LIVROS

HEARTSTOPPER Vol.2: MINHA PESSOA FAVORITA – ALICE OSEMAN | RESENHA

12 janeiro, 2022 por

Heartstopper Vol.2 é uma Graphic Novels da autora Alice Oseman que vem conquistando o público desde 2016, e chega ao Brasil em uma edição primorosa pelas mãos da Editora Seguinte – selo jovem da Companhia das Letras. A editora acertadamente trouxe os dois primeiros volumes, e já anunciou mais dois volumes para 2022.
A resenha vai conter alguns spoilers do primeiro volume!

 Heartstopper Vol. 2Título: Heartstopper Vol.2: Minha Pessoa Favorita
Autora: Alice Oseman
Tradução: Guilherme Miranda
Ano: 2021 – Páginas: 320
Editora: Seguinte
Classificação indicativa: 12+
Aviso de conteúdo: Bullying, homofobia
Nota: 4,5
Gênero: Jovem adulto/HQ
Compre a sua HQ aqui: AMAZON

No primeiro volume, acompanhamos o desenvolvimento da amizade de Charlie e Nick, dois garotos tão diferentes, mas que percebem que se completam – ainda que Nick se assuste com isso.

O segundo volume é uma sequência imediata do primeiro, quando um acontecimento inesperado vai colocar em xeque os sentimentos que têm em relação ao outro. Charles está triste, e Nick em conflito com suas verdades. Então, o segundo volume vai trazer os questionamentos e a autodescoberta de Nick – não que ele se incomode pelos sentimentos que sente por Charlie, mas é que ele não sabe como nomear isso.

“Já gostei de meninas antes… mas agora… gosto de você.”

Hq com personagem BissexualidadePersonagem Bissexualidade

HEARTSTOPPER Vol.2 É UMA HQ FOFA COM PERSONAGENS BIXESSUAL 

Nick cresceu como um garoto heterossexual. Mas, conforme sua amizade com Charlie progride, e após o beijo que deixou tudo esquisito, ele começa a se questionar. Mas ele faz isso de uma forma tão fofa – sem se recriminar, sem diminuir os sentimentos, apenas tentando dar nome para o que sente.

Charlie e Nick se aproximam cada vez mais, e levam essa relação de ‘amizade’ para os amigos de Nick. Claro que sempre tem aquele que não é homofóbico, mas faz as piadas mais infames – mas o Nick não deixa passar!

E o que falar dos outros personagens… a irmã do Charlie é tudo, aquela irmã que percebe antes mesmo que os dois o rumo que a história vai tomar, e quer proteger o irmão a todo custo. A família do Charlie é incrível.

Nick não fica atrás. Ele tem uma cachorrinha – Nellie, que é tudo de bom. E a cena dele com a mãe é uma das coisas mais fofas que você poderia esperar!

“- Você sabe que só tô saindo com vc pra ver a Nellie né?!”

Acho que a forma como a Alice Oseman conduz essa história é o que a torna um sucesso. As cenas passam a delicadeza e a inocência desses dois garotos, explorando de uma forma deliciosa um amor jovem.

“Porque a gente não pode só se beijar e ser feliz?”

O traço da autora também traduz essa delicadeza. Usando grandes espaços em branco, uma arte mais fofa ou as folhas caindo entre os quadrinhos, Charlie e Nick vão conversando e encantando a cada página. Ainda há o recurso das letras manuscritas, que passa a sensação de proximidade e envolvimento com as cenas.

Claro que nem tudo é simples e fácil. Os conflitos estão presentes, às vezes de forma indireta, outras mais enfaticamente, mas mesmo esses momentos são leves, porque o mais importante nessa HQ é o desenvolvimento da relação de Charlie e Nick. Eles se escolhem, e vão buscar a melhor forma para que essa relação dê certo.

“Ah… você pode ser bissexual? O-ou outra coisa! Tem muitas outras orientações sexuais além de gay e hétero!”

Heartstopper é uma série de Graphic Novels da autora Alice Oseman

HEARTSTOPPER, MINHA PESSOA FAVORITA

é uma história de amor, mas, acima de tudo, é sobre amizade. Sobre as confusões dos sentimentos, principalmente quando se está começando a vida e a se entender nesse mundo. E como dois garotos se permitem a escolha e a paciência para construir um caminho.

Consequentemente, o que cativa é toda a construção em torno dos dois personagens. O foco não é se eles ficarão juntos, mas como se permitem a possibilidade. Justamente por isso, acredito que a autora ainda tenha muito a contar nas próximas HQ’s – e a editora já confirmou o lançamento dos volumes 3 e 4 para 2022.

Para encerrar, vale relembrar que Heartstopper está sendo adaptada pela Netflix, tendo as gravações já encerradas, tendo com Joe Locke no papel de Charlie e Kit Connor no papel de Nick!

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

INDICAÇÕES DA 25ª MOSTRA TIRADENTES 10 LIVROS MARAVILHOSOS PARA VOCÊ LER NAS FÉRIAS REBELDE: UM REBOOT PARA UMA NOVA GERAÇÃO, MAS SEM DEIXAR QUE A ANTIGA SEJA ESQUECIDA! LIVROS QUE VÃO VIRAR SÉRIE/FILME EM 2022 LANÇAMENTOS LITERÁRIOS JANEIRO DE 2022