LIVROS

AMOR & SORTE – JENNA EVANS WELCH | RESENHA

16 dezembro, 2020 por

Amor & Sorte é o novo livro da autora Jenna Evans Welck publicado pela Intrínseca, que também já publicou Amor & Gelato. Apesar de não ser continuação de Amor & Gelato, ele traz Addie, melhor amiga da protagonista do livro anterior, a Lina.

Addie é uma jovem estadunidense com o coração partido. Prefere não contar aos pais o que aconteceu, mesmo porque eles têm um evento importante pela frente: o casamento da tia Mel, na Irlanda – a ilha Esmeralda. Addie vai, porque depois fará uma viagem até a Itália para se confortar nos braços de sua amiga Lina, e isso aquieta seu coração machucado – ela precisa desabafar!

Mas Ian – o único que sabe sobre o fracasso de seu romance de verão, não a deixa em paz, insistindo para que conte a todos o que aconteceu. E discutem inclusive durante a cerimônia, quando acabam rolando morro abaixo!

“Já fazia uma semana e três dias que eu não estava nada bem, desde que Cubby Jones – o garoto com quem eu tinha ficado em segredo o verão inteiro (…) tinha decidido esmagar meu coração até virar pó e depois soprá-lo em cima do time de futebol americano inteiro. O time do qual Ian fazia parte.”

 Amor & Sorte – Jenna Evans Welch

Claro que a mãe deles – tão determinada e focada nos melhores resultados, tanto na profissão e para a família também, não vai deixar passar esse desastre sem um castigo, e decide que Ian deverá acompanhar a irmã até a Itália: sem discussões, confusões ou mudanças de planos. Ou isso, ou estarão fora de seus times, e isso deixa Addie em pânico, pois sabe que só sua participação da equipe poderá proporcionar uma vaga em alguma boa faculdade.

Após o casamento, os parentes saem em uma excursão, deixando os dois irmão que deverão pegar o voo em breve. Ao folhear um guia de viagem com um nome bem inusitado (Irlanda para corações partidos: um guia não convencional da Ilha Esmeralda), ela descobre que Ian planejava seguir seu próprio roteiro de viagem, que não a incluía, nem se destinava à Itália: a bordo de uma lata velha com o nome de Trevo, com um amigo Irlandês do qual ela nunca tinha ouvido falar, Ian pretendia sair pela Irlanda. E assim, para não causar mais confusão com a mãe, Addie decide acompanhar Ian e Rowan, com o guia de viagem, para quem sabe curar as cicatrizes com seu irmão e de seu coração…

“Não era como se eu pudesse despir meu sofrimento como uma camisa suada. Mas será que poderia encará-lo de uma maneira nova?”

 Amor & Sorte – Jenna Evans Welch

E assim, nessa viagem improvisada, Addie terá uma série de incumbências: tentar fazer as pazes com o irmão, evitar cruzar com a família em seu tour pela Irlanda, manter o caro funcionando – ela é a ‘mecânica’ da família, e ainda tentar curar o coração a partir do guia que ela leva consigo!

“Quando o coração se deixa envolver, o cérebro também quer participar, e começa a criar futuros hipotéticos cheios de ondas e marés favoráveis. E quando esses futuros não se concretizam? Temos de fazer um esforço consciente para levantar âncora e deixá-los partir.”

Amor & sorte foi meu primeiro contato com a escrita da autora Jenna Welch, e por isso já adianto que não é necessário ler Amor e Gelato antes – apesar de valer a leitura, pelo que encontrei por aqui. A amizade da Addie e a Lina parece mesmo linda.

Mas a história traz mais que isso. Primeiro, conhecer a Irlanda pela descrição da autora é uma delícia, fiquei com muita vontade de passear por lá. Mais que isso, Amor & sorte vai trazer mais que uma história juvenil sobre aquele primeiro amor cafajeste que alguns de nós tem o desprazer de experimentar. Primeiro, porque temos uma família super divertida e unida – os irmãos da Addie são todos mais velhos, e ficava imaginando o quanto eles não ficavam no pé da caçula… mais que isso, todos os irmãos se destacavam nos esportes, e ela se sentia sempre em desvantagem, mas vai descobrindo que os irmãos a amam e a acham incrível. Mesmo a mãe dela – que me deixou mesmo com medo, é daquelas que precisam de pulso forte, mas tem um coração enorme!

 Amor & Sorte – Jenna Evans Welch

Amor & sorte vai tratar também do coração partido da Addie, e algumas dicas vão sendo deixadas ao longo da história, o que me permitiu criar muitas teorias – bem legal numa história. Só bem ao final entendemos toda a extensão do que aconteceu com ela, e confesso que dá um ódio pelo Cuby… quem nunca teve um canalha pelo caminho?

“Conhecemos os riscos de deixar nosso coração vulnerável e, mesmo assim, continuamos a fazê-lo.”

A inserção do guia também é incrível! Ele traz um tom divertido e impessoal, mas com conselhos deliciosos, daqueles que a gente tem de parar para refletir, porque em alguns momentos parecia que estava falando comigo!

“Os corações ficam vulneráveis porque foram feitos para isso. O sofrimento faz parte. É um pequeno preço a se pagar pela confusão alegre e selvagem que você receberá em troca.”

Sinceramente achei o Ian superprotetor, meio intenso demais ao insistir que a irmã contasse seus problemas, mas sem dar espaço para ela digerir tudo e ter seu tempo. Entendo – ou não, já que sou a primogênita, e eventualmente posso agir me sentindo a dona da verdade em relação aos meus irmãos (Kkk), ele quer o bem dela, mas ao mesmo tempo tinha seus segredos e não compartilhou também! Legal mesmo foi encontrar o Rowan, que fez um contraponto entre os irmãos gostoso demais de acompanhar!

“Seu sotaque era cem por cento irlandês, musical e com vogais suaves que derretiam como calda de chocolate no sorvete.”

É um romance fofo, que nos faz refletir sobre escolhas, fala sobre amizade, família, música e viagens. Sobre nos conhecer melhor e descobrir que somos fortes – principalmente se tiver um irmão ou um amigo para ajudar a atravessar mares revoltos! Sobre segredos que guardamos e que podem machucar, e sobre como é bom ter alguém com quem dividir – problemas e novas perspectivas. Rápido de ler e deixa saudades…

Ah, antes de finalizar, a Intrínseca divulgou em seu blog uma playlist inspirada nessa história, corre lá para conferir:
__________________________________________________________________________________________________
Amor & SorteTítulo: Amor & Sorte
Autora: Jenna Evans Welch
Tradução: Flora Pinheiro
Ano: 2020
Páginas: 271
Editora: Intrínseca
Gênero:  Romance
Adicione a sua lista do Skoob
Compre pelo nosso link da Amazon.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário