LIVROS

AMIGOS PARA A VIDA – ANDREW NORRISS | RESENHA

10 dezembro, 2021 por

Amigos para a vida é uma publicação da Editora Valentina, do autor Andrew Norriss, que trouxe uma estória sobre diferenças de uma forma singela, e de uma profundidade, que acaba se tornado daqueles livros que deveriam ser indicados para todos, não só jovens leitores.

capa Amigos para a VidaTítulo: Amigos para a Vida
Autor: Andrew Norriss – Tradução: Roberto Muggiati
Ano: 2018 – Páginas: 208
Editora: Valentina
Gênero: Ficção/Infantil
Classificação indicativa: 14+
Aviso de conteúdo: Referências a violência verbal, psicológica e física, e suicídio
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

Francis é um garoto solitário. Está na escola, mas lá encontra muito julgamento e nenhum amparo. Sofre muito bullying, porque tem uma paixão secreta, que acabou sendo descoberta, e passa a ser definido por um gosto peculiar: é um garoto que tem como hobby a sua máquina de costura.

AMIGOS PARA A VIDA – ANDREW NORRISS

Um dia, sempre recolhido à sua solidão, ele encontra uma garota nova, que se senta na outra ponta do banco. Francis lhe estende uma xícara de chá, e ela olha para ele, confusa… Francis é a primeira pessoa que consegue enxergar Jéssica desde que ela morreu! E é essa amizade inusitada que vai mudar o trajeto da vida de Francis…

Jéssica não faz ideia de como morreu. Mas adora conversar com Francis, e aceita o convite para conhecer a casa dele, e sua coleção de bonecas, vestidas com as roupas que ele cria. Como Jéssica era uma adolescente que curtia moda, se vê no paraíso!

Sendo assim, os dois se tornam amigos inseparáveis, e logo mais dois outros se juntam ao grupo: primeiro Andi, ou Arma, como a mãe costuma chamá-la, por conta da forma agressiva que a filha reagia ao bullying porque, apesar de ser uma menina alegre, não cresceu muito. Já fora convidada a sair de outras escolas, mas ela também consegue enxergar Jéssica, e esse elo a liga à Francis.

A outra aquisição ao grupo é Roland, um garoto com sobrepeso, alvo de bullying e que não quer mais ir à escola. Além disso, Roland consegue ver Jéssica….

“O fato de ser diferente. Você deseja, de todas as formas, ser como todos os outros, mas… – ele olhava com compaixão para Roland enquanto falava – … sabe que isso nunca vai acontecer. Você sempre vai ser diferente. Com você é o peso, comigo era tudo aquilo ali. – E apontou os desenhos na parede e as bonecas nas estantes…”

 ANDREW NORRISS

Juntos, os quatro construirão um grupo de sobrevivência, utilizando de sua amizade primeiro como um escudo, depois como um farol, em busca do grande mistério: Como foi a morte de Jéssica? Por que eles conseguem vê-la? O que uniu esse grupo tão diferente?

Amigos para a vida é um livro daqueles para se ler rápido. Poucas páginas, capítulos curtos, e um crescente no mistério que vai agarrando a gente. Iniciei a leitura esperando um clichezinho adolescente, mas fui decididamente enganada! A mensagem de aceitação é muito bem-vinda em tempos de tanta intolerância.

Vamos conhecendo aos poucos todos os personagens, e o drama que enfrentam por serem diferentes. A amizade que eles desenvolvem se torna uma rede de proteção, e é tão bonito ver o amadurecimento deles – como aprendem a se aceitar, e até mesmo a perceber que tem pontos fortes. E a amizade extrapola ao grupo, envolvendo as famílias também.

Amigos para a vida vai cercando a gente de fininho, e quando chega ao objetivo, me deixou com lágrimas, já que traz uma bandeira tão importante, sobre como não devemos ignorar o sofrimento dos adolescentes.

“Mas, àquela altura, é claro, ela já estava no fundo do poço, e quando a gente está no fundo do poço, a gentileza das pessoas não significa coisa alguma. Nada mais significava.”

O bullying está cada vez mais presente entre nós e, como adultos, costumamos ignorar, ou não dar a devida atenção, porque acreditamos que já passamos por isso, e que tudo serviu apenas para nos fortalecer. É tão sério que em 2016 a presidenta Dilma Rousseff a Lei 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. Baseada no PLC 7/2014, a lei foi vista como resposta a uma série de casos emblemáticos de bullying nas escolas.

Francis não pede ajuda, da mesma forma que seus amigos, e quando descobrem o motivo de estarem juntos, até mesmo de conseguir interagir com um fantasma, levam um susto. Mas o autor descreveu temas tão dolorosos, de uma forma tão acolhedora! A escola passa por uma transformação quando percebem o perigo que rondava seus alunos. É parte importante no processo de acolhimento nas escolas, que precisam criar formas de lidar com esse problema, como, por exemplo, criar espaços onde seja possível falar – e ouvir, sobre o tema. E a diretora da escola de Francis não foge à responsabilidade…

O que parecia um simples drama adolescente se transforma, e a estória traz temas fortes como depressão, suicídio, com muita delicadeza e domínio – tanto que a Anistia Internacional do Reino Unido traz um adendo final, indicando a importância da obra por defender a justiça, a igualdade e a solidariedade.

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

10 Comentários

  • Itallo Perdigão
    dezembro 12, 2021

    Esse falando sobre bullying, sendo um livro com uma história legal totalmente diferente que já vi com vários livros.

    • Maisa Carvalho
      janeiro 03, 2022

      Ítalo, uma leitura jovem e necessária.

  • Raquel
    dezembro 12, 2021

    Realmente por abordar a questão do bullying deveria ser lido pelo público jovem, eu amei a resenha e fiquei curiosa para ler, nem sempre espíritos são para assombrar.

    • Maisa Carvalho
      dezembro 13, 2021

      Sim, uma estória para ser debatida…

  • João Victor Silva de Carvalho
    dezembro 12, 2021

    Um livro muito fofinho, com temas que merecem ser discutidos para o bem social. Muito bommmm, por mais livros assim na minha vida

    • Maisa Carvalho
      dezembro 13, 2021

      Que bom que gostou!

  • Ana Carolina
    dezembro 12, 2021

    Que temática complexa e diferente, acredito que nunca vi algo parecido em tantos anos como leitora, o que despertou em mim muita vontade de ler o livro. Fala sobre bullying é algo tão importante, muitas coisas poderiam ser evitadas se falassemos mais sobre isso. Com certeza esse livro estará na minha lista de leitura de 2022.

    • Maisa Carvalho
      janeiro 03, 2022

      Ana, espero que goste da leitura.

  • Karyne
    dezembro 12, 2021

    Esses livros com temas de bullying/depressão sempre me deixam emotiva porém acredito que sejam leituras necessárias

    • Maisa Carvalho
      janeiro 03, 2022

      Karyne, são temas fortes, não é?

  • INDICAÇÕES DA 25ª MOSTRA TIRADENTES 10 LIVROS MARAVILHOSOS PARA VOCÊ LER NAS FÉRIAS REBELDE: UM REBOOT PARA UMA NOVA GERAÇÃO, MAS SEM DEIXAR QUE A ANTIGA SEJA ESQUECIDA! LIVROS QUE VÃO VIRAR SÉRIE/FILME EM 2022 LANÇAMENTOS LITERÁRIOS JANEIRO DE 2022