LIVROS

SUSAN NÃO QUER SABER DO AMOR – SARAH HAYWOOD | RESENHA

22 novembro, 2021 por

“Susan não quer saber do amor” é uma comédia romântica com uma protagonista bem diferente do que estamos acostumados. Lançado esse ano pela editora Intrínseca, a história é o livro de estreia da autora Sarah Haywood.

Em “Susan não quer saber do amor”, conhecemos Susan, uma mulher de quarenta e cinco anos, pragmática e que gosta de poucas interações sociais. Quando a mãe de Susan morre, deixando um testamento onde seu irmão teria o direito de usufruto da casa da família, ela decide entrar com um processo contra seu irmão e o testamenteiro.

Afinal, não é possível que sua mãe tenha deixado a casa para seu irmão, ele só pode ter a persuadido para fazer isso. Ao mesmo tempo, Susan se vê enfrentando uma gravidez, algo que nunca passou pela sua cabeça que pudesse acontecer.

Susan não quer saber do amorTítulo: Susan não quer saber do amor
Autor: Sarah Haywood
Ano: 2021
Páginas: 336
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Classificação indicativa:
Aviso de conteúdo:
Nota: 4/5
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

“Se o bebê seria um filho ou uma filha, aquilo me tornaria uma “mãe”. Uma criança olharia para mim e pensaria, não “irmã distante” ou “colega de trabalho” ou “mulher que eu vejo às vezes no metrô”, mas “mãe”. Isso era importante.”

 

Essa é a trama de “Susan não quer saber do amor”. Como disse no início, essa é uma história com uma protagonista um pouco diferente do que eu estava acostumada. Susan é bem difícil e eu demorei um pouco a gostar da personagem, mas no final, me encantei pelo jeitinho dela.

Quando digo que ela é diferente, é porque Susan é uma pessoa prática, sem meias palavras ou voltas. Além disso, não é muito fã da interação social, tem sua rotina bem estabelecida e não gosta muito dos imprevistos.

SUSAN NÃO QUER SABER DO AMOR - SARAH HAYWOOD

Aliás, quando sua mãe morre, Susan nem conta para as pessoas mais próximas a ela. A protagonista tem uma fachada bem forte, mas com o passar das páginas vamos descobrindo mais dos sentimentos dela e do que aconteceu para ser assim.

“A verdade é que eu estava com raiva de Richard. Ele fizera aquilo comigo. Era por causa do meu relacionamento com ele que eu me encontrava naquela posição horrível. É um fato biológico básico que a mulher paga o preço, enquanto o homem sai impune.”

Desde a sinopse já sabemos que Susan ficará grávida. Enquanto eu ia passando as primeiras páginas fui vendo como ela começa a passar mal, e vamos acompanhando toda essa confusão que sente. Susan tem um acordo com o pai do bebê, mas ao se descobrir grávida, resolve terminar tudo com o homem. Outra coisa que de primeiro momento fui pensando, “mas como assim”. Mas essa é uma daquelas atitudes que com o tempo você vai entendendo os motivos. Susan é independente e não quer deixar de ser.

Durante a história vemos também Susan descobrir que nem sempre as aparências mostram a realidade. Acompanhamos como ela começa a interagir com outras pessoas, principalmente sua vizinha, que tem dois filhos pequenos e para quem Susan guarda a chave, já que a vizinha vive se trancando fora de casa.

SUSAN NÃO QUER SABER DO AMOR - SARAH HAYWOOD

Mas não é só o futuro de Susan que vemos. Durante a história vemos algumas lembranças dela do passado. Afinal, o que aconteceu para que ela e o irmão não gostassem um do outro? Quero dizer que no livro temos uma grande revelação, para Susan e toda a família. Essa revelação não é algo que pega o leitor de surpresa, na verdade eu fui vendo os acontecimentos levando para essa direção com o passar das páginas, mas tiveram alguns detalhes que me surpreenderam.

“Tenho a sensação perturbadora de que a minha vida cuidadosamente construída em Londres é apenas um sonho de uma garota infeliz, sonho do qual estão prestes a me acordar. É irracional, eu sei.”

Apesar de “Susan não quer saber do amor” ser uma comédia romântica, ele não é daqueles livros que você vai rir, mas é um livro que você vai se apaixonar. Se apaixonar pela protagonista diferente, cabeça dura e que não gosta muito de interação social. Se emocionar com toda a história e aprender a amá-la. Acho que foi essa a grande questão da história, Sarah me fez aprender a amar Susan, com todos os defeitos que ela tem.

SUSAN NÃO QUER SABER DO AMOR - SARAH HAYWOOD

Sarah Haywood nasceu no Reino Unido e se formou em direito, trabalhando como advogada. Depois de concluir um curso de redação criativa, acabou fazendo mestrado de redação criativa. “Susan não quer saber do amor” é seu primeiro livro, agora Sarah está trabalhando em seu segundo romance. Sarah é uma das autoras que vou ficar de olho!

E aí, já conhecia o livro?

“Como você sabe, nunca quis ser mãe. Mais do que isso: a ideia me era repulsiva. Se você tivesse me contado um ano atrás que em doze meses eu estaria nos estágios finais de gravidez, eu teria ficado horrorizada, teria feito tudo o que estivesse em meu poder para impedir que aquilo acontecesse. E como me sinto agora? Agora tenho a sensação de que o meu mundo mudou.”

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!