LIVROS

LOVE: A HISTÓRIA DE LISEY – STEPHEN KING | RESENHA

01 outubro, 2021 por

“Love” é a história de Lisey sim, mas sobretudo, a história de amor entre Lisey e Scott. E confesso, desde a primeira linha dessa resenha, que falar/escrever a respeito dessa história não é fácil. E eu adiei enquanto foi possível. Além de ser uma história complexa, ela é uma das, não… Ela é a preferida de seu autor. Ele tem todo um carinho especial com essa obra. Esteve diretamente envolvido na produção da série que adaptou esse romance.

Título:  Love: A História de Lisey
Autor:  (Stephen King)  / Tradutor: (Fabiano Morais)
Ano: 2021 – Páginas: 536 
Nota: 4/5
Editora:  Suma
Classificação indicativa: +16 anos

Violência contra mulher e criança
Gênero:  Ficção, Suspense, Mistério, Terror
Adicione à sua lista do SKOOB 
Compre usando nosso link da AMAZON

Então, vou tentar, com olhos (e dedos) de fã, te contar um pouquinho sobre “Love”. Quem sabe você não sai daqui hoje com muita vontade de se jogar nessas 536 páginas? É que “Love” (Lisey’s Story, 2006) vai nos transportar de forma física e sobrenatural, através da vida de Lisey Landon, a viúva de um autor, Scott Landon. E sim, esse é mais um romance onde King pinta um pouco de si através de uma personagem que seja escritor. É uma história assustadora, daquele jeito que Stephen King sabe e gosta de fazer.

“Eu estava perdido no escuro e você me encontrou. Eu estava com calor – com calor demais – e você me deu gelo.”

LOVE A HISTÓRIA DE LISEY – STEPHEN KING

Acredito que King resolve transcender o poder da escrita, ao falar de amor, espiritualidade, mistérios e horror. E por isso que “Love” se trata da história de Lisey,– a babylov – mas de uma Lisey que é algo completo quando associada a Scott. E lendo essas linhas, é impossível não pensar o que Tabitha King faria no lugar da senhora Landon. O “poder” sobre a obra de um prolífero autor de sucesso! Mas, Steve tem esse poder, onde nos faz encarar seus escritos quase como algo possível de acontecer ou ter acontecido…

Em “Love”, teremos muito de Lisey, claro. Bendito o título. Contudo, a trama é essencialmente a respeito do autor, do marido, é sobre Scott. Ele não está mais vivo, presente em “carne e osso”. Só que sua presença é constante. Sua memória é viva. O passado e o presente se confundem, de certa forma, no dia a dia de Lisey. Porque embora haja a falta do marido, a saudade… as lembranças são quase palpáveis.

“O ofício do amor! Olha como isso é bonito! Quem nunca sentiu uma coisa assim, mas nunca conseguiu colocar em palavras? Mas seu marido conseguiu. Por todos nós que teríamos ficado quietos, foi isso que o profe disse. Deus deve ter amado o seu marido, madame, pra dar uma língua afiada dessas.”

STEPHEN KING

Preciso falar ‘meio por cima’, sobre a existência de uma espécie de “realidade fantasiosa”, um ‘reino fantástico’ – Boo’ya Moon, o mundo virado do avesso como um bolso – , onde o casal já visitou juntos. Onde muita coisa acontece e é explicada. Scott era um cara essencialmente estranho. E essa estranheza toda precisava ter uma explicação. Lisey era seu par perfeito, aquela que aceitou Scott como ele era, e assim, teve acesso aos segredos e mistérios – relacionados à sua infância, e a seu pai. Talvez por isso tudo Scott era um autor tão bom e vendável no gênero que escrevia.

“Todos os Landon se curam rápido. Tinham de se curar.”

King, assim como Harlan Coben, gosta e é bom com subtramas dentro do plot principal. E em “Love”, você terá um doido sádico perseguindo Lisey. Ele está fissurado em colocar as mãos em material não publicado que Scott deve ter deixado para trás. Entretanto, é preciso prestar a atenção nesse enredo também. Assim como a respeito das irmãs de Lisey. Tudo faz parte, no fim das contas. Como não poderia deixar de ser!

“Love” é a prova de que existe sim AMOR que vive para sempre. Que nem a morte é capaz de anular. Scott tinha uma linguagem infantilizada às vezes, um tipo de catatonia, e segredos macabros que o fazia ser bastante melancólico. E eu fico na esperança de que esse casal meio maluco e um bom tanto dramático, tenha vez na sua lista de livros a serem lidos um dia. Realmente vale a pena conhecer esse amor duradouro, e descobrir a respeito desses segredos que deixaram marcas que nem a morte foi capaz de apagar.

“Eu amei você, eu salvei você, eu trouxe gelo para você…”

LOVE A HISTÓRIA DE LISEY – STEPHEN KING

A editora Suma traz agora em 2021 “Love: A História de Lisey”, em uma nova edição. Longe das livrarias há muitos e muitos anos, o livro era considerado da safra dos livros quase “raros” do mestre. Para o Leitor Fiel adicioná-lo à sua coleção, era preciso uma busca minuciosa, e às vezes, desembolsar uma grande quantidade em reais. Particularmente, eu gostei muito da capa nova. Gostei das cores escolhidas, da diagramação, e mesmo os livros do King tendo um precinho salgado ainda, estou feliz pelo livro estar disponível para quem quiser e puder tê-lo.

“Você foi meu milagre, disse Scott. Você foi meu milagre de olhos azuis. Não só naquele dia, mas sempre. Foi você quem manteve a escuridão afastada, Lisey. Você brilhou.”

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

19 Comentários

  • Leticia Rodrigues
    outubro 05, 2021

    é incrivel como King consegue criar obras que amamos, nos fascinamos e ficamos envolvidos e mesmo quando não é exatamente sua melhor obra é de fato uma das melhores da lista porque ele consegue misturar temas e gênero, quem mais falaria de amor e horror com tanta maestria senão ele, o King!

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Sou suspeita, né?! Até quando eu não gosto muito, eu gosto! hahahaha Mas, algumas obras dele talvez, mesmo sendo uma leitora antiga, eu ainda não tenha arcabouço pra compreender completamente. O homem é terrível!!!! E eu amo!

  • Val
    outubro 04, 2021

    Confesso que gostei mais dessa edição nova que a antiga. Conheço uma guria que morre de amores e fala super bem desse livro. Eu não li, tengo outros dele na fila pra ler. Mas a premissa dele é boa. Aah mas confesso que me angústia me imaginar viúva, como a personagem da trama

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Eu me sinto bem mal quando a história já começa com um cônjuge morto. Ou um filho, ou um irmão gêmeo. Me arrebenta! hahaha A gente tem cada sensação, né?
      Mas, é isso. A gente sempre vai ter um livro do King na fila. O homem não dá tempo pra gente zerar essa fila.
      E eu achei lindona essa capa. Eu tenho o antigo, mas acho mó feiona… hehehehe

  • Letícia Guedes
    outubro 04, 2021

    Eu já li Love, acho que estou de comum acordo com você que, realmente, o King mostra a veracidade do amor, a sua mais profunda possibilidade com esse livro. E eu gosto muito do mistério que cerca a narrativa e concordo, acho que tem que prestar muita atenção nesses plots!

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Então, é um livro que não dá pra dar uma voadinha sequer. Senão a gente se perde! Ele é frenético em certas partes… e tem todo aquele mistério, aquele sobrenatural. Sempre vale a pena, né?

  • Erika Monteiro
    outubro 04, 2021

    Oi Carol, tudo bem? confesso que quando vi a divulgação da série na Apple TV não tinha ideia que era uma adaptação do King, só depois quando a Suma lançou a nova edição. Muito linda inclusive. Comecei a assistir a série e me vi envolvida com o universo criado pelo autor. Essa parte “fantasiosa” como você disse foi o que despertou minha curiosidade a princípio. Falar sobre luto, perdas, nunca é fácil ainda mais para quem está vivendo isso de perto. É perceptível a dor que ela sente é como se de certa forma ele continuasse com ela. Também gostei da história intercalar passado x presente isso torna a história mais compreensível. Comecei a ler o livro mas ainda não terminei. Um abraço, Érika =^.^=

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Eu concordo com você. Realmente parece que o Scott continua com a Lisey, né? Eu acho bem sobrenatural a relação deles. Desde quando ele começou a dividir os segredos com ela e tal. E continua. Porque nem a morte separou eles dois. Coisa de doido! Boa leitura, Erika.

  • Camille Pezzino
    outubro 04, 2021

    Oii,

    Eu sou doida para ler esse, mas nunca tive a oportunidade! Eu amei quando vi a Suma republicando nessa capa também e tô bem ansiosa por causa da adaptação! E adoro quando o King traz personagens autores na narrativa, ou suas esposas, porque dá muita verossimilhança!

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Ah, então agora você já pode estar perto de conseguir ler a obra. Antes tava quase impossível! Mas, essa edição além de linda, está com um preço bem legal ultimamente. E eu também gosto quando ele traz a escrita, escritores e esposa de escritores para a história. Tem umas partes na noveleta “Janela Secreta – Jardim Secreto”, que me faz lembrar muito da Tabitha.

  • Lilian de Souza Farias
    outubro 04, 2021

    Eu não conhecia esse livro dos Stephen , conheço os dos tempos de minha adolescência e esse não fez parte dos que tive acesso, era algo difícil na época, infelizmente. Também quero conhecer esse amor duradouro, gente ^^ Achei essa capa beeemmm legal, mas os preços salgados me assustam.

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Vale a pena conhecer. É diferente a forma que o King escreve sobre o amor. Até nisso ele consegue impactar a gente!!!!

  • Debora Sapphire
    outubro 04, 2021

    Uau. Essa é a primeira vez em que leio algo sobre essa história tão complexa, de Stephen King. Interessante como o autor gosta tanto para se envolver no projeto de adaptação também. Achei essa nova edição linda. Curiosa essa ideia de um amor que vive para sempre, que nem a morte pode anular. Isso me causa incômodo, confesso. Parece sinistro pelos segredos e esse ideia de amor que nunca pode ser anulado também e intenso. Tão complexo, realmente.

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Como ele era um livro difícil de adquirir, se falava menos dele. Agora, com o livro reimpresso e a série baseada bombando, acho que ouviremos e leremos mais sobre ele!

  • Debora Sapphire
    outubro 04, 2021

    Uau. Essa é a primeira vez em que leio algo sobre essa história tão complexa, de Stephen King. Interessante como o autor gosta tanto para se envolver no projeto de adaptação também. Achei essa nova edição linda. Curiosa essa ideia de uma maior que vive para sempre, que nem a morte pode anular. Isso me causa incômodo, confesso. Parece sinistro pelos segredos e esse ideia de amor que nunca pode ser anulado também e intenso. Tão complexo, realmente.

  • Hanna Carolina
    outubro 02, 2021

    Eu sou da turma que sempre foge dos livros do tio King, haha. Mas essa edição está tão linda, que estou quase deixando de fugir dos livros dele e dando uma chance. A trama parece ser bem envolvente e, pela sua resenha, não sei também como falaria dele depois também. Mas acho que vale a pena conferir um dia, principalmente por ele ter demorado tanto a reaparecer nas livrarias.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Ah, eu te entendo. Conheço muitas pessoas que correm das histórias do mestre. Mas, também conheço outras tantas que quase matam por causa de um livro do homem. hahahaha
      Bom, eu acho que essa é uma história mais complexa, porém não é daquelas assustadoras, que faria os leitores que não leem terror sentir medo. Sei lá! Acho que vale a pena arriscar.

  • Regiane
    outubro 02, 2021

    Essa edição está tão linda! Eu gostei muito desse livro apesar de ter gente que torce o nariz. Fluiu super bem e não é curto, como a maioria dos livros do Reizinho.

    • Carol Nery
      outubro 07, 2021

      Não é? Muita gente torce o nariz pra ele. E até que é uma boa história, cheia de desdobramentos… E gêneros casados, né? Porque tem te tudo um pouco!

  • LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!