FILMES

TURMA DA MÔNICA: LIÇÕES – 2021 | CRÍTICA

14 dezembro, 2021 por

Turma da Mônica: Lições é um filme de aventura brasileiro de 2021 produzido pela Maurício de Sousa Produções e distribuído pela Paris Filmes e Downtown Filmes, baseado no romance gráfico de mesmo nome escrito por Vitor e Lu Cafaggi, que faz parte do projeto Graphic MSP, e na série de quadrinhos homônima escrita por Maurício de Sousa. Dirigido por Daniel Rezende, com roteiro de Thiago Dottori e Mariana Zatz, o filme é estrelado por Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira.

Turma da Mônica - Lições ganha trailer completo e data de estreia - NerdBunker

Nome: Turma da Mônica: Lições
Duração:  1h 37m
Gênero: Infantil
Classificação do Conteúdo: Livre
Distribuidora: Paris Filmes
Diretor: Daniel Rezende

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.

Assisti o primeiro filme e fiquei com receio desta continuação não ser tão boa quanto o primeiro filme, felizmente Turma da Mônica: Lições superou o primeiro. Sendo introduzidos novamente a turminha da Mônica, vamos assistir Cebolinha, Cascão, Magali e Mônica ensaiando a peça de teatro de Shakespeare Romeu e Julieta. A peça  é um ponto chave para todo o desenvolvimento da história, ao decorrer da trama vamos perceber que todo o enredo é inspirado em Romeu e Julieta.

Turma da Mônica: Lições ganha primeiro teaser oficial e antecipa novidades - Notícias de cinema - AdoroCinema

Primeiro vou comentar algumas mensagens e referências presentes no filme. Em todo o momento do filme você consegue ver referências aos quadrinhos do Maurício de Souza, tanto da turma da Mônica e de outros quadrinhos (como Chico Bento). Também comentei da referência a Shakespeare com Romeu e Julieta, porém não é só essa peça do autor que é citada, Hamlet também é referenciada (brevemente).

Existe várias analogias que são feitas durante o filme em relação ao título do mesmo, “Lições”, vou mencionar alguns que consegui pegar na longa-metragem. Lições de casa: a lição de casa é exposta desde o início do filme e é novamente citada para o ponto chave do desenvolvimento da história.

Lições sobre consequências dos nossos atos, a turminha é composta por crianças que estão em uma fase de desenvolvimento e crescer significa entender que tudo tem uma consequência. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão estão passando por essa fase e em algum momento eles terão que aprender a lidar com isso.

E falando brevemente de outras lições, percebi alguns ensinamentos sobre amizade e diversão, que por mais que estamos crescendo, não precisamos parar de nos divertir ou perder amizades antigas. Outra lição também é que os adultos não sabem de tudo, adultos também estão crescendo e aprendendo. Superação dos medos e dificuldades, boas amizades e conselhos podem ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões e refletir sobre suas ações. E por último, de que novas amizades também pode ser bom, tudo depende da forma como você vai lidar com a mudança.

Agora indo para a parte mais técnica, foram introduzidos novos personagens até o final do segundo ato do filme, isso poderia ser um problema e o desenvolvimento ficaria confuso. Mas não foi o caso de Turma da Mônica: Lições, os novos personagens foram colocados na trama de uma forma super natural, não deixou o enredo confuso e só acrescentou positivamente para a história.

Os diálogos do filme são naturais e que ajudam o telespectador entender o que tá acontecendo e no desenvolvimento da obra. Personagens novos que apareceram durante os dois primeiros atos, teve seu papel desenvolvido no terceiro ato/final do filme com suas respectivas funções. A imersão a cidade de Limoeiro foi ótima, nos incluindo no cotidiano dos protagonistas fica mais fácil imergir nesse ambiente e se sentir parte desta comunidade.

A dinâmica da turminha também é uma analogia a dinâmica dos próprios pais das crianças. E por fim também teve várias participações especiais de famosos na trama, o próprio Maurício de Souza, Felipe Castanhare e nomes de peso como Isabelle Drummond interpretando “Tina”.

O filme é um turbilhão de emoção, ensinamentos, muitas risadas e também momentos tristes. Recomendo esse filme para todos, crianças, adultos, adolescentes e idosos.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Nalu Santos
    dezembro 20, 2021

    Turma da mônica é perfeitooo, lembro do quanto li durante a infância. Vou aproveitar as férias pra assistir, parece estar uma fofura e divertidíssimo.

    • Ana Carolina
      dezembro 21, 2021

      Vale muito a pena. a nostalgia é gigante com esse filme e tenta assistir o primeiro antes. bjs

  • INDICAÇÕES DA 25ª MOSTRA TIRADENTES 10 LIVROS MARAVILHOSOS PARA VOCÊ LER NAS FÉRIAS REBELDE: UM REBOOT PARA UMA NOVA GERAÇÃO, MAS SEM DEIXAR QUE A ANTIGA SEJA ESQUECIDA! LIVROS QUE VÃO VIRAR SÉRIE/FILME EM 2022 LANÇAMENTOS LITERÁRIOS JANEIRO DE 2022