FILMES

MARIGHELLA | CRÍTICA

04 novembro, 2021 por

Marighella carrega a mensagem de que é possível calar um homem, mas ninguém pode calar uma alma. Começa e termina com a mensagem de liberdade, de que todos os seres humanos merecem o melhor do mundo e que talvez valha até a pena arriscar a própria vida por isso.

O primeiro longa-metragem dirigido pelo ator Wagner Moura, fará sua estreia no dia quatro de novembro, quando serão completados 52 anos do assassinato de Carlos Marighella pela ditadura militar brasileira, em 1969.

Moura é bastante conhecido internacionalmente (graças inclusive ao Pablo Escobar que protagonizou duas temporadas de “Narcos”), acertou em cheio quando escolheu para sua estreia como cineasta a trajetória de Marighella (1911-1969), conterrâneo de Escobar.

Com Chico Science, Nação Zumbi e Gonzaguinha na trilha sonora, conta os últimos cinco anos de vida de Carlos Marighella,(interpretado por Seu Jorge), deputado casado que se tornou guerrilheiro durante a ditadura militar no Brasil e liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil ALN (Ação Libertadora Nacional), na década de 1960 e demorou dois anos até estrear no país.

O filme fará seu lançamento no Brasil depois de passar por festivais em cidades como Berlim, Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo e Cairo, entre cerca de 30 exibições em países dos cinco continentes. As pré-estreias ocorrerão a partir do dia 1º de novembro em todo o país.

O longa é inspirado na biografia “Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo” escrita pelo jornalista Mário Magalhães e com cerca de três horas de duração, Marighella pode ser um desafio para a chamada geração Z, ou para quem tem dificuldade de concentração. Apesar disso, o filme entrega muita ação e estratégia, sem deixar o clima baixar.

Em agosto de 2019, a Diretoria Colegiada da Ancine vetou um pedido de reembolso de mais de R$ 1 milhão feito pela produtora do filme “Marighella”. Segundo a decisão da diretoria, o pedido foi negado porque os recursos pelos quais a produtora O2 pede reembolso são parte da receita já aprovada para o projeto. Eles não poderiam, então, ser ressarcidos com recurso público.

Bruno Gagliasso que interpretou o delegado Lúcio, opositor ferrenho, torturador e perseguidor de Marighella, disse emocionado em uma entrevista que estrear o filme no Brasil e mostrar que a arte é um caminho de resistência. E lamentou as dificuldades impostas para que o longa fosse exibido no país além da dificuldade de interpretar um personagem tão perverso.

Também atuam no filme Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas e Jorge Paz mostrando heroicamente como se instalou uma ditadura militar no Brasil em 1964 nomeada como golpe e ponto. Além de todo o movimento de luta armada da revolução contra o regime militar é mostrado sem floreios.

Com distribuição é da Paris Filmes e da Downtown Filmes, o filme não mostra Carlos Marighella como um herói, mas talvez um anti-herói. Em meio aos estudantes, Wagner Moura faz questão de destacar que o guerrilheiro tinha raiva e que esse sentimento era útil e potencializador.

Além do guerrilheiro que assalta um trem para roubar armas, Marighella também foi o pai de Carlinhos, o amor de Clara, um homem galante, bem arrumado, inteligente, apegado a Oxóssi e bem humorado.

Com locações na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, Marighella estava entre dois polos e não tinha muito tempo para ter medo: de um lado, uma violenta ditadura, de outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!