
Mulher-Maravilha está entre nós! Sim, isso mesmo. Depois de tanta espera, a partir de hoje dia 01, você já pode ir aos cinemas conferir o primeiro filme solo de uma super-heroína (ou segundo se você quiser considerar “Elektra”). Com a direção da Patty Jenkis, o filme quebra a sequência de desagrados cinematográficos da DC Comics, principalmente os recentes Batman vs Superman e Esquadrão Suicida. Muito se culpa o diretor/produtor Zack Snyder pela baixa aceitação dos filmes (ele foi o diretor em BvS e produtor em Esquadrão), mas agora ele está de volta na produção e a combinação Jenkis/Snyder funcionou. Na semana passada foi anunciada a saída de Snyder da direção de “Liga da Justiça” que estreia em novembro, o que foi motivo de comemoração para muitos, mas eu sinceramente não sei dizer o efeito que isto terá visto que já está em processo de finalização.
O filme “Mulher-Maravilha” conta a origem da heroína, desde sua infância em Themyscira (Ilha Paraíso), terra natal das amazonas. A história é contada como uma espécie de flashback, uma lembrança que Diana tem ao receber uma foto de seu passado com o bilhete “Espero um dia conhecer sua história”, enviados por Bruce Wayne. Inclusive, apesar de pouca explicação, a ambientação do começo do filme dá a entender que ele é a sequência direta do final de Batman vs Superman, quando os dois super-heróis dão início ao processo de formação da Liga.
Bom, então após receber este presente do Wayne, Diana Princess of Themyscira (a origem do sobrenome que passa a usar) se recorda de toda sua história, desde sua infância até a fase adulta, super protegida por sua mãe Hipólita e treinada para ser a melhor por sua tia Antiope, até a chegada acidental do soldado Steve Trevor ao local (um homem na terra das amazonas). Até então o conhecimento de Diana é bem restrito, ela sabe apenas que foi moldada no barro por sua mãe e gerada por um sopro de Zeus, e que aguardam o retorno do maléfico Ares (Deus da Guerra) para que possam derrotá-lo definitivamente. Mas Hipólita esconde muito de sua vida e, com a chegada de Steve, Diana vê a oportunidade de ir para o mundo dos homens que está vivendo a Segunda Guerra Mundial (fato que até então ela desconhecia) e ficar cara a cara com o temido Ares, que ela acredita estar lá.
A história do filme segue a linha da animação homônima de 2009, apesar de não ser idêntico. Houve um aperfeiçoamento e ambientação em um mundo de guerra de forma muito interessante e coesa, fazendo um paralelo bem legal entre os universos. Ao contrário de Batman vs Superman, tem um roteiro forte e uma ótima fotografia, com cenários “claros” permitindo uma melhor experiência com as cenas de treinamento e batalha. E que cenas, viu! Os efeitos estão sensacionais e as cenas com as amazonas são incríveis. As lutas da Mulher-Maravilha são de tirar o fôlego, principalmente se você assistir em uma sala IMAX (assim como eu fiz). Fora isso a nostalgia de ouvir o tema da heroína sempre que ela está em ação ou a incrível abertura de apresentação da Liga da Justiça no começo do filme, não tem preço. Outro ponto alto foi a história do filme não ter sido entregue nos trailers, o que causa surpresa e empolgação nas 2:20 min de duração.
Sobre as atuações, palmas para Gal Gadot como a protagonista. Muito criticada na época de escolha devido a seu porte físico e currículo sem grandes destaques, ela mostra que levou o treinamento à sério e incorporou a personagem. Sua postura, seus “rugidos” e trejeitos são louváveis. Chris Pine também entrega um bom Steve Trevor e o mesmo se diz de seus amigos soldados que o ajudam, tendo eles também o papel de alívio cômico do filme, mas sendo este nada bobo ou caricato. Connie Nielsen (Hipólita) e Robin Wright (Antiope) apesar das poucas cenas são as perfeitas amazonas.

Agora vamos falar de representatividade e empoderamento? Se você é do tipo que acredita que tudo hoje em dia e problematização sem necessidade, talvez este filme não seja para você. A mensagem vai muito além de uma super-heroína que combate o mal. A Mulher-Maravilha representa a força feminina, sem o uso da sedução ou sexualização, sem a submissão ou fragilidade frente a um oponente masculino mas trabalhando muito bem e em equilíbrio com aqueles que estão do seu lado, sem um romance como chave de seu crescimento… Mais que tudo ela é um exemplo e uma inspiração. Então seguramente posso dizer a vocês que um dos grandes motivos de este ser um filmaço para mim é a representação perfeita que a personagem teve, conservando suas características. Seu uniforme, que como em todas as personagens de HQ’s é curto ou minúsculo, perdeu as características de collant e ganhou tons de armadura, e em nenhum momento a câmera foi posicionada de forma a sexualizar suas lutas com o traje (focalizando seios e bunda). Todas que já viveram um assédio, independente do grau deste, vão entender a importância de não enfiar uma roupa cavada em uma mulher e colocá-la para lutar nas telonas. E quem sabe este não seja o primeiro passo para uma quebra de esteriótipos e o fim das famosas fantasias de: Mulher-Maravilha sexy, Supergirl sexy, Viúva Negra sexy, Branca de Neve sexy, Alice sexy, Chapeuzinho Vermelho sexy… Vamos lá, né gente. Nós merecemos mais que isso!
Enfim, como meu filme mais aguardado do ano (porque se ainda não deu pra perceber, eu adoro a DC), “Mulher-Maravilha” não decepcionou, superou expectativas e está fácil no meu TOP 01 deste ano. Agora é aguardar 16 de novembro para conferir o resultado de “Liga da Justiça”.
Camille Ferreira®
Wow, que resenha cheia de personalidade, adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Queria ter ido a pré-estreia mais tudo bem, com certeza vou conferir este filme depois de tantas informações e positividade, eu gosto da DC mas os filmes deixaram a desejar, porem este parece estar acima da media conforme sua critica e as demais encontradas. As mulheres precisam sim de ícones fortes que não precisam se expor de maneira negativa para estar no auge e serem consideradas exemplos. Muito bom a resenha, parabéns Karina, e Blog Coisas de Mineira 🙂 voces sempre arrasam.
Karina Rodrigues
Oi Mille, q bom que gostou da crítica.
Foi uma pena vc não ter ido e espero que vc já tenha conseguido assistir!
Realmente precisamos muito dessas abordagens maravilhosas da força feminina.
Bjos
Nathalia
Nossa! Eu que já estava ansiosa agora estou mais ainda.
Será o próximo filme que irei ver nas telonas e estou animada porque
aposto que vou gostar. Gostei muito da sua crítica Ka, arrasou!
Sobre representatividade eu concordo sim… Na verdade até acho que os
homens vão achar a atriz linda e sexy, mesmo em um traje comportado,
mas o importante é saber que não é esse o ponto, que há muito mais
no papel dela e que a vulgaridade e a depreciação não tiveram vez.
Estou loca pra ver isso! 🙂
Karina Rodrigues
Oie Nath! Obrigada!!!
Espero que já tenha conseguido assistir, pq realmente está um filme maravilhoso.
Bjos
Cristiane Dornelas
Caramba, mas preciso muito ver esse filme! Estou adorando ver o que estão falando dele. O roteiro parece estar ótimo, a atuação da atriz e a força da personagem estão perfeitos pelo jeito e nem vamos falar de efeitos visuais! Parece que esse vale o ingresso. Ainda mais pelo empoderamento feminino sem exageros e sem um abuso de imagem dela. Meu, mas como estou gostando muito de ver!
Adorei e estou louca pra assistir *-*
Karina Rodrigues
Cristiane, espero que já tenha conseguido assistir! Vale muitoooo a pena!
Bjos
JAX
Oh, legal! Quero ver esse filme também.
Talvez eu vá essa semana ou a próxima. Alguém se habilita pra fazer companhia e conversar sobre o filme depois? (O_O)
Karina Rodrigues
Olá Jax!
Espero que já tenha conseguido assistir pois vale muito a pena.
Bjos
Gislaine Lopes
Oi Karina,
Então já posso comemorar, pois finalmente assistirei este filme que estava em produção a tanto tempo. Minha ansiedade para conhecer a história da Mulher Maravilha cresceu muito após Batman vs Superman e minhas expectativas estão bem altas. Sempre gostei muito das histórias envolvendo as Amazonas, pois sua forma de viver, idependente e regada de muita coragem, é um exemplo de mulheres podem lutar suas próprias batalhas sem que homens se vangloriem de sua masculinidade. A respeito da escolha de Gal Gadot para interpretar nossa heroína, é com um pouco de vergonha que confesso que fui uma das pessoas que criticou a escolha, pois não via nela o pacote necessário para tal papel e que bom que estava enganada. Espero assistir esse filme logo e que a espera tenha valido a pena.
Karina Rodrigues
Como uma boa fã da DC, tbm passei por todos esses estágios de ansiedade até a chegada deste filme. E não se sinta sozinha, eu tbm ja critiquei a escolha da Gal Gadot um dia… rs.
RUDYNALVA
Karina!
Como sou fão há décadas da maravilhosa Mulher Maravilha e espera o mesmo tanto para vê-la brilhar novamente nas telas, nem me importo com as pessoas que gostam de levantar polêmica sobre detalhes que nem são relevantes.
Quero é ir aproveitar a força dessa mulher belíssima, forte e poderosa, com efeitos especiais, cenários e trilha sonora fabulosa.
Desejo um mês cheio de prosperidade!
“A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Karina Rodrigues
Oi Rudy!
Espero que já tenha conseguido conferir toda a força dessa mulher maravilhosa.
Bjos
Carol Campos
Karina, aplausos para essa critica Maravilhosa e para você e o dobro de aplausos para essa DEUSA em questão. Definitivamente, é o melhor filme da DC Comics até o momento, (Apesar de ter amado BvS, só esperei três anos para ver eles nas telonas, pouco tempo né…) sem vulgaridade, sem depreciação, só A história magnifica dessa Mulher, tá Lindo demais da conta #Chessus
Karina Rodrigues
Oi Carol!
Que bom que gostou da crítica e melhor ainda que já tenha visto e concordado em como foi uma abordagem maravilhosa.
Agora é aguardar a Liga!!
Quell
Nossa. Eu vi esse filme semana passada e realmente ficou uma excelente produção. Adorei a atuação dos personagens. Sem contar também do cenário do filme que é lindo, principalmente no início. Super recomendado.
Karina Rodrigues
Oi Quell! Que bom que gostou.
Realmente um filme maravilhoso, ne!!!
Bjos
Herica Lima
Essa mulher é sensacional!
Assisti sábado a esse filme e me apaixonei!
Essa mulher e uma deusa realmente! a história é muito bem construída e mesmo com 2 hrs de filme para mim passou muito rápido, porque o filme é fantasístico!
DC arrasou nesse filme! O melhor até agora da franquia!
Karina Rodrigues
Oi Herica!!!
Concordo em tudo com vc! Agora é aguardar a Liga.
Jessica Borges
Olá!!!
Amoo a Mulher Maravilha e esse filme está sensacional. Eu amei! Todos os personagens são cativantes, o roteiro é bem amarrado, as cenas de lutas são fantásticas e a fotografia é linda. Com certeza é um dos melhores da DC. Que venha a Liga da Justiça!
Karina Rodrigues
Oi Jessica!!!
Concordo com vc! Venha a Liga!!
Lídia Munt
Karina, pisa menos <3
Eu adorei a resenha. Cheia de personalidade e atitude!
Eu amei o filme!
Karina Rodrigues
Oieee Lídia! Obrigadaa.
Que bom que gostou! Esses exemplos maravilhosos são de inspirar a gente, não é mesmo?!
E esse filme foi um tiro!!!
Que venha a Liga da Justiça!
Ø Väzïø ñä Flø®
Devo ir ao cinema na próxima semana conferir este filme! E olha, que meio que corro de cinema aqui na minha cidade(caro demais e sempre com os filmes todos atrasados).
Mas por tudo que já vi e li sobre o longa, a vontade em ver na tela tudo isso está grande demais.
Acompanhei muito a Mulher Maravilha(antiga) e sei bem do quanto tudo foi modificado para se adequar ao mundo que vivemos hoje!
Vou conferir!
Beijo
Karina Rodrigues
Nesse caso não tem nem como eviyar o cinema, neh!!! Esse filme vale a pena demais!!!
Bjos
Maria Alves
Quero muito assistir, minha irmã e minha filha assistiram e amaram querem assistir de novo kk. Gostei muito da crítica e das mudanças que tiveram na roupa e que vai muito além de uma super heroína e mais ainda sem o uso da sedução que acontece em muitos filmes, deve estar maravilhoso, não vejo a hora de assistir.
Karina Rodrigues
Maria, obrigada pelo comentario.
As mudanças que fizeram reamelnte foram maravilhosas.
O filme vale muito a pena. Não deixe de ver!
Bjos
Antonia Almeida
É um filme muito divertido. Sinceramente os filmes de ação não são o meu gênero preferido, mas devo reconhecer que Mulher Maravilha superou minhas expectativas, é uma história sobre sacrifício, empoderamento feminino e um sutil lembrete para nós, humanos, do que somos capazes de fazer uns com os outros, é o melhor dos filmes de Gal Gadot adorei está história, por que além das cenas cheias de ação extrema e efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Eu recomendo muito e estou segura de que se converterá numa das minhas preferidas.
Crismacleiton
Realmente é um ótimo filme