I Told Sunset About You é um drama romântico tailandês da distribuidora Nadaoo Bankok, com uma história que enfatiza o amadurecimento e a passagem da adolescência para a vida adulta. Estrelado por Putthipong “Billkin” Assaratanakul (Teh) e Krit “PP” Amnuaydechkorn (Oh-aew), a série teve sua primeira parte lançada em outubro de 2020, com 5 episódios e a sua segunda parte se encontra no ar e contaram com mais 5 episidios.

A Parte 1, com o nome de  I Told Sunset About You em tradução literal “Eu disse ao pôr do sol sobre você” foi dirigida por Naruebet Kuno, acompanha a vida de Teh e Oh-aew em Phuket enquanto eles se preparam para o processo de admissão na universidade, enquanto a Parte 2, com o nome de “Promised You The Moon” em tradução livre ‘Te prometi a lua’ a ser dirigida por Tossaphon Riantong, terá início após a sua entrada na universidade e se passará em Bangkok.

Teh e Oh aew se conheceram na infância durante um evento na escola, por coincidência os dois se reencontraram em uma escola totalmente nova e viraram amigos inseparáveis. Os dois amigos encontram algo em comum, um filme chinês e um personagem masculino que passa a ser admirado primeiro por Teh, que acaba sonhando em ser ator para poder interpretar esse personagem que ele tanto admira.

I TOLD SUNSET ABOUT YOU

Vai acontecer uma peça de teatro na escola e a peça se inspira no filme chinês que eles tanto amam, a professora sugere que Oh Aew faça o papel do protagonista masculino. Com a aprovação de Teh, ele decide fazer o papel, depois da apresentação, Oh aew confirma que seu sonho também é virar ator.Teh se sente traído pelo seu melhor amigo e decide que a partir daquele momento eles vão ser rivais, ao passar dos anos eles se reencontram no ensino médio, e a história passa a se desenrolar a partir daí.

Teh é um garoto bonito, inteligente e com a personalidade muito fechada, muito esforçado e focado em seus estudos, não deixa de se preocupar com os amigos e ajudar nos estudos para o vestibular. Por causa da sua personalidade mais fechada, ele não demonstra muito seus sentimentos e não entende bem como ele se sente em relação a outras pessoas, principalmente a Oh aew, já que depois desse reencontro, Teh passa a sentir uma mistura de sentimentos novos.

Oh aew já é o oposto de Teh, um garoto muito bonito, extrovertido, famoso no Instagram pelas suas fotos, aparenta ter mais experiência com os seus sentimentos do que Teh, Oh aew tem uma personalidade sensível, carismática e gentil. É muito esforçado em lutar pelo seu sonho de ser ator, tem qualidades que nem mesmo ele ainda as reconhece.

O feedback para a série foi altamente positivo, com elogios dados à atuação e química entre os dois protagonistas, bem como a cinematografia, que efetivamente transmitiu os encantos do cenário de Phuket. Alguns espectadores compararam seu humor e tom aos do filme Call Me by Your Name de 2017. Os revisores também tomaram nota da escrita comovente e elogiaram a história por sua abordagem às questões de sexualidade.

I TOLD SUNSET ABOUT YOU
A popularidade da série ajudou a impulsionar o ressurgimento da atividade turística em Phuket, cuja economia orientada para o turismo foi atingida pela pandemia em 2020.

A trama começa nos mostrando a relação dos dois amigos, em dois tempos, na infância e na adolescência e é durante a puberdade que vamos ver essa amizade florescer. Como todo início de história, o primeiro episódio se encaminha mais lentamente, apresentando os personagens e suas personalidades, não focando só nos dois principais, mas a composição das famílias e o grupo de amigos. Teh e Oh aew começam a relação de uma forma meio conturbada e infantil, já que nenhum dos dois estavam preparados para esse encontro, já no segundo episódio isso começa a mudar, em pequenos detalhes, como um pedido de desculpa e os olhares.

Teh vendo como as suas atitudes afetaram o seu “rival” de uma forma negativa e entendendo que quer o bem dex Oh aew e ele por perto.. A relação dos dois começa a crescer muito a partir disso e tem um momento da série que Teh escreve em chinês no seu caderno “íntimo”, que reflete o momento que ele está vivendo com seu “novo” melhor amigo. Teh e Oh aew ficam muito próximos e dos dois acabam vivendo um romance, porém isso acaba afetando a relação dos dois, já que Teh está descobrindo que é bissexual  e tem muito medo do que as pessoas vão pensar com os dois em um relacionamento, isso vai acabar gerando muito conflitos na relação dos dois e a superação dessas dificuldades vai ser o ponto da busca do amadurecimento entre os dois protagonistas. O fato de Teh ser bissexual despertou o preconceito entre alguns dos telespectadores, supoondo que Teh só estava confuso e que na verdade ele é gay, mas o próprio personagem demonstra claramente sua bissexualidade quando ele finalmente fala abertamente sobre seus sentimentos ao longo da trama.

Esse T- drama aborda várias questões que afetam adolescentes, como a chegada da puberdade e do vestibular, mas vale pontuar como essa série retrata bem essa fase e os conflitos gerados na adolescência. O primeiro ponto abordado em I Told Sunset About You é o vestibular, a pressão indireta ou direta que os pais fazem com seus filhos e a própria pressão dos adolescentes sobre eles mesmos, a ansiedade gerada, a dificuldade de estudar quando tem tanta coisa acontecendo na vida deles, como por exemplo a descoberta de novas paixões, novas amizades, corações partidos, início de namoros e entre outros.

Mostra como cada adolescente lida com isso tudo, a angústia gerada, a impulsividade desses adolescentes e que para eles isso parece ser a melhor opção de lidar com a situação. O amadurecimento dos personagem, a companhia e o apoio que cada um dá para o outro, a superação de obstáculos e principalmente a questão da sexualidade e identidade que nossos dois mocinhos estão vivendo.

Agora em questão da direção e fotografia, eu senti como se eu estivesse vendo um filme americano que está sendo indicado ao Oscar, posso ter exagerado? Talvez, mas foi isso que eu senti, fora que a comparação de I Told Sunset About You com o filme Me chame pelo seu nome é real, vi uma semelhança muito grande, deve ser pelo fato de serem gêneros parecidos.

Eu fiquei maravilhada com a fotografia desse dorama, lugares lindos da Tailândia, representadas de uma forma magnífica que deu vontade de viajar pra lá e conhecer os cenários do drama, comer as comidas típicas de lá, ir em um resort igual da família do Oh aew, ou comer no restaurante da mãe de Teh, não imaginava como a Tailândia pode ser linda e isso me fez questionar a importância que obras cinematográficas pode ter uma importância tremenda no turismo e cultura de um lugar.

I TOLD SUNSET ABOUT YOU

A direção me surpreendeu muito também por ter conseguido passar uma sensibilidade, a angústia dos personagens, tinha momentos que eu sofria junto com eles e ficava indignada com essa sociedade que não consegue aceitar uma relação homossexual, a química dos personagens me pegou com força, estava até imaginando a possibilidade deles namorarem na vida real.

Que história linda, química maravilhosa dos personagens, não só os pares românticos, mas as famílias, os amigos, a relação de Teh com o seu irmão que é muito linda também, apesar do irmão não estar tão presente no dia a dia de Teh, mas sempre estando lá para dar um apoio ao irmão. A confiança dos pais aos filhos e eles também estarem torcendo para a realização do sonho de seus filhos.

I Told Sunset About You é um T – drama de romance gay, que vale muito a pena mesmo, por ser lindo do início ao fim e pela sensibilidade e por esse shippe maravilhoso que esse dorama proporcionou.

Exibição: 22 de Out. – 19 de Nov. de 2020
Gênero: Amizade, Romance, Juventude, Drama, Escola
Diração: Boss Naruebet Kuno