LIVROS

GÓTICO MEXICANO – SILVIA MORENO-GARCIA | RESENHA

20 outubro, 2021 por

Gótico Mexicano é um livro de horror gótico, publicado pela editora Darkside Books e escrito pela autora mexicana Silvia Moreno-Garcia que recebeu o prêmio Goodreads Choice Awards 2020 e teve seus direitos comprados pela Hulu para ser adaptada em uma série.


Gótico Mexicano
Autor: Silvia Moreno-Garcia / Tradutor: Marcia Heloisa (
Ano: 2021
Páginas: 288
Editora: DarkSide®Books
Gêneros: Ficção / Horror
Classificação indicativa: 16+
Aviso de conteúdo: Tentativo de estrupo e violência, palavrão.
Nota: 3,5 ❤
Compre usando nosso link da AMAZON

 

Resolvi voltar a organizar leitura coletiva, já tinha tentado antes e as coisas não tinham saído muito bem, porém eu queria ler Gótico Mexicano que na época era um lançamento, mas sabia que era meio bundona para ler um romance de terror sozinha, então imaginei que, através da leitura coletiva e, consequentemente, com o suporte de outras pessoas, quem sabe eu conseguiria chegar até o final.

Melhor decisão que tomei, porque, sério, se não fosse pelas meninas e as teorias incríveis que fomos criando durante todo mês da Leitura eu não acho que teria chegado ao final, e não era porque era muito aterrorizante ou coisa do tipo, e sim porque o livro é lento, sua narrativa é arrastada e parece que você leu a mesma página por páginas seguidas.

Gótico Mexicano - Silvia Moreno-Garcia

Gótico Mexicano conta sobre a Jovem e rica Noemi Taboada, que mora na Cidade do México, acompanhando as grandes festas da sociedade da década de 1950. Tudo parece incrível para Noemi, até que seu pai pede para que ela visite sua prima querida Catalina, que acabou de casar-se e foi morar na pequena cidade de El Triunfo. No início Noemi não fica muito empolgada, mas a barganha que seu pai oferece e impossível para jovem recusar e assim que começa a parte assustadora do livro.

Quando Noemi chega em High Place, encontra um antigo casarão que teve seus dias de glória quando a família de Virgil Doyle – o marido de Catalina, ainda tinha suas minas de prata e seus muitos trabalhadores, mas que agora está em decadência, e hoje a mansão é só um lugar abandonado, que não tem nem energia elétrica funcionando. Nesse primeiro momento Noemi toma um susto, já que está acostumada a morar no luxo, porém o que mais assusta a nossa protagonista não é a falta de luxo, mas as pessoas estranhas que vivem naquele lugar.

Os empregados nunca falam ou olham para ela, os moradores da casa a proíbem de perambular pelo local e em sua maioria não são nadas gentis, eles viram a cara para a jovem da cidade, como se ela estivesse ali para roubar um dos seus e parece que as paredes estão te vigiando por onde você anda; nada naquele lugar que cheira mofo e fungos faz sentido, principalmente sua prima, que passar seus dias dormindo ou olhando para o nada.

“Em certo sentido, todos os sonhos predizem eventos, mas alguns mais claramente do que outros.”

Livro Gótico Mexicano - Silvia Moreno-Garcia

Oh, deu uma curiosidade, né? Eu também fiquei bastante curiosa quando li a sinopse que a editora liberou, junto com a capa que a meu ver é uma das mais bonitas da minha estante. Gótico Mexicano tinha tudo para me conquistar, pontuando esses dois quesitos. Entretanto o livro não me conquistou, com páginas e mais páginas em que nada acontece realmente, só o sentimento de que alguma coisas vai acontecer a qualquer momento.

O problema é que se passam mais de 200 páginas e nada realmente acontece… talvez essa queima lenta não tenha me conquistado porque eu não gostei da Noemi em momento nenhum, eu até queria, mas nada nela me convenceu como a personagem forte que me foi vendida. Não posso negar que ela é uma mulher curiosa e vive de acordo com suas ideias, e não leva desaforo para casa, mas nem essa característica que eu realmente gosto em uma mocinha fez com que gostasse dela. Sua arrogância foi uma característica intangível.

Antes que você ache que dei nota zero para o livro, terei que surpreender com sólido 3,5 como nota, porque eu ainda não te falei sobre o cenário descrito, nem sobre o fato que o livro tem bons pontos sobre colonialismo, racismo e eugenia e, claro, o mocinho da trama: ele me pegou de jeito.

Mas vamos começar falando sobre as descrições de cenários. Isso não deixou a desejar nadica, toda vez que a autora introduziu uma nova parte da mansão e a pequena cidade que fazia parte da trama, meu coração acelerava um pouco e a sensação de que estava lendo um livro de terror e que estava valendo a pena ficava grande.

Principalmente a Mansão, que parece um ser vivo, e a neblina que nunca passa… Noemi dá algumas voltas pelo cemitério da propriedade, essa parte quase gritei, que clichê de terror, adoro! Os fungos também são uma parte bastante importante da trama, já que estão por todos os lugares, além dos sonhos perturbadores que fazem as noite da Noemi assustadoras.

“Nada além de carne, ela era o equivalente a um corte de boi inspecionado pelo açougueiro e embrulhado em papel manteiga. Uma coisinha exótica para mexer os lombos e dar água na boca.”

O racismo está bem claro nessa trama, a família de Virgílio é inglesa e deixam bem claro sua grande antipatia pelo povo mexicano, sobre como acham que eles são pessoas de classe abaixo da deles. Um dos pontos mais claros disso na história é quando eles falam sobre a pele mais escura da Noemi, como se fosse algo estranho, ao mesmo tempo que fascinante. Também temos diálogos sobre como eles diminuem as mulheres.

No geral eu esperava mais de Gótico Mexicano, foi bem escrito e se a narrativa fosse um pouco menos lenta, a história teria me agradado mais. Os pontos de horror na trama estavam lá e seu final teve um plot twist bem legal também, principalmente que o vilão se manteve e o mocinho não era assim tão ingênuo quando fez parecer no início. Valeu a pena a leitura e mais ainda a experiência de ler junto com todo mundo que participou da nossa Leitura Coletiva do #ClubedolivroBH, e se você gosta de participar de LC, vem ler com a gente. 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!