De Olho nela é a nova publicação da editora Companhia das Letras, com o selo Paralela, o livro de estreia da autora Kate Stayman-London, e que vai trazer uma paixão nacional: um reality show.

Bea Schumacher é uma sensação nas redes sociais. Ela é antenada em moda, e está sempre comentando sobre o tema, e se tornou expert justamente por entender as dificuldades que as mulheres plus size encontram ao procurar roupas estilosas. Ela é uma mulher desinibida, bem resolvida na vida profissional, mas que ainda tem barreiras quando o assunto é o coração.

“Você será alguém que todo mundo precisa ver.”

DE OLHO NELA – KATE STAYMAN-LONDON

Entre outros assuntos do momento, está acompanhando a mais nova temporada do reality show É pra casar. Durante a final do programa, e rodeada de tacos, tequila e sua amiga, acaba usando o twitter e, na sequência, seu próprio blog, para comentar a total falta de diversidade no programa. Só não imaginava a repercussão que seu texto teria… bom, quem não está cansado de ver mulheres magérrimas desfilando como se fossem o biotipo mais comum no mundo?

Claro que não foi só a blogueira que percebeu a ausência de corpos diferentes no reality, que terminou com uma péssima audiência, levando a demissão de grande parte do staff, e a condução de uma mulher à direção do programa. A nova diretora, Lauren, não perde tempo, e convida Bea para estrelar a próxima temporada do programa.

Bea está acostumada com os haters que a perseguem, mas começa a se questionar se conseguiria manter sua sanidade mental, dada a exposição que o programa traria para ela e suas curvas. Entretanto, com sua antiga paixão dando um gelo, e com a possibilidade de mostrar às mulheres que todas merecem e podem ser amadas, claro que ela não resiste e aceita o convite, ainda que com preocupação. Mas é uma possibilidade de se expandir profissionalmente! Além disso, se promete não entregar fácil, e tem certeza de que passará incólume pelo programa sem se apaixonar. Ao menos, é o que ela e a produtora esperam que aconteça.

“E acho que muitas mulheres plus size se sentem assim no dia a dia. Para nós, uma coisa simples como postar uma selfie com o look do dia é um ato político (…).”

O programa começa, e já no primeiro dia de apresentação, Bea tem muitas surpresas… algumas bem amargas. É que nenhum dos 25 pretendentes sabia quem era a garota a ser conquistada – o que sempre foi um pré-requisito nos programas anteriores, e muitos demonstram surpresa quando são apresentados à Bea! Mas, o maior desafio que ela encontra durante o programa pode ser uma grande surpresa, já que ela percebe que suas inseguranças não estão tão controladas como ela gostaria!

Bea é uma garota que tem vulnerabilidades, e no início de De olho nela já temos seu mergulho em Paris, onde encontra uma vendedora que consegue lhe mostrar sua essência, ao vesti-la, deixando-a com a sensação de que seu corpo pode estar bem-vestido. É a virada para sua vida, que a leva para o caminho das mídias sociais, quando se torna poderosa e bem resolvida.

E ela é tão apaixonada por moda que traz muitos looks inspirados de estilistas famosos – confesso que não consigo distinguir um Derek Lam de um Veronica Beard, ou mesmo um Prabal Gurung! Mas, para os amantes do assunto, garanto que vão se esbaldar!

De olho nela também traz uma narrativa diferente, quando temos a inserção de trocas de mensagens, posts de blogs e reportagens, que vão trazendo a percepção das pessoas que acompanham o reality. E foi bem incômodo ver como algumas pessoas são tóxicas!

“A diversidade é um fator importantíssimo pra mim, claro!! Tipo físico, cor de pele, história de vida – quero que esses homens tragam uma nova imagem ao programa, assim como eu.”

DE OLHO NELA – KATE STAYMAN-LONDON

Em relação ao reality, foi bem clichê – a própria personagem disse que a diversidade quando muito se deu na ‘cor’ dos homens, mas diversidade é muito mais que isso, não é? Um grupo interessante, alguns assustados ao encontrar uma mulher plus size, outros passando por essas questões com muita tranquilidade, e a gente vai torcendo por um ou outro. Claro que errei totalmente meu shippe. Aliás, essa era uma preocupação também, que a história não caísse em um roteiro batido, mas a autora me surpreendeu.

Claro que, a certa altura, a gente vai percebendo os caminhos escolhidos por De olho nela, mas ainda assim gostei muito. As reflexões sobre o diferente, sobre o que uma mulher ‘fora do padrão’ enfrenta na sua rotina nos faz repensar tanta coisa… quantas vezes você se olhou no espelho e não gostou do que viu? Não fez dietas malucas, trocou de roupa porque quem está do seu lado não disse que essa roupa não era para você? Ter empatia, e nos amar, foi o que de mais bonito eu tirei da estória da Bea.

Também me chocou quanto nossa sociedade é gordofóbica! As mensagens que ela recebia, bem como alguns produtos para dieta, foram história que bem podem acontecer na realidade.

Enfim, uma estória leve, muito fluida e cheia de empoderamento, trazendo a importância de desconstruir padrões e deixar aflorar nossa autoestima.

_____________________________________________________________________________________________________________________

De Olho NelaTítulo: De Olho Nela
Autora: Kate Stayman-London
Tradução: Alexandre Boide
Ano: 2021
Páginas: 384
Editora: Paralela
Gênero: Romance
Compre usando nosso link da AMAZON