Ahhh… Férias!

Chegou o verão… com o sol, o calor, e coisas quentinhas!


E com o verão vem aquele tempo ocioso que a gente não pode desperdiçar, não é verdade? Ás vezes a gente quer tirar o ano/semestre de atraso de leitura em apenas um mês ou dois de férias mas não sabe como fazer isso. Em muitos aspectos, quantidade não é qualidade. Mas será que nos livros, não conseguimos ler muito – em pouco tempo – e ler bem?


Pensamos nisso fizemos uma seleção de cinco livros com menos de 300 páginas (e foi difícil, viu?), que dá para ler em apenas um dia, sem perder a qualidade. Nessa última semana de janeiro ainda dá para maratonar leitura, hein? E aí, quer saber quais foram os selecionados? Segue a lista!


1. A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DO AMOR À PRIMEIRA VISTA, JENNIFER E. SMITH


Escolhi começar por esse livro em particular porque é um livro que eu amo. Sabe quando um livro te conquista em todos os detalhes? Desde a capa até a narrativa? Foi exatamente assim. O livro conta a história de Hadley e Oliver, que se conhecem graças a um atraso de apenas 4 minutos para a chegada no Aeroporto. A caminho do casamento do pai, Hadley não está exatamente feliz. Quando se vê presa no aeroporto, fica feliz em conhecer um britânico suuuper fofo chamado Oliver, que estará no mesmo vôo que ela. Eles conversam sobre tudo no avião, e tem momentos que podem parecer bobos, mas que significam muito para dois jovens que acabam criando sentimentos tão profundos em 24 horas. É uma história divertida que mostra o surgimento de uma grande ligação de forma muito sutil. Essa ligação será duradoura? Só lendo para descobrir. E, devo acrescentar: Vale muito a pena ler!
“Hadley fica surpresa com a vontade que cresce dentro dela: a vontade que tudo fosse verdade, que fosse mais que uma história. Que fosse a história deles.”

2. Anna e o beijo francês, Stephanie Perkins


O livro conta a história de Anna Oliphant, que não está nem um pouco entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, para estudar num colégio interno ~ claro, né? Quem ia querer estudar em Paris? ~ Ela prefere ficar em Atlanta, onde ela tem um emprego, uma amiga e um quase-namorado. Quando chega a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair. Bonito, charmoso, inteligente e… comprometido (tudo que uma garota espera de um cara perfeito). Mas quando eles se aproximam, as coisas se complicam. Será que o beijo francês acontecerá? 
“St. Clair sorri para si mesmo. – Eu gosto da sua mecha – diz finalmente. Ele estica a mão e a toca levemente. – Você tem um cabelo perfeito.”

3. Felizmente o leite, Neil Gaiman


Nesse novo livro infanto-juvenil, o autor renomado Neil Gaiman traz uma história super delicada ilustrada pelo artista Skottie Young. O livro narra uma história fantasiosa inventada pelo pai para contar aos filhos sobre a luta que foi para comprar leite para o café da manhã. Você pode conferir a resenha completa aqui. Conhecido por livros famosos como “O oceano no fim do caminho”, Neil Gaiman acertou mais uma vez na hora de contar uma história.
“- Eu comprei o leite – disse o meu pai. – Saí do mercadinho e ouvi uma coisa estranha que parecia vir de cima de mim. Era um barulho assim: TUMM TUMM. Olhei para cima e vi um disco prateado enorme flutuando sobre a rua Marshal. 
Uau, disse a mim mesmo, não se vê um negócio assim todo dia.”

4. O homem perfeito, Vanessa Bosso


Melina já teve relacionamentos ruins. Mas também teve… péssimos. O que não a deixa sem esperança de encontrar seu par perfeito, claro. Alguém que cumpra com toda a sua lista de exigências que, inclusive, ela descreve especificamente cada item, nos mínimos detalhes, e pede ao universo para atender. Enquanto espera, Melina acaba descobrindo que ~adivinha?~ o bonitão existe! Mas Bernardo já é comprometido, com uma mulher que é o cão! Será que Melina conseguirá livrá-lo das mãos dessa moça ou terá que se contentar com outro cara? Melhor ler e descobrir! 
“É impressionante, mas, sempre que preciso escutar umas verdades, elas surgem dos lugares mais inusitados e das pessoas por vezes inesperadas.”

 5. O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry



Para terminar nossa lista, escolhi um título que é, na verdade, indispensável não só para as férias, como também para a vida. Esse livro narra a história de um piloto que caiu no meio do deserto do Saara e encontra o Pequeno Príncipe. Ele começa a contar como ele chegou na Terra, contando desde a saída do seu planeta (um pequeno asteroide), a sua passagem em vários planetas e seu encontro com diversos personagens. Cada planeta nos mostra uma faceta da personalidade humana encorporada em personagens lúdicos, o que deixa o livro cheio de aprendizado e ainda assim leve. É aquele clássico que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida.



“Se sei que virá, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três começarei a me sentir feliz. E quanto mais a hora avançar, mais feliz ficarei. Ás quatro em ponto, toda animada, provarei o sabor da felicidade!” 

O que acharam da nossa seleção? Já leram algum? Conta pra gente!