Você tem o livro Como eu era antes de você? Foi assim que tomei conhecimento da existência dessa obra da autora Jojo Moyes. Eu não tinha o livro – ainda – mas fui pesquisar a seu respeito na internet e vi que estava na lista de livros que em breve serão adaptados para o cinema. Foi esse o principal motivo de eu ter me interessado e ter ido logo comprá-lo, pois é bem verdade que eu prefiro descaradamente os livros, mas também amo cinema! – Na história Louisa Clark é uma jovem de 26 anos que se veste de forma digamos, criativa, leva uma vida acomodada, sem muitos planos ou ambições. Ela mora com os pais, o avô, a irmã, o sobrinho e tem um namoro morno com Patrick. Já Will Traynor leva uma vida oposta, é rico, bem sucedido, tem uma bela namorada e ama viver. Gosta de aproveitar seu tempo livre com viagens, esportes radicais e diversos entretenimentos. O que eles têm em comum? A oportunidade de se completarem de uma forma bastante especial.

LIVRO Como eu era antes de você - Jojo Moyes



Após perder o emprego, Louisa passa a trabalhar como cuidadora de Will, que sofre um acidente e fica tetraplégico. No início o trabalho não foi nada fácil, com o acidente Will se tornou um homem mal humorado e era irônico e ríspido. Lou só não desistiu do emprego por precisar muito do dinheiro para ajudar sua família. Não ter perspectivas de melhora deixou Will amargurado ao ponto de tentar se matar. Então, justamente quando está começando a se adaptar ao emprego e a criar vínculos com Will, Lou descobre que ele havia feito um combinado com a família para que eles o deixassem dar fim a própria vida ao fim de um prazo de seis meses. A princípio, Louisa ficou horrorizada, não queria compactuar com aquilo, mas depois resolveu continuar no emprego para tentar a todo custo convencer Will a não desistir de viver.

 
É Louisa quem narra a maior parte dos acontecimentos, mas no texto aparecem diálogos e também alguns poucos capítulos narrados por outros personagens. Gostei da forma como a autora escreve, a narrativa me envolveu e não consegui parar de ler. O título faz todo sentido, pois na história fica claro que a convivência com Will fez de Lou uma nova mulher. Não gostei da capa, apesar de bonita, não acho que ela faça uma boa ligação com a história. O livro aborda temas como preconceito, acessibilidade para deficientes, convívio familiar, abuso, depressão e muito do enredo gira em torno da vida ou morte de Will. Fiquei triste ao ler que ele tentou se matar e que desejava morrer. Em minhas convicções sou totalmente contra a isso, mas o livro me obrigou a enxergar as coisas por outro ângulo. Não vou dizer que concordo com suicídio, porém percebi que é injusto julgar quando não se está vivendo o fato. 

Torci muito por um romance entre Lou e Will, sonhei ver o amor vencer as diferenças e quase morria de ansiedade nos trechos sobre personagens coadjuvantes, pois o meu desejo era ver logo os dois se aproximarem. Percebi que Will e Lou eram solitários em seus conflitos internos e carregavam no íntimo medos e angústias, mas encontraram um no outro a confiança capaz de fazê-los se abrirem. A grandeza desse amor puro que acolhe e alivia foi o que mais me emocionou na história. O final não me surpreendeu, e é difícil dar minha opinião sem revelar o que acontece. Posso dizer que eu queria um desfecho mais feliz – até que pensei: feliz pra quem? – Quando terminei a leitura fiquei pensando a respeito desse meu conceito de felicidade. Doeu, mas amei ter lido, é um livro lindo que me fez chorar!

Essa matéria foi escrita por  Nathalia enquanto ainda era colunista do Coisas de Mineira 

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡!
_______________________________________________________________________________________________________________________

Titulo: Como eu era antes de você
Autora : Jojo Moyes
Ano 2013
Paginas 320
Editora Intrínseca
Onde comprar : Amazon