Ao Meu Redor é um livro da autora capixaba Elysanna Louzada, lançado pela editora Astral Cultural, que vai se ambientar em São Paulo de 1923.

Maria é uma menina de 15 anos, órfã criada pela tia, que trabalha em uma fazenda no interior de São Paulo. Ela conhece Álvaro de Castro, um empresário que tem negócios com o dono da fazenda, e que é 35 anos mais velho que Maria. Isso não o impediu de se encantar pela menina…

Tanto, que tempos depois, de volta à fazenda, propõe à Maria que o acompanhe à São Paulo, sem deixar claro o que pretendia com a menina. Ela prontamente aceitou, já que a tia não era necessariamente feliz por ter sido obrigada a criar a filha da irmã, por quem não parecia nutrir muito afeto.

“Eu tinha apenas 15 anos. O que se sabe sobre viver quando se tem essa idade? Nada.”

AO MEU REDOR - ELYSANNA LOUZADA

Bom, claro que já é de se imaginar qual seria o destino de Maria… Álvaro de Castro só tinha interesse mesmo em molestar a menina, que vai se ver em uma rotina de violência sexual e de castigos físicos, mas que mantem o desejo de liberdade. Ela descobre que seu carcereiro é dono de um bordel, trazendo jovens ingênuas do interior ou mesmo através do tráfico de mulheres europeias.

“Os maus-tratos, a violência, o cativeiro, tudo o que eu me esforçava para esquecer, aparecia durante os intermitentes pesadelos. Nesses sonhos quase reais, Álvaro de castro reinava e me dominava. E eu, no inferno, servia ao diabo sempre disposto a arrancar mais um pedaço de minha alma.”

A estória avança doze anos, e vamos encontrar Maria Antônia na França, morando com Joseph, um amigo fiel. Ela conseguiu refazer sua vida, apagando seu passado, mesmo que ainda carregue cicatrizes do tempo de cativeiro.

Vive pela noite parisiense, e em uma dessas festas, um brasileiro a aborda, o um sentimento forte surge. Mas ela não está preparada para amar, suas memórias ainda a atormentam.

E não é que seu passado resolve ressurgir? Uma carta chega às suas mãos, de Sophia, uma amiga do passado, que pede sua volta ao Brasil, já que está com sérios problemas de saúde. Sophie está morrendo, e pede a Maria Antônia que se torne responsável por sua filha, uma vez que não tem parentes no Brasil, e confia apenas na amiga.

Na viagem, Maria reencontra o brasileiro que a encantou. Miguel tem um sorriso fácil e não abre mão de rodear Maria Antônia. Mas ela acredita que as marcas de seu passado a impedem de almejar a felicidade, não sendo merecedora do amor puro de alguém. Entretanto, ela não imaginava que, chegando ao Brasil, acabaria sendo obrigada a confrontar seu passado. Ela só queria esquecer tudo, mas será que terá forças para reagir e quebrar esse ciclo de tristeza?

“Voltar ao Brasil significava me despedaçar por dentro. Seria obrigada a mergulhar em tudo que lutava para apagar.”

 

A premissa de Ao meu redor é bem pesada, e tem gatilhos. Por mais que a trama tente fugir dessa discussão, não há como negar a dor de uma menina que vai ser abusada sexual e psicologicamente. Mas algumas das discussões acabam não sendo aprofundadas, então ameniza um pouco esse peso.

Adorei as interações de Maria Antônia e Joseph, que ainda traz diversidade. Joseph é homossexual, e é o amigo fiel, que apoia e abre os olhos de Maria. As interações entre eles são bem construídas, com ótimos diálogos.

Maria Antônia é uma mulher forte, que precisa aprender a se amar. Miguel é o par perfeito. Alegre, leve, mas nem por isso incapaz de perceber a dor que ela sente. Ele é daqueles protagonistas que a gente ama de imediato! O amor vai chegando aos poucos, de uma forma leve e cativante. É o que Miguel se torna para Maria, a possibilidade de um novo recomeço.

“Ele me trouxe de volta a esperança. Preencheu todos os espaços vazios da minha alma com amor. Ao seu lado, senti-me inteira novamente.”

 

AO MEU REDOR - ELYSANNA LOUZADA

Ao meu redor também tem suas gotas de suspense e, mesmo que tenha imaginado para onde caminharia, achei natural, não estragando minha experiência. Só havia esse caminho mesmo. Também gostei de ter muitas perguntas respondidas, acho que a estória toda foi bem amarrada.

A descrição de São Paulo da década de 1920 é outro ponto alto. Consegui visualizar muito lugares, com aquele toque de alegria dos bairros que se tornaram refúgio de imigrantes.

Ao meu redor foi um livro que trouxe discussões importantes, dolorosas, com uma trama rica e sensível. Mas traz o amor, como decisivo para o processo de cura, sobre perdoar e sobre se perdoar, sobre se permitir viver e ser feliz!

_____________________________________________________________________________________________________________________

Título:  Ao meu redor
Autora: Elysanna Louzada
Ano: 2019
Páginas: 224
Editora:  Astral Cultural
Gênero:  Drama