LIVROS

UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR – JENNY COLGAN | RESENHA

09 agosto, 2021 por

Antes de começar, gostaria de dar um aviso: “Um novo capítulo para o amor” contém uma carga sentimental muito grande e fala um pouco sobre abandono e existe uma cena de automutilação. Caso seja um gatilho, não recomendo que leia!

Vamos de “Romances de Hoje”? Hoje a resenha é de “Um novo capítulo para o amor” escrito por Jenny Colgan e lançado esse ano pela editora Arqueiro. Na história, conhecemos Zoe, uma mãe solo que passa muito sufoco para sustentar ela e seu filho, Hari de 4 anos.

Quando ela se vê sem opções para se sustentar, acaba tentando fazer mais uma tentativa ao pai do garoto, que nunca revelou para a família que tem um filho. É então que a irmã do pai de seu filho entra na jogada e tem a ideia, com uma amiga precisando de ajuda na Escócia, porque não enviar Zoe para ajudar sua amiga, conseguindo um emprego para ela e um lugar para morar.

É aí, que Zoe embarca em uma jornada com Hari, para um lugar que não conhece e se vê em um casarão, com uma governanta ranzinza, um chefe misterioso (que foi abandonado pela esposa, ou matou ela) e três crianças totalmente difíceis e diferentes entre si.

“Sei que é uma traição imensa dizer isso, mas, poxa, os livros não são – vou falar baixinho – bem melhores que a vida real? Nos livros, os vilões são aniquilados ou derrotados ou mandados para a prisão. Na vida real, são seu chefe ou o presidente.”

UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR - JENNY COLGAN

Essa é uma sinopse resumida de “Um novo capítulo para o amor”, que foi meu primeiro contato com a autora, apesar de ela já ter outros três livros lançados pela editora. Vou começar dizendo que para quem leu “A pequena livraria dos sonhos” vocês vão ter uma visão do que aconteceu com Nina e Lennox nessa história. Apesar de ter uma visão desse casal, a história é totalmente de Zoe. Para quem não leu a história (assim como eu), não se preocupem, isso não atrapalha a leitura.

Eu comecei esse livro saindo de uma releitura que acalenta meu coração, então estava com o coração bem quentinho para ler um livro de romance fofo. Mas, não foi bem isso que eu encontrei. Além de ser meu primeiro contato com a autora, esse também é meu primeiro contato com esse selo da Arqueiro, então não imaginava encontrar uma história tão profunda e com tanto sentimento dentro dela.

“- Sei que é tudo novo. E estranho. E diferente. E tudo bem. Às vezes a vida é assim mesmo. Vai ficar tudo bem. Eu prometo.”

Não espere algo fofo e clichê, Zoe passa aperto até quase a última página. Por um momento, pensei que a história não teria um final feliz, mas calma, depois de muita coisa acontecendo, temos um final satisfatório (melhor usar essa palavra né?). Mas não fique desanimado por isso, porque é isso que faz você querer devorar as páginas e se surpreender com os acontecimentos da história.

JENNY COLGAN

Zoe tem muitos problemas internos, vindo de uma família pobre ela acaba engravidando de um namorado que nunca a apresentou para a família. Coisa que ela jamais pensou que aconteceria com ela. O nascimento de Hari, foi o momento mais importante da vida dela e a partir daquele momento, a jovem acabou vivendo para dar o melhor para seu filho. Se desdobrando para alimentar eles e manter um teto na cabeça, enquanto o pai do garoto, que sempre teve uma vida boa, está tentando ganhar dinheiro como DJ.

Ela vê na ida à Escócia, uma chance de começar do zero e ajudar seu filho, que não emite nenhum som. O que ela não imaginava é que ela acabasse em uma casa cheia de mistérios, com uma mãe desaparecida, um pai que não interage tanto com as crianças e três crianças que não querem que ela esteja lá e com costumes bem diferentes.

“- Não – confessou Zoe. – Mas acho que, na vida, às vezes a gente precisa se contentar com o que tem.”

Aos poucos e com muito trabalho duro, vemos como ela vai quebrando as barreiras das crianças, colocando ordem na casa e se ligando a elas. O que achei maravilhoso é que a relação dessa família não é algo que nasce da noite para o dia. É algo que vai sendo construído com muito esforço, firmeza e carinho de Zoe. No fim, ela descobre três crianças maravilhosas e com problemas muito profundos de abandono dentro delas.

UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR - JENNY COLGAN

Então deixa eu falar um pouco desse trio? Temos Shackleton o mais velho, que é um garoto que vive comendo torradas e ligado na internet, mas que protege os irmãos não importa o que aconteça. Mary, a irmã do meio e que traz uma carga emocional muito grande para a história. Sendo a mais resistente a Zoe, Mary só quer que a mãe volte para ela e tem alguns problemas mais profundos por causa do abandono. E o caçula Patrick, que apesar de ser novo é falante e muito inteligente. O menino acaba virando o melhor amigo de Hari, os dois sendo simplesmente uma graça em vários momentos.

Mas não pense que o trabalho de Zoe é apenas com a casa. Não, ela vai para a Escócia com dois empregos, um na casa e um na van/livraria de Nina. Lá ela passa muito aperto, porque em um vilarejo pequeno com pessoas resistentes e Nina impossibilitada de ajudá-la na van, Zoe se vê sozinha para tentar levar o negócio adiante, apesar da recusa dos moradores em comprar livros com ela. Zoe passa por vários apertos não só na casa, mas na livraria também e temos alguns momentos engraçados, como o fato de ela não gostar de uma galinha (fica aqui para quando forem ler).

“Ela podia procurar no Google. Só que não, porque tinha desligado a internet e não tinha certeza de que bastava colocar o cabo de volta para que funcionasse, além de perder completamente o propósito de toda aquela lição.”

UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR - JENNY COLGAN

Como disse, Jenny faz algo incrível de levar nossa emoção ao limite até a última página de “Um novo capítulo para o amor”. Com várias situações que vão acontecendo, problemas que ela tem que enfrentar. É uma longa jornada, mas vale a pena passar por cada página. Sobre o romance, porque sim, nós temos um romance. Nada arrebatador, mas algo bonito e especial, que foi construído com belas ações. Mas não vou falar quem seria o par de Zoe não, vou deixar vocês descobrirem com a história.

Algo que achei diferente foi sobre como Jenny escreveu a história. Temos várias visões diferentes em um mesmo capítulo e isso às vezes me deixa confusa, mas tudo na terceira pessoa. Além de a autora estar narrando a história e contando sobre alguns fatos que irão acontecer no futuro, fazendo eu ficar mais confusa ainda. Foi apenas por causa disso que dei 4 estrelas para a história e não 5. Mas não quero deixar de ressaltar o quanto essa história é maravilhosa.

Jenny Colgan nasceu na Escócia, mas já morou na Holanda, nos Estados Unidos e na França, mas atualmente vive em Edimburgo com seu marido, cachorro e três filhos. Com mais de 40 títulos publicados nos gêneros comédia romântica, ficção científica e infantil. No Brasil a Arqueiro já lançou quatro, e depois desse primeiro contato estou bem curiosa para ler mais histórias dela. Jenny vai ser uma daquelas autoras para eu guardar no coração. Ah, antes de terminar, uma curiosidade: no site de Jenny é possível vermos algumas receitas!

“As estrelas surgiam no céu como um sonho, uma música suave tocava no rádio, a estrada ronronava lentamente sob seus pés, enquanto as crianças voavam para casa nas asas dos sonhos.”

Título: Um novo capítulo para o amor
Autora: Jenny Colgan
Ano: 2021
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
Gênero: Romances de Hoje
Nota: 4/5
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

LIVROS INDEPENDENTES DO AUTOR QUERIDINHO DA NETFLIX HARLAN COBEN 5 K- DRAMA COM HAN SO HEE, ATRIZ DE MY NAME LANÇAMENTOS DE K-DRAMAS MAIS AGUARDADOS DE NOVEMBRO CRÍTICAS SÉREIS E FILMES COM PERSONAGENS NÃO BRANCOS Dicas de livros, filmes e Doramas para animar seu final de semana. Black Friday: Saiba como escolher o melhor kindle para você OS LIVROS DE FANTASIAS MAIS INDICADAS PELOS TIKTOKS DORAMAS DUBLADOS NA NETFLIX Promoção Kindle Unlimited Sarah J Maas? Quem não conhece tem que conhecer!