LIVROS

A PERGUNTA E A RESPOSTA – PATRICK NESS | RESENHA

01 setembro, 2021 por

“A Pergunta e a Resposta” é o tão esperado livro 2, da série Mundo em Caos, do autor Patrick Ness.

Título:  A Pergunta e a Resposta (Mundo em Caos #2)
Autor:  (Patrick Ness) - Tradutor: (Edmundo Barreiros)
Ano:2021 - Páginas:528
Nota: 4/5
Editora:  Intrínseca
Gatilhos: Uso de alcool e Drogas, nível alta de Violência,
palavrões. 
Classificação indicativa: +14 anos
Gênero:  Distopia, Fantasia, Ficção científica, Jovem adulto
Compre usando nosso link da AMAZON

Não nos aguentávamos mais de ansiedade, para saber o que Todd e Viola ainda iriam enfrentar na sequência do primeiro livro. Tem resenha dele aqui! E foi uma história que aproveitamos muito… empolgante, emocionante e surpreendente. Fica mesmo aquele gostinho típico: “quero mais!”. A saber, essa história faz parte de uma trilogia de sucesso. O primeiro livro já foi adaptado para as telas, tendo como personagens principais os atores Tom Holland, Daisy Ridley, Mads Mikkelsen, e Nick Jonas.

“- Eu quero que você tenha fé em mim, Todd, e fé quando se tem prova não é fé.”

A PERGUNTA E A RESPOSTA - PATRICK NESS RESENHA

Em “A Pergunta e a Resposta” só sabemos que Todd e Viola tentaram fugir a todo custo do prefeito Prentiss. Não foram muito bem-sucedidos no final das contas. Viola estava gravemente ferida. Os jovens sonhavam em chegar em uma cidade, que seria uma espécie de paraíso, onde poderiam viver em paz. Também tinham em mente que o “ruído” poderia ter uma espécie de cura lá. Contudo, as coisas não saíram como eles haviam planejado.

Você se lembra o que é o “ruído”? É uma espécie de doença onde você pode ouvir os pensamentos dos outros (‘um germe brutal transformou o pensamento dos homens em um fluxo caótico e incessante de sons’). E é muito difícil bloquear o que você pensa, tornando quase impossível esconder seus sentimentos daqueles a seu redor. No entanto só os homens são acometidos desse mal. As mulheres, não se sabe o porquê, sempre foram imunes ao “ruído”.

“Permanecer vivo não é suficiente se você mal está vivendo. Eles só vão me manipular se eu permitir.”

A PERGUNTA E A RESPOSTA - PATRICK NESS RESENHA

O prefeito Prentiss agora se autodenomina o presidente Prentiss. Também teve a ousadia de rebatizar a cidade onde os garotos buscaram socorro, com o nome de Nova Prentisstown. E com a promessa de que irá cuidar, preservar e possivelmente conceder um encontro com Viola, o ‘presidente’ Prentiss consegue tudo de Todd. A promessa de que o garoto faria qualquer coisa. Todd está vivendo preso na torre do sino da ex-cidade refúgio, juntamente com o prefeito deposto. Todd vem sendo libertado a cada dia para exercer algumas funções, porém seu companheiro de jornada é o filho de Prentiss, o Davy Prentiss Jr. Um antigo desafeto de Todd.

“A guerra transforma homens em monstros.”

Em outras palavras, Davy vive armado, ameaçando Todd, e ora fazendo as mesmas piadas, ora tratando o garoto com muito desdém, ambos seguem os dias de trabalho sob o comando do pai de Davy. Todd percebe como Prentiss utiliza-se da “cura” do ruído para castigar seus aliados, concedendo ou tirando essa benesse com mão de ferro. E tanto Todd, quanto Viola, acabam por estar em contato direto com o novo ‘presidente’. Sendo influenciados e comandados por um homem que de fato, ninguém consegue entender bem sua intenção.

“Nós somos as escolhas que fazemos, Todd. Nem mais, nem menos.”

A PERGUNTA E A RESPOSTA - PATRICK NESS RESENHA

Os capítulos de “A Pergunta e a Resposta” são intercalados, com a narração em primeira pessoa, em um momento por Todd, noutro por Viola – essa, que agora, depois de se recuperar de seus graves ferimentos, trabalha em casas de cura para os feridos. O nome dos protagonistas sempre dá início ao capítulo, assim como a mudança no estilo da fonte. Do lado de cá das páginas, ficamos ansiosos com os relatos de ambos os jovens, e o desejo sincero de que consigam se reencontrar. Eles passam a cada capítulo sem saber o mínimo do que tem acontecido na vida do outro.

Mas, o fato marcante desse segundo livro da trilogia Mundo em Caos, é que teremos duas forças contraditórias lutando pelo poder. E de um lado, você já sabe, está o ‘presidente’ Prentiss. E do outro? A guerra começa. Muitas vidas serão perdidas. Bombas estão explodindo a todo tempo em forma de ataques e protestos. E alguns pagam o preço com a própria vida. Outros precisam de cuidados por terem sido atingidos. Quem é responsável pelos ataques? Temos espiões nos lados opostos? As perguntas são muitas. Entretanto, a promessa é de que haverá logo a resposta.

“O bilhete não estava assinado com um nome. Em vez disso, havia apenas: A Resposta. E Resposta estava escrito com um R em um azul intenso.”

PATRICK NESS RESENHA

Por fim, em “A Pergunta e a Resposta” ficamos realmente interessados a respeito do que está acontecendo no Novo Mundo. E o que de fato acontecerá quando chegarmos nas últimas páginas dessa história extremamente frenética e contagiante. Todd e Viola parecem extremamente inocentes em meio a um Mundo em Caos. Confiança versus Manipulação é o que acontece o tempo todo! Dificilmente se sabe até onde se pode confiar em um personagem. Mas, quase com certeza você saberá em quem não confiar de jeito nenhum. Assim temos a guerra entre “A Pergunta e A Resposta”.

“Ela me abandonou ali. Para partir e começar uma guerra.”

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

11 Comentários

  • Joyce
    outubro 18, 2021

    Olá não conhecia esse livro ainda, mas já estou empolgada aqui para ver o filme, pois sua resenha me deixou interessada.

    • Carol Nery
      outubro 27, 2021

      Não esquece de ler o Mundo em Caos primeiro!!! É uma delícia de distopia.

    • Carol Nery
      outubro 27, 2021

      Tomara que o filme seja tão bom quanto o filme. Confesso que ainda não assisti.
      Mas, nossa… Como é bom o livro. E a sequência. Que venha o próximo.

  • Camille Pezzino
    outubro 18, 2021

    Eu fiquei muito triste lendo o primeiro livro, porque eu achei bem mais ou menos, sabe? Fiz até uma live com uns amigos comentando sobre ele. Mas me perguntei, depois do seu post, se não vale a pena dar outra chance. Eu gosto quando tem esses duas/versus na narrativa! Obrigada, Ca!

    • Carol Nery
      outubro 27, 2021

      Ah, que coisa! Eu gostei bem. Mas, sei lá… fui sem qualquer expectativa também.
      Mas, gosto é assim mesmo. Tem coisa que funciona tão bem pra uns, e nada para outros.
      Que peninha.

  • Val
    outubro 18, 2021

    Parece daqueles livros que deixam a gente instigado do começo ao fim. Gosto de narrativas que me passam essa impressão.
    Capítulos intercalados entre os protagonistas geralmente funcionam bem comigo.
    Tom holland no filme? Já quero haha
    Tschuss

    • Carol Nery
      outubro 27, 2021

      Gosto demais de capítulos intercalados também. Tanto com narradores, quanto em divisão de tempo (anos, semanas, dias)…
      Eu quero muito ver o filme. Que vergonha! Não vi até hoje.
      Beijão

  • Erika Monteiro
    outubro 18, 2021

    Oi Carol, tudo bem? Lembro de ter visto a Intrínseca divulgando o livro mas não li muito a respeito. Inclusive vi o primeiro no shopping na semana passada. Não sabia da adaptação, então já vou anotar para assistir durante a semana. Eles devem ter vivido uma aventura e tanto para chegar em outro lugar, ainda mais feridos. Isso tornou o objetivo ainda mais distante. Mas acredito que isso nos faz torcer pelos personagens e seguir página após página para saber se tudo dará certo. Com relação a edição está lindíssima. Um abraço, Érika =^.^=

    • Carol Nery
      outubro 27, 2021

      A gente torce muito por eles dois. Se apaixona pela jornada, e fica de dedos cruzados para tudo dar certo.
      Cê viu o filme? Eu preciso muito assistir e vir aqui comentar sobre ele em uma crítica.
      Abraços

  • Letícia Rodrigues
    outubro 18, 2021

    Eu vi o trailer do filme e fiquei curiosa amo essa premissa da obra mas quem disse que fui atrás de ler? Kkkk.

    • Carol Nery
      outubro 27, 2021

      hahahaha Te entendo. Porque eu li o livro, e até hoje não assisti a adaptação. #ShameOnMe hehehehehe

  • LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!