Mailing do blog

Assine e receba novidades

A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES – DE VOLTA À PANEM!

A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES – DE VOLTA À PANEM!

64 anos de Katniss Everdeen, os Jogos Vorazes serão palco para o jovem em ascensão Coriolanus Snow

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, quarto filme da saga Jogos Vorazes, chega aos cinemas do Brasil no próximo dia 15 de novembro. Situado aproximadamente 60 anos antes do período de Katniss Everdeen, engloba a décima edição dos Jogos Vorazes, com o foco no jovem Coriolanus, antes de se tornar o tirânico Presidente Snow.

Data de lançamento: 15 de novembro de 2023
Elenco: Tom Blyth, Rachel Zegler, Peter Dinklage
Duração: 2h 38min
Gênero: Ficção Científica, Ação, Aventura
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Michael Arndt, Michael Lesslie
Título original: The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes
Não recomendado para menores de 12 anos


A história do filme é baseada no livro A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, que a autora Suzanne Collins lançou em 2020, e que vendeu mais de 500 mil cópias em apenas uma semana. Com o sucesso da trilogia, dividida em quatro filmes, era certo o anúncio de uma nova adaptação.

Os eventos se passam 64 anos da trilogia inicial, e vamos encontrar uma Panem bem diferente. A capital vivencia os chamados “Dias Sombrios”. Mesmo após 10 anos da rebelião dos distritos, e mesmo saindo vitoriosa, a capital ainda não conseguiu se reerguer.

A organizadora do evento, Dra. Volumnia Gaul, buscando captar mais prestígio e público para a nova edição dos jogos, decide que, pela primeira vez, os tributos serão mentorados pelos melhores alunos da Academia. Entre eles, vamos encontrar Coriolanus Snow, vindo de uma família tradicional que vive do nome, mas que se encontra empobrecida após a morte do chefe da família. Vencer os Jogos Vorazes pode ser sua chance de voltar ao topo.

CRÍTICA DO FILME A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES

Rachel Zegler, revelação do musical ‘Amor, Sublime Amor’, interpreta o tributo Lucy Gray Baird, uma garota do Distrito 12, a última a ser sorteada e que será atribuída ao jovem Coriolanus Snow (Tom Blyth, de The Gilded Age). Já na apresentação ela se evidencia e, mesmo que ninguém acredite muito nela, vai encontrar um apoio inesperado do seu mentor, que sabe que precisa se destacar de alguma forma. Entretanto, o relacionamento dos dois também se desenvolverá para além da arena.

O filme se divide em três partes, como o livro, e vai chocar os fãs dos filmes anteriores ao trazer jogos vorazes mais brutais. Os tributos não recebiam nenhum tratamento diferenciado – pelo contrário, eram tratados de uma forma bem violenta. Mas, serão muitos os easter eggs… entre eles, algumas canções conhecidas, já que Lucy tem uma voz doce, e é uma grande compositora.

O elenco do filme ainda inclui Viola Davis como a vilanesca Dra. Volumnia Gaul, cuja caracterização é inspirada em Willy Wonka, de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Peter Dinklage como Casca Highbottom, um dos criadores dos Jogos Vorazes; Hunter Schaefer como Tigris Snow, a prima de Coriolanus, personagem que conhecemos em ‘Em Chamas’ e Jason Schwartzman como Lucretius ‘Lucky’ Flickerman, o primeiro entrevistador e provável antepassado do carismático Caesar Flickerman da saga original.

UM FILME FIEL COMO SEUS ANTECESSORES?

O diretor Francis Lawrence foi o responsável pela direção dos últimos três longas de Jogos Vorazes, que dividiu o último livro em duas partes. Em Cantiga, decidiu adaptar todo o livro em um único filme, e funcionou. A construção é soberba, as interpretações são brilhantes – acima de tudo quando visto em IMAX. Acompanhar a espiral da decadência de Snow foi catártico – afinal, muitos tinham medo de que o personagem que mais amamos odiar poderia ser em algum momento romantizado. Tom Blyth brilha!

As sequências de ação são muito boas, fotografia, trilha sonora, um filme a altura do restante da saga, ainda que muitos críticos afirmem que o terceiro ato é insuficiente. Talvez meio apressado, mas entrega uma boa conclusão. Ou seja, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é uma ótima história de origem para o vilão Coriolanus Snow.

Trailer do Filme A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Comente este post!

  • Romulo machado

    Eu tô muito ansioso por esse!!! Lembro de alugar o primeiro filme nas locadoras, e de me apaixonar pela saga imediatamente. Assisti o restante da saga nos cinemas e comprei os livros que basicamente foram os primeiros livros que comprei na vida. E foi assim que entrei no mundo literário 

    responder