Um Lugar Silencioso é um Drama/Thriller americano estrelado (e dirigido) por John Krasinski e a sua esposa Emily Blunt que ganhou rapidamente a atenção e o gosto da critica (foi elogiado por Stephen King no Twitter) por conseguir de maneira magistral entregar ao público uma proposta completamente diferente do que estamos acostumados a ver no cinema hoje em dia. Esqueça o clássico onde o foco está no barulho, no ‘pam’, nas musicas, onde os atores gritam e todo o cinema responde aos berros, em UM LUGAR SILENCIOSO, como o nome já deixa claro, o silencio é a única variável.
Pelo fato do filme ser todo trabalho na ausência de som qualquer barulho dentro da sala de cinema atrapalha a experiencia, a prova disso é que os telespectadores fizeram apelos no Twitter para que quem fosse ao cinema assistir não dificultasse o momento dos outros conversando ou até mesmo comendo pipoca, pois só se é possível conectar com o longa embebido em total silencio, para sentir de maneira ampla o pavor, dor e desespero que os atores estão tentando passar e de fato da certo, pois o medo sai das telas e chega no telespectador que fica com aversão de emitir sons e quebrar o perigoso equilíbrio estabelecido.

Se passando do jeito que a gente mais gosta em um cenário pós-apocalipse, um casal (Emily e John)  do Meio-Oeste vive com os seus filhos (os atores Millie Simmonds que interpreta a filha mais velha do casal que possui uma deficiência auditiva que é devidamente explorada ao longo do filme e Noah Jupe) numa fazenda em algum lugar dos EUA, e são perseguidos á todo momento por extraterrestres que invadiram a terra e dizimaram a população mundial, ao longo do filme não é dado mais informações a respeito dos E.T’s, apenas que não sentem cheiros, são cegos e caçam através do som que a sua presa emite.
Se comunicando apenas através da linguagem de sinais e com um medo horripilante de emitirem qualquer barulho, o casal precisa lidar com as perdas, enquanto cria seus filhos meio a um mundo onde o menor ruido, que seja de um simples brinquedo pode matar, e aprender a se preparar para a chegada de uma nova criança. A proteção dos pais as vezes pode ser considerada excessiva e em determinado momento encontra com o machismo de cada dia, porém é preciso levar nosso conhecimento para o contexto que a família esta inserida e procurar entender o quanto a dor e o medo potencializam tudo.
Eu particularmente achei que gostaria mais do filme, mas tive a infelicidade de pegar uma sessão com dois adolescentes que falaram durante todo o longa, impossibilitando a atmosfera necessária para me sentir imersa e conectada. Inegavelmente a proposta de John em passar um filme diferente foi atingida com sucesso, pois tive momentos de verdadeira tensão, me peguei questionando se é possível ficar tanto tempo em silencio e ainda saber falar e em uma determinada cena, a dor da atriz chego ate a minha cadeira. Pra quem quer um filme que foge do convencional, sem deixar de ter os elementos básicos que tornaram o convencional bom, precisa assistir UM LUGAR SILENCIOSO.

 

FICHE TÉCNICA :
Data de lançamento 5 de abril de 2018 | Duração:  (1h 30min) | Direção: John Krasinski | Elenco: John Krasinski, Emily Blunt, Millicent Simmonds | Gêneros Suspense, Terror | Roteiro: John Krasinski, Scott Beck, Bryan Woods | Distribuidora: Paramount Brasil