Mailing do blog

Assine e receba novidades

LANÇAMENTOS LITERÁRIOS DEZEMBRO 2021

LANÇAMENTOS LITERÁRIOS DEZEMBRO 2021

Bem vindo dezembro! Espero que vocês tenham conseguido bater as metas literárias desse ano. Hoje vim trazer os lançamentos de dezembro, que confesso que achei pouco, mas dentre eles temos os grandes nomes de Harlan Coban e Jojo Moyes.

Semana de 22 
Autor: José De Nicola e Lucas De Nicola
Páginas: 648
Gênero: Artes / Literatura Brasileira

Reunindo vasta documentação e rica iconografia, esta é uma obra fundamental tanto para iniciados quanto para aqueles que pela primeira vez tomam contato com o tema.

Nenhum movimento artístico-cultural no Brasil teve uma repercussão tão polêmica e duradoura quanto a Semana de Arte Moderna, que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922.

Duramente atacada pela crítica conservadora, a Semana subverteu os padrões artísticos e literários da época e virou um marco importante de nossa história, tornando-se matéria de reflexão sobre a cultura brasileira.

A proposta deste livro é aprofundar essa discussão e levá-la ao grande público. Os autores percorrem de maneira ampla os acontecimentos e bastidores da Semana de 22 e propõem análises inéditas sob vários aspectos.

Em 1972, nas comemorações de cinquenta anos do evento, Carlos Drummond de Andrade descreveu aquelas agitadas noites como um “grito no salão bem-comportado”, uma manifestação que seguia viva, ressoando.

Outros cinquenta anos se passaram e a Semana chega ao seu centenário mais viva do que nunca – o grito modernista segue ecoando pelos salões e influenciando nossas artes, nossa cultura, nosso pensamento.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

Detalhe Final (Myron Bolitar #6)
Autor: Harlan Coben
Páginas: 304
Gênero: Crime / Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Toda verdade tem dois lados. Um deles pode ser mortal.

“Detalhe final tem um humor ardiloso, um enredo sofisticado e uma narrativa segura.” – Chicago Tribune

O agente esportivo e detetive ocasional Myron Bolitar está em uma paradisíaca praia caribenha com Terese, uma mulher deslumbrante que acabou de conhecer – a forma perfeita de se recuperar da perda recente de uma amiga querida.

O retiro dele é interrompido por Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações. Ele não traz boas notícias: um dos clientes mais antigos de Myron, o problemático Clu Haid, arremessador do Yankees, foi assassinado. E a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron.

De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava. Para desvendar o crime, ele terá de encarar o submundo nova-iorquino e abrir feridas antigas que podem ser o seu fim.

Com reviravoltas, cenas e diálogos inesquecíveis, temperados com um delicioso humor, Detalhe final tem tudo o que fez de Harlan Coben um fenômeno literário e vai surpreender o leitor até a última página

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

Anne de Ingleside (Texto integral – Clássicos Autêntica)
Autor: Lucy Maud Montgomery
Páginas: 336
Gênero: Clássicos, Literatura Juvenil

Sete anos se passaram desde A casa dos sonhos de Anne. Anne visita Diana Wright e sua filha, Anne Cordelia, em Avonlea, após o funeral do pai de Gilbert. Quando volta para casa (a antiga casa Morgan, agora chamada de “Ingleside”), ela é recebida por seus cinco filhos: James, Walter, as gêmeas Nan e Di e Shirley, um menino de dois anos.

Ao longo da narrativa, que abarca um período de cerca de quatro anos, a filha mais nova de Anne e Gilbert nasce e é batizada de Bertha Marilla Blythe, chamada por todos de Rilla. O romance traz uma série de aventuras e acontecimentos protagonizados ora por um, ora por outro dos filhos de Anne, que se envolvem nos pequenos dramas e dificuldades típicos da infância. Em todos os momentos, a presença firme e amorosa – e também engraçada – de Susan Baker, misto de babá e ajudante nos trabalhos da casa.

Com o bom humor e a visão poética de sempre, a autora nos leva para dentro do cotidiano da família de Anne e Gilbert e da pequena cidade de Glen Saint Mary . Acompanhamos as intrigas e as descobertas do dia a dia, a passagem do tempo e das estações, vemos o crescimento e o amadurecimento da família, até que uma situação tensa e desconfortável envolve o casal, surpreendendo personagens e leitores.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

O Pequeno Príncipe em cordel
Autor: Josué Limeira
Páginas:  176
Gênero:  Folclore e Conto Popular, Folclore e Conto Popular, Literatura Infantil, Literatura Juvenil

Transposição do clássico de Antoine de Saint-Exupéry para o ambiente nordestino, O pequeno príncipe em cordel se oferece ao leitor, com fidelidade ao enredo original, em nova roupagem, singular e comovente.

A história do “menino de cabelos amarelos”, que carrega consigo fortes referências sobre o lugar de onde veio e não desiste de buscar respostas, nem acredita em outro sentido para viver senão o amor, é no fundo uma história sobre seres humanos que creem em riquezas, como amor, amizade, delicadeza e fidelidade. Tesouros que não precisam ser buscados em outros planetas: estão bem aqui perto e nos fazem únicos no mundo, assim como a rosa do pequeno príncipe.

Finalista do 58º Prêmio Jabuti, em 2016, na categoria “Adaptação de obra literária”, este livro, em edição revista, vem agora enriquecer o catálogo da Yellowfante.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

Esta também é a história do meu irmão
Autor: Sophia Nogueira
Páginas:  272
Gênero: Literatura juvenil, Adoção, Relações familiares, Diversidade

Inspirado em fatos reais, Esta também é a história do meu irmão fala sobre resignação, tolerância, e, principalmente, amor: entre irmãos, amigos, pais, e uma família muito longe de ser perfeita, mas disposta a tudo para ser completa.

Amanda é uma criança inteligente, e também muito ocupada. Com os pais no trabalho o tempo todo, seu tempo é preenchido por atividades extracurriculares. Filha única e com poucos amigos, ela sempre tem a sensação de que há um pedaço faltando em sua vida. Então, um dia, a menina se dá conta de que, para se sentir completa, ela precisa de um irmão. Mas alguém que fosse escolhido por ela mesma.

Após diversas visitas a abrigos e instituições, uma brincadeira do destino faz com que a garota encontre seu futuro irmão no mais improvável dos lugares: em uma escola de circo.

A história, então, deixa de ser apenas a de Amanda, mas também a de Marcos, uma criança que tem sua vida transformada, mas que também modifica a vida de todos que o cercam. Ao crescerem juntos, os dois irmãos vivem a infância e a adolescência repletas de confusões e descobertas. O processo é difícil, cheio de obstáculos, porém repleto de esperança.

Esta também é a história do meu irmão narra a relação de dois irmãos da infância até a juventude, superando as dificuldades na construção de uma nova estrutura familiar.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

Gioconda
Autor: Felipe Pan, Olavo Costa, Mariane Gusmão
Páginas: 112
Gênero: Histórias em Quadrinhos & Graphic Novel

Francisco, um tímido faxineiro do Louvre apaixonado pela Mona Lisa, conhece uma bela jovem estranhamente parecida com a obra-prima de Leonardo da Vinci. Quais são os mistérios escondidos atrás de seu sorriso encantador?

Vencedora do edital de quadrinhos do ProAC de São Paulo em 2020, Gioconda é uma doce celebração do amor pela arte – e também da arte do amor.

Gioconda é uma história de amor original e revigorante, um conto moderno que põe um sorriso no coração e faz você querer passar mais tempo em museus.”
Fabien Toulmé, autor de Não era você que eu esperava, Duas vidas e A odisseia de Hakim

Gioconda é uma história cativante, divertida e cheia de amor. Faz a gente entrar em um mundo mágico, trazendo assuntos do cotidiano e com muito mistério escondido. Essa leitura me arrancou lágrimas de emoção e de riso.”
Ju Loyola, autora de Maria Lua & Cia. – Aventura das estrelas e Boy’s Love – Em quadrinhos

“Doce, divertido e inspirador, Gioconda é como uma comédia romântica, mas que subverte o convencional. Com uma aura de realismo mágico e um visual incrível, este é um quadrinho que nos faz pensar sobre as nossas convicções, em uma leitura deliciosa do início ao fim.”
Fora do Plástico

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

Os garotos de Veneza
Autor: Luca Di Fulvio
Páginas:  704
Gênero: Literatura, Romance Histórico

1515, Veneza. Quando Mercurio se jogou no canal, Giuditta ficou tentada a segurá-lo. Ou a pular com ele. Ela não queria deixar de sentir a mão dele sobre a sua. Não queria desistir dele. Já nas noites anteriores, na carroça, ela havia sido atraída pelos olhos daquele estranho garoto. Quem era ele? Ele não era um padre de verdade, confessara a ela. Que palavras ele dissera ao saltar do barco? Ela mal se lembrava… Sua cabeça ficou leve. “Eu vou te encontrar”, foi o que ele disse. A miséria flagrante de um bando de crianças perdidas, a filha secreta de um médico charlatão, a descoberta do amor, ouro, sangue, lama, honra… Com seu novo romance, Luca Di Fulvio transporta o leitor à Veneza do século XVI. Enredo sólido, diálogos autênticos e um personagem mais cativante que o outro.

Fazendo eco com o best-seller internacional A gangue dos sonhos, este novo romance de Luca Di Fulvio conta a inesquecível história de amor entre um menino cristão e uma menina judia, tendo como pano de fundo o primeiro gueto judeu na Veneza do século XVI. Um romance histórico único.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

Vietnã: uma tragédia épica 1945-1975
Autor: Max Hastings
Páginas: 848
Gênero: Não ficção

Cristalizada como um dos conflitos armados mais emblemáticos da história moderna e uma consequência da polarização criada pela Guerra Fria, a Guerra do Vietnã resultou em 3 milhões de mortes estimadas. Dividido entre o norte – apoiado pela União Soviética – e o sul – de aliados anticomunistas, como Estados Unidos e Austrália -, o país teve sua unidade nacional em xeque durante três décadas. Mas, embora muitos pensem nessa guerra como um evento trágico para os norte-americanos, o jornalista e historiador Max Hastings o remonta como uma épica tragédia vietnamita, em que o lado vitorioso também saiu perdedor: cada baixa no exército ianque representava a morte de quarenta vietnamitas.

Dando voz a uma vasta gama de personagens reais, Hastings questiona se algum dos lados merecia mesmo ter saído vencedor. Fruto de anos de pesquisa, baseado em memórias e num imenso volume de documentos, Vietnã é um livro essencial ao descrever elementos que podem estar no centro de muitos conflitos atuais e futuros.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

A HISTÓRIA DE SHUGGIE BAIN
Autor: DOUGLAS STUART
Páginas: 528
Gênero:  Romance

Glasgow, 1981. A cidade está morrendo. A pobreza, aumentando. A esperança, desaparecendo. Agnes Bain sempre esperou por mais. Ela sonhava com coisas grandiosas: uma casa com entrada particular, uma vida confortável. Quando seu segundo marido, um taxista mulherengo, sai de casa, ela e os três filhos se veem presos em uma cidade mineradora dizimada pela política da então primeira-ministra Margaret Thatcher. Enquanto Agnes se entrega cada vez mais ao álcool em busca de conforto, seus filhos tentam salvá-la. Porém, um a um, vão desistindo porque precisam salvar a si mesmos.

Mesmo com os próprios problemas, o único que não cede é Shuggie. Apesar de suas tentativas de ser um “menino normal”, todos acham que há “algo de errado” com ele. Agnes quer apoiar e proteger o filho, mas a força de seu vício é tamanha que eclipsa todos ao seu redor, inclusive seu amado Shuggie, que acaba sendo vítima de abuso sexual sem ter a menor ideia de que está sofrendo uma violência.

A crueldade da pobreza, os limites do amor, o vazio do orgulho, a violência dos vícios, a dor da perda e da autodescoberta. Tudo isso está em A história de Shuggie Bain, um livro de estreia comovente sobre o amor irrestrito e inexplicável que somente as crianças sentem por seus pais.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

A LOJA DOS SONHOS
Autor: JOJO MOYES
Páginas: 416
Gênero: Romance

Athene Forster abraçou a década de 1960 como poucos. Uma das jovens mais glamourosas de sua geração, era uma garota mimada e sem controle. Quando ela concorda em se casar, seus pais enfim respiram aliviados. Dois anos depois do casamento, contudo, os boatos de uma traição começaram a circular.

Trinta e cinco anos depois, Suzanna Peacock percebe que ainda tem dificuldades para se desvencilhar das famigeradas histórias da mãe. Ao retornar a Dere Hampton, sua cidade natal, o único lugar onde encontra paz é em sua loja: uma mistura de cafeteria e brechó que vende de tudo um pouco, desde bijuterias de segunda mão a um expresso decente. Lá ela faz amigos de verdade pela primeira vez, entre eles Jessie, uma jovem curiosa e muito criativa, e Alejandro, um argentino solitário que trabalha no hospital local e compartilha com Suzanna o gosto por um bom café e um histórico familiar complicado.

Mas, apesar dos esforços de Suzanna, o fantasma de Athene ainda a persegue. E só ao enfrentar tanto a família quanto seus medos ela será capaz de se reconciliar com o passado e encontrar a chave para sua própria história.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

Eu sou a Gatinha Pusheen
Autor:  Claire Belton
Páginas:  176
Gênero: Graphic novels, Quadrinhos, Cartoons

Ela ficou famosa no mundo inteiro através de GIFs e figurinhas usadas no Facebook e em outras plataformas, tem canal no Youtube, mais de dois milhões de seguidores no Instagram e agora chega ao Brasil em forma de… livro.

No livro, Claire divide com os leitores as manias e preferências de Pusheen, apresenta sua irmã mais nova, Stormy, e outras curiosidades sobre a personagem e o comportamento dos gatos, de forma divertida e, claro, com ilustrações fofas.

A história, que termina com as trapalhadas de Pusheen na noite de Natal, é o presente perfeito para os fãs da gatinha e para todos que amam ou querem aprender a amar esses animais fascinantes.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

A Contrapartida – Livro 2: O Contra-ataque
Autor: Uranio Bonoldi
Páginas: 400
Gênero:  Ação

A vingança está entre nós. Sempre esteve presente em diferentes domínios e contextos das relações humanas. Na filosofia, talvez um dos ensaios mais completos sobre a essência da vingança pertence ao alemão Friedrich Nietzsche. Segundo ele, o gatilho do revide é acionado quando o ressentimento, alimentado cadenciadamente pelo ódio e a inveja, é canalizado para uma ação prática para punir o outro.

Um novo olhar sobre esse tema está sendo proposto pelo autor com a mesma intensidade do volume 1, esta sequência colocará o leitor diante de situações em que a maldade, motivada pela vingança, desencadeia uma série de acontecimentos que fogem ao controle dos envolvidos na trama.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

A VIAGEM DO ELEFANTE (NOVA EDIÇÃO)
Autor: José Saramago
Páginas: 264
Gênero: Ficção: geral e/ou literária

Por muito incongruente que possa parecer…”, assim começa este romance – ou conto, como ele prefere chamá-lo – de José Saramago, sobre a insólita viagem de um elefante chamado Salomão, que no século XVI cruzou metade da Europa, de Lisboa a Viena, por extravagâncias de um rei e um arquiduque. O episódio é verdadeiro. Dom João III, rei de Portugal e Algarves, casado com dona Catarina d’Áustria, resolveu numa bela noite de 1551 oferecer ao arquiduque austríaco Maximiliano II, genro do imperador Carlos Quinto, nada menos que um elefante. O animal viera de Goa junto com seu tratador, algum tempo antes. De início, o exotismo de um paquiderme de três metros de altura e pesando quatro toneladas, bebendo diariamente duzentos litros de água e outros tantos quilos de forragem, deslumbrara os portugueses, mas agora Salomão não passava de um elefante fedorento e sujo, mantido num cercado nos arredores de Lisboa. Até que surge a ideia mirabolante de presenteá-lo ao arquiduque, então regente da Espanha e morando no palácio do sogro em Valladolid.

Esse fato histórico é o ponto de partida para José Saramago criar, com sua prodigiosa imaginação, uma ficção em que se encontram pelos caminhos da Europa personagens reais de sangue azul, chefes de exército que quase chegam às vias de fato, padres que querem exorcizar Salomão ou lhe pedir um milagre. Depois de percorrer Portugal, Espanha e Itália, a caravana chega aos estreitos desfiladeiros dos Alpes, que Salomão enfrenta impávido.

A viagem do elefante, primeiro livro de José Saramago depois do relato autobiográfico Pequenas memórias (2006), é uma ideia que ele elaborava há mais de dez anos, desde que, numa viagem a Salzburgo, na Áustria, entrou por acaso num restaurante chamado O Elefante. Com sua finíssima ironia e muito humor, sua prosa que destila poesia, Saramago reconstrói essa epopeia de fundo histórico e dela se vale para fazer considerações sobre a natureza humana e, também, elefantina. Impelido a cruzar meia Europa por conta dos caprichos de um rei e de um arquiduque, Salomão não decepcionou as cabeças coroadas. Prova de que, remata o autor, sempre se chega aonde se tem de chegar.

A caligrafia da capa é de autoria do ator e diretor Wagner Moura.

COMPRE NA AMAZON

_________________________________________________________________________________________________________________

Comente este post!