LIVROS

O SERVIÇO DE ENTREGAS MONSTRUOSAS – JIM ANOTSU | RESENHA

12 novembro, 2021 por

Vamos de infantojuvenil? A dica de hoje é de “O serviço de entregas monstruosas” escrito por Jim Anotsu e lançado esse ano pela editora Intrínseca. Apesar de não ser o primeiro livro do autor, esse é o primeiro pela editora Intrínseca. “O serviço de entregas monstruosas”, é uma edição maravilhosa e que me encantou desde a orelha, com tantos detalhes incríveis, inclusive a brincadeira de que o autor, na verdade, é o tradutor, porque o personagem principal que é o autor da história.

O SERVIÇO DE ENTREGAS MONSTRUOSAS

Título: O serviço de entregas monstruosas
Autor: Jim Anotsu Gustavo
Ano: 2021
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
Gênero: Fantasia, Infantojuvenil, Ficção, Literatura Brasileira
Classificação indicativa: 8
Aviso de conteúdo: Cenas de intolerância, poucas cenas de violência
Nota: 5/5
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

“Meu coração batia no mesmo compasso que o coração da criatura. Um sentimento que eu não sabia explicar e, por isso, preferia não discutir.”

Na trama temos as aventuras de Gustavo que ao realizar sua primeira entrega na empresa de sua família, se vê em uma confusão e tanto, quando um ladrão famoso tenta roubar o pacote que ele está transportando. Quando ele consegue fugir, descobre que está na posse do último ovo de dragão da Patagônia e que uma seita está atrás dele para roubar o ovo e transformar o mundo.

Te peguei com a sinopse? Sei que fui muito rápida, mas se falasse mais ia dar spoilers, aí não seria legal. Quero dizer que essa história é incrível e me pegou em todos os detalhes dela e da edição (vou falar mais disso mais para frente). “O serviço de entregas monstruosas” apesar de ser um infantojuvenil traz discussões muito importantes como a tolerância pelo diferente, assim como é ruim o que as pessoas intolerantes fazem com aqueles que não estão enquadrados na sua visão de normal.

O Serviço de Entregas Monstruosas

Ele também traz algumas críticas a política, mostra que para ser família basta ter amor e que a amizade é algo muito importante. Mas não se preocupe, essas discussões são sutis para que as crianças possam entender e sempre mescladas com toda a aventura que o enredo promete. Durante a leitura temos também, muitas referências de lugares, bandas, filmes, pessoas famosas e mais.

Agora vamos dizer sobre a trama? Todo o ocorrido se passa na cidade de Bello Horizonte. Depois que o mundo mágico se apresentou ao mundo, humanos e outras criaturas vivem juntos. A empresa da família de Gustavo é bem-sucedida e promete fazer suas entregas no tempo combinado, sem nunca atrasar.

Gustavo mora com os pais, a irmã e Strix, uma fada que seus pais acolheram há muitos anos e é tratada como parte da família. Durante toda o enredo temos a visão de Gustavo dos acontecimentos, com algumas alterações do tradutor, é claro. Afinal, Gustavo é mineiro e mineirês não é uma língua muito fácil de entender. Mas, temos a participação de Strix também, com alguns comentários e até mesmo contando a verdade que Gustavo gostaria de esconder.

O Serviço de Entregas Monstruosas

 

“O sr. Jim Anotsu, tradutor, ao verter traduzir para o português um texto escrito originalmente em mineirês, escolheu palavras esquisitas e nem sempre se manteve fiel ao texto original.”

Essa dinâmica dos dois contando a história é algo maravilhoso, Strix sempre vai fazendo comentários maravilhosos. Acredito fielmente que de qualquer forma eu iria gostar do livro, mas esse jeito que os dois vão interagindo me fez amar ainda mais.

Sou mineira, na verdade todas as colunistas são mineiras e moro em Belo Horizonte já tem 10 anos (ou seja, me considero mais Belo Horizontina do que Ipatinguense, minha cidade natal que lute). Então, ver toda essa Belo Horizonte fictícia que o autor criou foi incrível. Na verdade, ele pegou muitos aspectos da nossa linda cidade, alterando poucas coisas, afinal, apesar da Praça da Liberdade ser bem arborizada, não tem bosque e infelizmente, nenhuma fada por lá! (ou felizmente né, porque a única fada da história que eu queria encontrar é a Strix).

Para quem não é de BH, o autor apresenta alguns pontos bem importantes da cidade e que todo turista deve visitar em Belo Horizonte, como: a Pampulha, o Parque Guanabara, o Mineirão, a Praça da Liberdade, a Praça Sete, entre outros. E eu gostei muito disso, dá para quem nunca veio até aqui saber um pouquinho sobre como é essa cidade linda. Mas calma aí, que ele não mostra apenas as qualidades de Bello Horizonte, temos alguns defeitos também, como por exemplo as avenidas perigosas que existem na cidade e infelizmente famosas por causa de seus acidentes.

Jim Anotsu

 

Apesar de nosso tradutor tentar fazer um trabalho traduzindo o mineirês para o português, durante a leitura ainda temos algumas expressões e palavras escritas de forma bem típica de mineiro. AHHHH esses são os detalhes que eu falei que tanto me encantaram. Durante toda a obra é possível ver palavras escritas de forma diferente, enfatizando a forma que as coisas aconteceram, QUANDO GRITAVAM POR EXEMPLO, ou quando as coisas estavam escritas bem pequenas.

“- Bolo! Uma das melhores invenções humanas, que aprovo imensamente – disse ela. – Um bolo, ao contrário das outras crias de vocês, não faz mal a ninguém. Um bolo não queima florestas, não usa armas, não acredita que a Terra é plana e não coloca paspalhos dentro de uma casa cheia de câmeras. Bolos são melhores do que humanos.”

Falando ainda de detalhes, vamos dizer que como eu tenho mania de ler e olhar bem atentamente os detalhes da edição, graças a Deus não perdi quando o nosso autor Gustavo e sua agente Strix, fizeram algumas correções que o tradutor e a editora não tinham realizado. Como por exemplo, o fato de que ele é obrigado a colocar que essa é uma história fictícia, mas realmente aconteceu com ele.

Temos ilustrações também! Durante todo o livro, temos ilustrações de alguns elementos importantes da trama, como nosso trio de amigos Gustavo, Strix e a bruxa Melina, e o nosso dragão da Patagônia Pudim (preciso dizer que todas as ilustrações do dragão me lembraram muito Digimon, estou confessando minha idade aqui né?). Todos os desenhos dão um jeitinho especial para a publicação e tendo como foco as crianças, acho que torna mais atrativo.

Livro infantil

Sou uma criança grande, sempre que lançarem um infantojuvenil vou correndo ler, e se a história me encantar, vou logo passando para os meus sobrinhos lerem. “O serviço de entregas monstruosas” com certeza é uma edição que já estou louca para que meus sobrinhos leiam e se apaixonem assim como eu. Apesar de “O serviço de entregas monstruosas” ter finalizado, eu fico rezando para que o autor Gustavo e sua agente Strix, nos conte mais sobre suas aventuras, caso tenham. Vou ficar muito feliz por ler mais coisas deles, pode traduzir mais viu Jim, mas cuidado com as traduções do mineirês.

“Em março de 1960, o Mineirão brotou. Um templo pampulhano onde toda terça-feira e todo domingo o povo congregava. A terra onde vinte e dois marmanjos correndo atrás de uma bola eram semideuses.”

Ahhh, outra coisa que preciso comentar é que no instagram do autor, ele fez um post falando que a bruxa Melina, melhor amiga de Gustavo, é inspirada em uma amiga muito querida dele. Além de dizer que vários outros personagens são inspirados em pessoas reais.

Jim Anotsu é escritor, tradutor, roteirista de cinema, TV e publicidade. Editado em diversos países, incluindo Inglaterra, Alemanha, Polônia, França e Portugal, é autor de “A Batalha do Acampamonstro”, “Rani e o Sino da Divisão” e muito mais, assim como contos em coletâneas e revistas como “Dragão Brasil”. Atualmente trabalha na nova versão cinematográfica do Sítio do Picapau Amarelo e em outros projetos de livros, filmes, seriados e storytelling publicitário.

E aí, já ouviu falar de “O serviço de entregas monstruosas” ou já leu ele?

“Era de conhecimento geral em BH que os torcedores do Atlhético Mineiro Football Club eram loucos, barulhentos e emocionados. Bastava vencer uma partida de futebol e a cidade aturava foguetes por uma semana. Mas um campeonato? Isso fazia com que os torcedores saíssem em festa pelas ruas, tomassem caminhões de bombeiros e lotassem a Praça Sete por quase um ano.”

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!