Em “Coração?” mesmo sofrendo continuas tentativas de assassinato, gravida de oito meses, andando como uma pata choca e em todo tempo faminta, Alexia Tarabotti – nossa querida (e sem alma) Lady Maccon – não se esqueceu de suas obrigações para com a coroa e nem com a moda inglesa.

“A Carruagem empinou, e a janela da porta se estilhaçou em mil pedaços. O conde protegeu a esposa dos cacos de vidro com o próprio corpo. Até mesmo quando totalmente mortal, seus reflexos eram rápidos e ágeis como os de um soldado.

– Ah, mas não é uma aporrinhação? – indagou Lady Maccon.

– Por que isso tem que acontecer sempre que eu ando de carruagem?”

Sendo assim é hora de proteger a rainha e desvendar o enigma de um fantasma enlouquecido, que revela que há um complô planejando um atentando contra a vida da soberana e é aí que a trama do quarto livro começa a ser tecida. A preternatural investiga o passado do próprio marido, se depara com mais uma ousada inconsequência da seu irmã Felicity, tem que lidar com uma praga de porcos-espinhos zumbis, mais recente aparelhagem de Madame Lefoux – e ainda fazer um acordo incomum com os vampiros, visando o bem estar de seu rebento.

O deslanche com o que aconteceu com a matilha escocesa é apresentado e personagens citados nos livros anteriores da série “O protetorado da Sombrinha” tem suas histórias mais estruturada nesse quarto (e delicioso) livro. Ivy – a melhor amiga de Alexia, retratada anteriormente como uma jovem boba e com gosto singular por chapéus exóticos, é desenvolvida de forma intrigante e com uma sutil característica.

Biffy – um dos zangões de Lorde Akeldama transformado em lobisomem contra a sua vontade, tem sua parcela de destaque. Professor Lyall – o beta da Alcateia de Woolsey, tem parte de seu passado esclarecido, e vale dar ênfase a interessante conclusão da história de Alessandro Tarabotti – pai da Alexia.

 
E se após saber que magistralmente Gail Carriger consegui conduzir “Coração” recheando-o com capítulos lotados de maravilhas tecnológicas, alta costura em uma mistura de sarcasmo e sagacidade, você ainda não sentir aquela pontada de curiosidade #FicaDica: A criaturinha (ainda sem muita definição) que habita o ventre de Alexia, resolve que ser prudente não será sua característica predominante, e resolve aparecer na pior hora possível. E devido a uma decisão, inocente, de Lady Maccon toda a Alcateia de Woolsey sofra um perrengue.

Como fã é mais que obvio a minha recomendação a essa série Steampunk merecidamente cultuada e premiada. Carriger é uma mestra da escrita, da ironia e senso de humor e isso só faz com que leitores (como eu) que ainda não conhecem Londres, seus costumes, poluição e chá – tenha um desejo ardente de visitar essa metrópole cinza e imaginar tudo que ela descreve minunciosamente e com grande ímpeto. 
 
A Resenha do livro Extraordinário foi feita pela Laila Pimenta. Obrigada irmã! 
_______________________________________________________________________________________________________________
Título: Coração? 
Subtitulo: O Protetorado da Sombrinha 04
Autor: Gail Carriger
Ano: 2016
Páginas: 320
Editora: Valentina
Onde comprar: AMAZON