LIVROS

ARQUI-INIMIGOS – MARISSA MEYER | RESENHA

01 novembro, 2021 por

Arqui-inimigos é a aguardada continuação de Renegados da autora Marissa Meyer, conhecida no Brasil pela série As Crônicas Lunares e Sem Coração, e que traz uma história de super-heróis, e acaba de ser publicado pela editora Rocco.


Título: Arqui-inimigos
Autora: Marissa Meyer
Tradução: Regiane Winarsk
Ano: 2021
Páginas: 432
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia
Classificação indicativa: + 14
Aviso de conteúdo: Violência
Compre pelo nosso link da AMAZON

Essa resenha pode conter alguns spoilers do volume anterior.

Estamos em um mundo em que pessoas podem ter poderes – os mais diversos. Depois de um período conhecido como era da anarquia, um grupo de prodígios se juntou para salvar as pessoas sem poderes, se auto intitulando como os Renegados.

Nova é sobrinha do mais conhecido anarquista, e cresceu odiando os Renegados, que não salvaram seus pais. Órfã, queria vingança… e foi se infiltrar justamente entre os ‘super-heróis’. Mas encontrou Adrian, que lhe mostrou que nada é preto no branco. Ela é uma Anarquista, ele, um Renegado. Arqui-inimigos. Mas a vida tinha outros planos para os dois…

Nova é uma Renegada agora, e mantem sua vida dupla num precário equilíbrio. De dia, é Insônia, ainda uma aprendiz, que acumula experiência nos vários departamentos no prédio dos Renegados. Fora do expediente, é a Pesadelo, a Anarquista infiltrada, que busca uma forma de reaver o capacete de Ace Anarquia que, como vimos no último livro, está vivo, mas nada bem.

Adrian também vive suas duas vidas: é filho de dois dos mais carismáticos Renegados, mas esconde o Sentinela, seu alter ego, um vigilante caçado por não seguir as regras engessadas do grupo de super-heróis.

“Eles estavam tão focados em seu código que não conseguiam apreciar o bem que podia ser realizado quando alguém fugia das regras.”

Ruby, Oscar e Danna, juntamente com Nova e Adrian se deparam com a criminalidade crescente na cidade de Gatlon. Até que uma bomba cai sobre todos: os cientistas dos Renegados conseguiram chegar a uma fórmula que pode neutralizar os poderes dos prodígios, que pretendem utilizar em qualquer um que não aceite viver sob suas regras. Isso que dizer que os Anarquistas estão na mira da nova droga, e Nova vê diminuir seu tempo para buscar o capacete do tio.

Eu sou fã das estórias da Marissa Meyer, e não perderia Arqui-inimigos, e sua forma de ver os super-heróis. Ou, nem tanto heróis assim… tudo porque a linha entre o bem e o mal é muito tênue, e ela deixa isso bem claro com os dois personagens centrais.

Através do ponto de vista de Nova, entendemos os ditos vilões, e eles até têm razão em alguns momentos. Acima de tudo, Nova luta para que as pessoas tenham livre arbítrio, que não sejam acomodadas, esperando por algum herói vir salvá-las – porque nem sempre eles virão. Ela perdeu os pais, acreditando que alguém chegaria para resolver tudo.

“Ela teve tanta certeza. Tanta certeza de que os Renegados apareceriam. Foi a fé dela neles que destruiu sua família, quase tanto quanto o próprio atirador.”

ARQUI-INIMIGOS – MARISSA MEYER

Ao mesmo tempo, alguns integrantes do grupo dos Anarquistas são bem dúbios – a começar pelo próprio tio dela, que ainda aparece bem pouco, mas não me pareceu lá muito bem da cuca… pena, porque é o ‘vilão’ mais poderoso, e ficou apagado e reduzido a um capacete. Uma rebelião grandiosa, que trouxe impactos enormes para a forma de viver de prodígios, sendo reduzido a cerca de meia dúzia de personagens. Espero que eles mostrem força no próximo livro, porque por aqui, parecem mais a ponto de se abrigarem em alguma casa de repouso.

Já do ponto de vista de Adrian, os Renegados são os super-heróis que vieram para consertar erros, para fazer o bem. Ainda assim, ele sente a necessidade de se libertar das regras rígidas, ao se tornar o Sentinela. Ele também consegue perceber que ser Renegado não o autentica automaticamente do lado dos mocinhos, já que vê as ações de alguns grupos de Renegados quando não estão sob vigilância.

Talvez alguns se incomodem com a velocidade da narrativa – o segundo volume geralmente é a ponte na trilogia, e Arqui-inimigos cumpre bem esse papel. Ele é reflexivo, mas não deixa de ter cenas de ação, nem de apresentar novos desdobramentos que tiram do caminho sequencial do primeiro. Além disso, há um aumento do relacionamento entre os personagens, não apenas entre Nova e Adrian, mas deles com os outros também.

ARQUI-INIMIGOS – MARISSA MEYER | RESENHA

Oscar, Rubby, Danna, Max, como cresceram nesse livro. Principalmente Max, uma criança que já carrega tanta dor e carência, e que, através de um objeto que Nova encontra no depósito de armas e artefatos, tem a chance de viver momentos importantes com seus pais. Os Anarquistas aparecem pouco, e o titereiro – preso, tem um momento genuíno de dor, quando é exposto à nova droga.

Entretanto, o foco de Arqui-inimigos é mesmo em Nova e Adrian. Mesmo que o romance não seja o mais relevante da trama, é interessante perceber que Insônia e Rabisco são tão fofos juntos, ao passo que Pesadelo e Sentinela são inimigos mortais. Não vejo o momento de as máscaras caírem… tenho certeza de que vai se aprofundar a imensidão entre o certo e o errado.

“E quando tivermos poder total, o que nos impede de nos tornarmos vilões?”

E Max… acho que muitas coisas podem vir dos poderes do garoto, talvez até mesmo mudando completamente esse mundo. Ele é um querido, que teve participação significativa – direta e indiretamente, para o desenrolar da trama.

Com ganchos fantásticos para o próximo livro, Arqui-inimigos cumpriu bem o papel de ponte, ao trazer novos personagens, antigas reflexões e novas possibilidades. Para quem é fã da autora, de histórias de super-heróis, e de discussão sobre o bem e o mal, essa trilogia é um prato cheio… –

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!