Eu li e reli e penso que os interessados no tema devem apostar na leitura!
 
Uma das frases que muito me chamou atenção foi: “Arrume um pouco a cada dia e acabará fazendo isso para sempre” pag. 16 Marie é contra arrumar aos pouquinhos e defende que a arrumação deve ser feita de uma só vez, em um curto espaço de tempo, pois só assim é possível eliminar a bagunça por completo e ver resultados. Eu super concordo, e fiz assim, mas admito que deu trabalho. Porém uma coisa é certa, o esforço compensa! Muito do que Marie escreveu, para mim, fez bastante sentido. Assim como ela eu acredito que a organização do ambiente reflete positivamente na vida; que a acumulação desnecessária favorece a bagunça; que ter um lugar determinado para guardar cada objeto auxilia na organização… Em fim, ela mudou a forma como lido com meus objetos.


As ideias e dicas da Marie sobre organização estão muito bem dispostas na obra. O livro é dividido em capítulo do 1 ao 5, cada capítulo reúne uma serie de títulos e o sumário facilita localizar pontos específicos caso o leitor julgue necessário rever um tema em especial. Além de ser um livro curto, essa divisão com capítulos e títulos é visualmente agradável e torna a leitura mais prazerosa. O método é bem descomplicado e a autora nos orienta passo a passo em uma espécie de roteiro da arrumação. Por outro lado, ela deixa claro que a ação de organizar vai além de uma simples técnica. É algo muito pessoal, envolve suas escolhas, seus sentimentos, seus objetivos e também o modo de vida almejado e por isso ninguém poderá organizar suas coisas por você.



Enquanto eu lia A mágica da arrumação  minha mão estava coçando para começar logo a agir, por diversas vezes senti minha orelha sendo puxada e também uma certa vergonha por ser mais acumuladora do que eu pensava. Preciso dizer que não fiz tudo o que Marie recomendou, certas atitudes estão mais ligadas à filosofia japonesa e a crenças pessoais da autora, mas tirei bastante proveito do seu método e considero a leitura muito útil. Quer organizar sua casa, seu ambiente de trabalho e ver essa organização refletida em sua vida? Então leia! Quem sabe o livro também possa ser útil a você!
Beijos.

Essa matéria foi escrita por  Nathalia enquanto ainda era colunista do Coisas de Mineira 

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡!
_______________________________________________________________________________________
Titulo: A mágica da arrumação
Autora : Marie Kondo
Ano 2016
Paginas: 112
Editora Sextante
Onde comprar : Amazon