Um dos livros que marcou o início da minha vida adulta foi 1984 de George Orwell. O interesse por dar início a essa leitura foi bem bobo: eu nasci em 1984 e me simpatizei de cara com o título da obra. Foi minha primeira distopia, lá no início dos anos 2000. E a partir daí nasceu meu interesse nas obras do autor.

Comecei contando sobre isso porque hoje quero falar sobre minha experiência com a HQ de A Revolução dos Bichos, que sai pelo selo Quadrinho na Cia, da Companhia das Letras. Desde a capa já nos sentimos fisgados. Recomendo, por um gosto particular mesmo, que quem venha a adquirir esta obra, leia em primeira mão o livro homônimo (de 1945). Entretanto, quem quiser ler somente a HQ não se sentirá perdido, fora do assunto, ou prejudicado. Porque sim… Essa HQ funciona sozinha! Não houve supressão significativa. E eu amei essa experiência.

A lealdade e a obediência são os mais importantes.”

 A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - HQ

A minha impressão foi a de que Odyr, um gaúcho nascido em 1967 no Rio Grande do Sul, conseguiu a façanha de ilustrar um dos maiores e mais verdadeiros clássicos da literatura mundial, sem extinguir qualquer trecho importante. Os desenhos, que foram feitos com tinta acrílica, nos dá a impressão de que temos a cada página uma obra de arte às mãos.

Para quem não sabe do que se trata a obra no geral, ela fala de corrupção, política, jogo de poder… E tudo isso de forma alegórica. Falar por parábolas é uma arte. E em A Revolução dos Bichos nos defrontamos com a história de animais (revolucionários, claro) de determinada fazenda (A Granja do Solar) que resolvem se rebelar contra o humano que seria “seu dono”. Eles o expulsam da fazenda e a ideia inicial é ter um regime igualitário e justo a partir daquele momento. E para não roubar mais da experiência de vocês, só completo que a dupla de porcos totalitários irá iniciar uma grande confusão nos planos primeiros, e as relações entre oprimidos e opressores será algo muito delicado.

“A vida de um animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade nua e crua.”

As ilustrações de Odyr parecem ser vivas, mesmo que o estilo de desenho do artista não seja realista. Mas, sentimos a sensação de movimento, a impressão que os animais estão a ponto de romper a quarta parede. Confesso que  A Revolução dos Bichos HQ é daquelas que temos vontade de ler e reler. É super recomendado ter uma edição só sua, para que após a primeira leitura, você possa ficar indo e vindo pelas páginas apreciando a história que não foi escrita com palavras, mas sim através da arte de Odyr.

O que sinto mais latente nessa obra, é que a A Revolução dos Bichos HQ  e simples de ser apreciada. Recomendada para qualquer público (não crianças pequeninas, mas enfim…). Pode ser uma ótima “jogada” ao apresentar um tema tão contemporâneo, um autor reconhecidíssimo e um grande e aclamado clássico mundial, de forma mais leve e conquistando assim outro tipo de público. Pois, é sabido que algumas pessoas sentem certo receio do contato primeiro com obras clássicas, seja pela linguagem, pela tradução, ou por insegurança da história ser “chata”.

“Já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”

 A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - HQ

Fico por aqui, encantada com essa onda de clássicos que a Cia das Letras está trazendo para os leitores em forma de HQ. Acredito que seja algo fantástico e revolucionário, com o perdão do trocadilho! Se deixe conquistar nessa empreitada, porque além de abrir seus olhos para outros tipos de realidade, você ainda sairá encantado com a qualidade das obras de arte que artistas como Odyr fazem questão de nos presentear ao passar das páginas. E não tenha medo de começar tudo de novo quando chegar à última página. Isso é mais que normal… É natural!!!

Assim como fiz com o livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, também atribuí à A Revolução dos Bichos HQ de Odyr as mesmas 5 estrelas, o que seria a nota máxima na minha classificação de o quanto apreciei e abstraí nesta e com esta experiência. Então, aproveite e se delicie com essa primeira adaptação para quadrinhos no mundo, e que é tupiniquim!

“Fechai os ouvidos quando vos disserem que o Homem e os animais têm interesses comuns, que a prosperidade de um é a prosperidade dos outros. É tudo mentira.”

________________________________________________________________________________________________________________

Resultado de imagem para hq a revoluçaõ do bichos"Título: A Revolução dos Bichos HQ
Autor: George Orwell / Odyr
Ano: 2018
Páginas: 176
Editora: Companhia das Letras
Selo: Quadrinhos na Cia
Gênero: Distopia, Ficção, HQ, Política
Adicione a sua lista do Skoob
Onde comprar: Amazon